segunda-feira, 31 de agosto de 2009

FLY-INN SBRB - RIO BRANCO - 02/09/09


Rio Branco – SBRB – Portuguese
Rio Branco é um município brasileiro, capital do estado do Acre. Localizado no Vale do Acre, na região Norte do Brasil, é o mais populoso município do Estado, com 305.954 habitantes, segundo estimativa de 2009[2] - quase metade da população estadual.
Rio Branco foi também um dos primeiros povoados a surgir nas margens do rio Acre. Em 1913, tornou-se município. Em 1920, capital do território do Acre e, em 1962, capital do estado.
É o centro administrativo, econômico e cultural da região.
*
Para os pilotos que completarem um vôo com o tempo superior a 1hr terão o direito de efetuar o reporte para o pilot events award, ganhando 1 ponto. Acesse o link abaixo para reportar: http://www.ivaobr.com/op_voo/voo_award/voo.php
*
Para os controladores que trabalharem por no mínimo 1 hora terão o direito de efetuar o reporte para o ATC events award, ganhando 1 ponto. Acesse o link abaixo para reportar: http://www.ivaobr.com/op_atc/atc_award/atc.php
*
Para os controladores interessados em controlar neste evento, reservem suas posições e informe as mesmas para o seguinte e-mail sbaz-ch@ivao.aero
Sbaz-ach@ivao.aero
*
Posições Disponíveis
SBRB_TWR
SBXB_APP
SBAZ_CTR
*
Aguardamos todos neste grande evento
Atenciosamente
BR-EC – Efraim Barboza
BR-EAC – Leonardo Ferreira
Brazil Events Department

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

10.000 VISITAS

É isso aí pessoal, chegamos a 10.000 visitas no Papo de Hangar. Me sinto extremamente gratificado por tamanho sucesso e agradeço a todos vocês que participam das enquetes, manda seus posts, as notícias, fotos, dicas, críticas e sugestões. A participação de todos é vital para que eu me mantenha sempre empenhado e buscando trazer de maneira sempre breve e verdadeira as notícias que interessam a todos os pilotos virtuais e reais, civis e militares, comissários, mecânicos, engenheiros, entusiatas, agentes de aeroporto, auxiliares de aeroporto, supervisores, gerentes, pessoal de rampa, comissaria, enfim.... todos que fazem parte desse mundo MAGNIFICO que é a aviação.
Deixo aqui o meu MUITO OBRIGADO e espero contar com vocês nas próximas 10.000 visitas.
Abraço a todos e bons voos sempre!!!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ANAC CRIA O ESPAÇO DO PASSAGEIRO


A Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC criou recentemente o Espaço do Passageiro. Um espaço destinado aos usuários do sistema de transporte aéreo público para voos domésticos e internacionais onde os clientes, após realizarem um cadastro prévio, poderão avaliar as companhias aéreas em diversos quesitos como:
- Atendimento a necessidades;
- Atendimento de reclamações;
- Atendimento na sala de embarque;
- Atendimento na venda de passagem;
- Atendimento no check-in;
- Atendimento pela internet;
- Conforto na aeronave;
- Cuidados com a bagagem;
- Pontualidade;
- Relação custo benefício e;
- Pontualidade.
Os clientes poderão dar notas que vão de 1 a 10, além disso sempre que mudarem de opnião, poderão voltar ao Espaço do Passageiro e atualizar as notas.
Para saber mais sobre o Espaço do Passageiro, basta clicar AQUI ou na imagem acima. Participe e quem sabe conseguiremos fazer com que o serviço de transporte aéreo público melhore a cada dia.
Para termos uma idéia de como anda a pontuação, segue abaixo um ''print screen" da colocação das companhias hoje (05/08/09).
Abraço a todos e bons voos sempre!!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

ICAO - International Civil Aviation Organization

A Organização da Aviação Civil Internacional ou OACI, também conhecida por sua sigla em inglês, ICAO (International Civil Aviation Organization), é uma agência especializada das Nações Unidas criada em 1944 com 190 países-membros. Sua sede permanente fica na cidade de Montreal, Canadá.
* Objetivos
Seus principais objetivos são o desenvolvimento dos princípios e técnicas de navegação aérea internacional e a organização e o progresso dos transportes aéreos, de modo a favorecer a segurança, a eficiência, a economia e o desenvolvimento dos serviços aéreos.
Desenvolve também um trabalho importante no campo da assistência técnica, procurando organizar e dar maior eficiência aos serviços de infra-estrutura aeronáutica nos países em desenvolvimento. Essa assistência é prestada por meio de equipes de especialistas, enviados aos diversos países para organizar e orientar a operação dos serviços técnicos indispensáveis à aviação civil, e de bolsas de estudo para cursos de especialização.
* Histórico
A Convenção sobre Aviação Civil Internacional (Convention on International Civil Aviation), ou Convenção de Chicago, assinada em 7 de dezembro de 1944 na cidade de Chicago, Estados Unidos, estabeleceu a criação de uma organização para regulamentar a aviação civil internacional. Com isso, criou-se em 6 de junho de 1945 uma organização provisória até que o tratado entrasse em vigor.
* Códigos ICAO
Tanto a ICAO como a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) têm seus próprios de códigos para designar aeroportos e companhias aéreas. O sistema da ICAO usa quatro letras para aeroportos e três letras para companhias. Talvez em um futuro próximo a IATA utilize os mesmos códigos do padrão ICAO.
A ICAO também é responsável por criar códigos alfanuméricos para aviões, que podem conter três ou quatro caracteres. Estes códigos identificadores geralmente são utilizados em planos de vôo. Como exemplo, um Boeing 747, dependendo de sua série, é designado de B741, B742, B743, etc.
Além disto, a ICAO provê identificações e designações para operadores de aviões mundialmente. Este código consiste em uma identificação de três letras, e uma ou duas palavras. Estes geralmente são similares ao nomes das companhias operadoras dos aviões. Como exemplo, um identificador da Aer Lingus é EIN e sua designação é Shamrock, enquanto a Japan Airlines International é JAL e Japan Air. Desta maneira, um vôo número 111 pode ser codificado como "EIN111" e falado ao rádio "Shamrock 111" (callsign), enquanto um vôo com o mesmo número da Japan Airlines International seria "JAL111" e pronunciado "Japan Air 111".
* Escritórios Regionais
A ICAO tem sete escritórios regionais, atuando em nove regiões:
Ásia e Pacífico: Bangkok, Tailândia
Oriente Médio: Cairo, Egito
África Central e Ocidental: Dacar, Senegal
América do Sul: Lima, Peru
América do Norte, Central e Caribe: Cidade do México, México
África Oriental e Setentrional: Nairobi, Quênia
Europa e Atlântico Norte: Paris, França

Fonte: Wikipédia