quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PATROUILLE DE FRANCE EM NATAL/RN

PATROUILLE DE FRANCE SE APRESENTOU DIA 26 DE SEMTEMBRO EM NATAL - CONFIRA A REPORTAGEM PUBLICADA NO PORTAL - ANO DA FRANÇA NO BRASIL E AS IMAGENS ENVIADAS POR WANESSA SANTOS.
A Patrouille de France, durante meia hora, realizou manobras arriscadas colorindo o céu da cidade de Natal com as cores da bandeira francesa. A exibição de um dos mais importantes destacamentos aéreos do mundo reuniu centenas de pessoas na tarde do dia 26 de setembro, na praia dos Artistas, durante as comemorações oficiais do Ano da França no Brasil.
No ar os oito caças pilotados por membros da força aérea francesa e um brasileiro realizaram acrobacias e manobras arriscadas, como a que reproduziu o efeito do disparo de fogos de artifício. Os riscos das manobras somados aos efeitos provocados pela fumaça azul e vermelha encantaram o público presente. “Vim de Teresina, no Piauí, só para assistir este espetáculo fantástico”, revelou emocionado o funcionário público Donardo Borges. “Já presenciei uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça que é excelente, mas os franceses trouxeram as cores e o ronco especial das aeronaves. Esta foi uma belíssima forma de aproximar a França e o Brasil”, completou o piauiense.
Além da qualidade técnica, a Patrouille de France se orgulha em ter uma mulher como integrante da equipe, aliás, a primeira na história do destacamento aéreo francês. A jovem e experiente piloto Virginie Guyot veio ao Brasil pela primeira vez junto a Patrouille de France e reforça que esta apresentação é um símbolo diplomático. “No nosso coração sentimos muito forte este símbolo”, falou Guyot sobre o sentimento dos pilotos durante as apresentações aqui no país.Natal foi a última cidade a receber o destacamento aéreo francês. Adido militar da embaixada da França no Brasil, o coronel Charpentier ressaltou que a Patrouille de France também se apresentou em outras duas cidades: Brasília, durante a comemoração de independência do país, e Rio de Janeiro. “A recepção do público foi muito boa. O público foi muito simpático conosco”, declarou o coronel Charpentier. De Natal a Patrouille de France segue para a Guiana Francesa.









MAIS UMA ESCUTA AÉREA DISPONÍVEL


Agora no Papo de Hangar você também tem acesso direto da escuta aérea em Curitiba (SBCT)

Agora já contamos com 5 escutas nacionais e outras duas na América do Sul. Para acessa-las, basta ir na aba direita do blog, no menu "Principais Escutas Aéreas" e se divertir.
Abraço a todos e bons voos sempre!

GUIA DOS AEROPORTOS DO BRASIL - 2009


A Infraero - Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária, acaba de lançar o Guia dos Aeroportos do Brasil - 4ª Edição 2009. O guia traz informações importantes sobre os principais aeroportos do país, desde o Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul (localizado no Acre) até o Aeroporto de Joinville/SC - Lauro Carneiro de Loyola.
O "livrete" está sub-dividido nas 5 regiões brasileiras e no final traz as informações importantes das Superintendências Regionais da estatal. São 146 páginas onde o usuário poderá encontrar informações como:

* Informações e dados do aeroporto, além do endereço e contato;
* Telefones importantes como: Anac, Polícia Federal, Anvisa, Táxi, Agências de Turismo, Casas de Câmbio, Locadoras, Companhias Aéreas, Bancos, Achados e Perdidos, Alfândega, Táxi Aéreo, etc.
* Fotos internas e externas dos Aeroportos.

A distribuição é gratuita e é fácilmente encontrado nos balcões de informações dos aeroportos administrados pela INFRAERO em todo Brasil.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

NOVOS RATINGS PARA PILOTOS E CONTROLADORES DA IVAO-BR

Olá amigos aviadores e controladores da grande rede, recebi hoje um e-mail do Peter von Adamovich, Diretor Assistente da IVAO no Brasil, onde ele fala o seguinte:
"...Caros Membros, recentemente foram aprovados pelo BoG (Board Of Governors) os novos nomes e requisitos de nossos Ratings..."
Em virtude disso, resolvi postar aqui, para a visualização de todos, um post com a nova classificação dos nossos pilotos e controladores virtuais. Segue abaixo o novo rating:
Abraço a todos e bons voos sempre, mesmo que seja virtual...

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Anac diz que piloto de avião que caiu na Grande SP estava com brevê vencido

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o piloto do monomotor que caiu em Santa Isabel, na Grande São Paulo, na segunda-feira (21), deu nome e cadastro falsos antes do plano de voo, porque seu brevê (documento que permite pilotar aviões) dele estava vencido desde maio. Documentos praticamente intactos encontrados no local do acidente podem ajudar a aeronáutica a investigar as causas da queda, que matou três pessoas – entre elas o piloto. A dificuldade de acesso e o mau tempo fizeram com que a perícia do Instituo de Criminalística de Guarulhos só começasse os trabalhos um dia depois da queda da aeronave. Oficiais da Força Aérea Brasileira também estiveram no local. Eles fazem parte do serviço regional de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos.
Em casos como este, a investigação da aeronáutica tem como objetivo investigar possíveis erros e evitar que as falhas se repitam em outros voos. Apesar de toda a destruição, documentos que podem ser importantes permaneceram praticamente inteiros. “Nós achamos a documentação da aeronave, registros de manutenção, eventualmente pode ter alguma informação em relação a horas do piloto, um diário de bordo, isso pode ajudar”, explicou o major da Força Aérea Luís Renato Horta de Castro. No acidente, três pessoas morreram – o empresário Raimundo Verdi de Macedo, a tia dele, Miriam Terra Verdi, e o piloto, Darby Johnson. Eles saíram de São José dos Campos com destino a São José do Rio Preto, a 438 km da capital paulista. A aeronáutica quer saber também se o piloto seguiu o plano de voo previsto.

Fonte: Portal G1

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ACIDENTE COM MONOMOTOR NO INTERIOR DE SÃO PAULO DEIXA QUATRO VITIMAS

Um avião de pequeno porte desapareceu por volta das 11h45 desta segunda-feira (21) no interior de São Paulo. Segundo informações do controle de tráfego aéreo de São José dos Campos, o avião levava quatro passageiros e saiu da cidade às 9h45, com destino a São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo. A viagem costuma durar duas horas, mas ele não pousou no destino no tempo previsto.
Além disso, de acordo com o controle de tráfego aéreo, o piloto deveria ter entrado em contato com a torre de controle de Pirassununga, a 211 km da capital paulista, o que não ocorreu. Os bombeiros de Arujá, na região metropolitana de São Paulo, informaram ter localizado dois corpos carbonizados em uma mata de difícil acesso em Santa Isabel, também na região metropolitana, no início da tarde desta segunda-feira (21). Conforme os bombeiros, as vítimas estavam em uma aeronave de pequeno porte que desapareceu após sair nesta manhã de São José dos Campos, a 97 km de São Paulo.
As buscas estavam concentradas no Pico do Pouso Alegre, em Santa Isabel. Duas outras vítimas estão sendo procuradas na região. De acordo com informações moradores de Arujá informaram aos bombeiros que viram um grande clarão no céu e ouviram uma explosão. De acordo com o chefe de investigação do Cenipa 4, Luísa Renato Horta de Castro a aeronave estava fora da rota original prevista entre São José dos Campos e São José do Rio Preto,. A Aeronáutica vai investigar se o piloto comunicou a mudança para algum ponto de controle no interior de São Paulo.
De acordo com policiais e moradores de Arujá, na região metropolitana de São Paulo, o tempo estava chuvoso e com neblina no horário do acidente. Segundo José Paes, cunhado do empresário Raimundo Verdi de Macedo, o trio chegou a pensar em adiar a viagem por causa do mau tempo.
Os técnicos da Aeronáutica não entraram na região de mata fechada contra a qual o monomotor se chocou. Os primeiros trabalhos investigativos no ponto da colisão serão feitos na terça-feira.
O espaço fica a cerca de três horas de caminhada a partir de uma estrada que liga Santa Isabel a Igaratá, de acordo com os bombeiros que fizeram o resgate. As primeiras equipes chegaram aos destroços por volta das 13h. Segundo o tenente Anônio Carlos da Silveira, ainda havia fogo. A confirmação das três mortes ocorreu por volta das 15h e os corpos só foram retirados da mata quase duas horas depois.
Fonte: Portal G1

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: PRM APPROACH ou PRECISION RUNWAY MONITOR APPROACH

Foi uma solução encontrada para aumentar as frequências de pousos e decolagens em aeroportos com pistas paralelas mais próximas que aquelas onde a operação simultânea era permitida. Consiste em 2 pistas com aproximações ILS ou com 1 ILS e outro LDA. Em KSFO, uma das pistas opera ILS normal, a outra tem ILS offset.
Resumindo, quando o aerodromo opera PRM, é necessário que existam equipamentos de radar especiais, que avisam o controlador imediatamente quando uma aeronave atravessa um limite máximo de desvio do localizador. Nesse caso, o controlador emite uma instrução ao outro tráfego, que geralmente resulta numa arremetida.
O controlador também usa uma outra frequencia standby que deve ser monitorada junto com a normal. Para poder operar PRM, os pilotos precisam fazer um CBT e uma sessão específica de simulador para treinar as manobras de escape, que devem ser feitas com o autopilot desacoplado, e existe uma fraseologia padrão para essa manobra.

Seguem alguns link dessas Aproxs









OBS: Lembrando que diferentemente do Brasil, nos EUA se as condições estiverem visuais não existe distância mínima entre pistas para operações simultâneas, ou seja, todos esses equipamentos citados acima (PRM, controlador dedicado, etc etc etc) só se aplicam quando os condições são IMC. Em VMC, vale o bom e velho "see and avoid", que não existe no Brasil (por isso GRU nunca opera aproximações simultâneas e raramente se vê uma aproximação visual).

Texto enviado pelo comandante Ernani Freitas

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

FLY INN - SANTOS DUMONT - 23/09/09


NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA VAI ROLAR MAIS UM EVENTO FLY INN DA IVAO-BR. E O AROPORTO ESCOLHIDO DESSA VEZ É O SANTOS DUMONT, NO RIO DE JANEIRO.
IATA: SDU
ICAO: SBRJ
O Rio de Janeiro é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situa-se na porção leste da região Sudeste, tendo como limites os estados de Minas Gerais (norte e noroeste), Espírito Santo (nordeste) e São Paulo (sudoeste), como também o Oceano Atlântico(leste e sul). Ocupa uma área de 43.696,054 km², sendo pouco maior que a Dinamarca. Sua capital é a cidade do Rio de Janeiro. Os naturais do estado do Rio de Janeiro são chamados de fluminenses (do latim flumen, literalmente "rio").

Para os pilotos que completarem um vôo com o tempo superior a 1hr terão o direito de efetuar o reporte para o pilot events award, ganhando 1 ponto. Acesse o link abaixo para reportar: http://www.ivaobr.com/op_voo/voo_award/voo.php

Para os controladores que trabalharem por no mínimo 1 hora terão o direito de efetuar o reporte para o ATC events award, ganhando 1 ponto. Acesse o link abaixo para reportar: http://www.ivaobr.com/op_atc/atc_award/atc.php

Para os controladores interessados em controlar neste evento, reservem suas posições e informe as mesmas para os seguintes e-mail's: sbbs-ch@ivao.aero ou sbbs-ach@ivao.aero

Posições Disponíveis
SBRJ_GND
SBRJ_TWR
SBWJ_APP
SBCW_CTR

Aguardamos todos neste grande evento
Atenciosamente
BR-EC – Efraim Barboza
BR-EAC – Leonardo Ferreira
Brazil Events Department

domingo, 13 de setembro de 2009

VÍDEO - WALDONYS - SONHO DE ÍCARO

Homenagem desse grande artista nordestino à nossa maravilhosa Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira. Enviado pelo grande amigo Deda.
Bons voos a todos sempre!




ÍNDICE DE ATRASOS NA AVIAÇÃO REGULAR CAI PARA 9,3% EM AGOSTO

O índice de atrasos da aviação regular no Brasil, em agosto, caiu para 9,3%. O indicador demonstra melhora na pontualidade entre as companhias aéreas nacionais e estrangeiras, tanto em relação ao mês de agosto de 2008 (13,6%) quanto em relação a julho de 2009 (12,3%). Os atrasos são apurados pela Infraero considerando as partidas além de 30 minutos do horário previsto nos 67 aeroportos administrados pela estatal.
Das cinco maiores companhias brasileiras, a Gol/Varig apresentou o menor índice de atrasos: 7,6% em agosto. Em seguida, aparecem a TAM (7,9%), Azul (8,3%) e a OceanAir (9,4%). A Webjet teve significativa queda no índice de atrasos, de 20,8% em julho para 12,7% em agosto. Entre as demais companhias nacionais, que realizam principalmente rotas regionais, o menor indicador foi o da Pantanal (9,7%), seguida pela Trip (15,3%), Passaredo (18,5%) e a Total (20,6%).
Entre as companhias estrangeiras com mais de 100 voos em agosto com origem no Brasil, as que apresentaram menos atrasos em agosto foram: Lan Chile (4,1%), Air France (4,4%), Copa (5,3%), Pluna (8,3%) e Iberia (9,4%). Os índices mais altos foram da Aerolíneas Argentinas (38,2%), American Airlines (20,8%) Delta Airlines (13,6%), TAP (13,6%) e United Airlines (13,5%).
Com menos de 100 voos no Brasil, a Aeromexico, Japan Airlines, KLM e a Korean Air não tiveram nenhum atraso e nenhum cancelamento em suas partidas do Brasil em agosto. A Swiss International também não registrou atrasos, embora tenha cancelado 9,4% dos voos previstos. Os menores atrasos foram da Lan Express (1,1%), Alitalia (2,4%), Avianca (2,9%), Air Canada (3,2%), Taca Peru (6,3%), Emirates (6,5%) e Lan Peru (6,8%). Outras empresas com quantidade similar de voos tiveram desempenho bem inferior: Mexicana (91,3%), TAAG (83,9%), Livingston (70,6%), Air Italy (42,9%), Surinam Airways (37,5%), TACV (33,3%) e Aerosur (31,6%).
FONTE: ANAC

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

HOJE NO PROGRAMA DO JÔ


Juca Fernandes - aviador, jornalista e fotógrafo, viaja o mundo a bordo de seu avião, o "Perdigueiro". Juca contará algumas passagens interessantes de sua vida, será imperdível. Além disso ele também está lançando o livro "Fuso horário - Aventuras de um Viajante Apressado". O programa vai ao ar pela Rede Globo e está previsto para começar por volta da 00h30

PATROUILLE DE FRANCE EM NATAL


DIA 26 DE SETEMBRO DE 2009 A ESQUADRILHA DE ACROBACIAS AÉREAS FRANCESA " PATROUILLE DE FRANCE" FARÁ UMA APRESENTAÇÃO EM NATAL! JÁ CONFIRMADO! SEGUE NOTAM:

25/09/09 19:00 - 26/09/09 20:00 DLY 1900/2000 EXIBICAO AEREA (PATROUILLE DE FRANCE) SUBJ AUTH/COOR APP-NATAL ACONTECERA CENTRO COORD 054640S/0351129W RAIO 6NM RTO GND-MSL - FL060) IMPERDÍVEL!!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Os 15 Mandamentos de Ícaro



Conta a lenda que quando Deus liberou aos homens o conhecimento de como voar determinou que esse saber ficaria restrito a um grupo muito selecionado de sábios. Porém, neste pequeno grupo onde todos se achavam semideuses, alguém traiu as determinações divinas.
Enraivecido o Senhor resolveu decretar os 15 mandamentos de Ícaro, válidos até hoje para todos os tripulantes aéreos:
1 - Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.
2 - Não verás teus filhos crescerem.
3 - Não terás feriados, natal, ano novo, carnaval, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.
4 - Terás gastrite, se tiveres sorte. Se fores como os demais, terás úlcera.
5 - A pressa será teu único amigo e as tuas refeições principais serão os lanches.
6 - Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos.
7 - Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes 10 anos de trabalho.
8 - Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás.
9 - Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único.
10 - As pessoas serão divididas em 2 tipos: as que entendem de aviões e as que não entendem. E verás graça nisso.
11 - A cabine será a tua melhor colega de trabalho.
12 - DOs e aeroportos serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas loucas como você.
13 - Terás sonhos com CBs, check lists, manuais e, não raro, resolverás problemas do vôo nestes períodos de sono.
14 - Exibirás olheiras como troféu de guerra.
15 - E por fim, o pior... inexplicavelmente gostarás de tudo isso!

Bons vôos!

Avião de pequeno porte faz pouso de emergência em estrada nos EUA


Um avião de pequeno porte fez um pouso forçado nesta terça-feira (1º) na rodovia interestadual 495, em Mansfield, no estado americano de Massachusetts. Os bombeiros atenderam a ocorrência e atuaram para evitar incêndios. As duas pessoas que estavam a bordo escaparam ilesas. O avião, um Piper Cherokee que fazia acompanhamento do trânsito na rovovia, teve de fazer um pouso de emergência na estrada, próximo a Boston. O acidente provocou congestionamento.

Fonte: Portal G1

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

SOL Linhas Aéreas pronta para voar


A 20ª companhia aérea brasileira já existe. É a Sol Linhas Aéreas, sediada em Cascavel, interior do Paraná. A ANAC anunciou nesta quarta-feira que aprovou a concessão para que a empresa possa operar voos regulares no país.
A Sol prometeu inaugurar sua primeira frequencia ainda em setembro. A rota ligará Cascavel a Curitiba, Foz do Iguaçu e Maringá, todas no Estado. O aparelho utilizado será o Let 410, um turboélice de asa alta e capacidade para 19 passageiros.
A empresa já recebeu a primeira aeronave de cinco encomendadas que recebeu o prefixo PR-VLA. Segundo os planos da Sol, a etapa seguinte estenderá sua malha para o Sul e Sudeste do Braisl e também ao Paraguai.

Fonte: Airway

Táxi Aéreo Pirata

Aumentam os casos de aeronaves privadas realizando serviços de táxi aéreo

No passado recente, eram poucos os casos conhecidos de aeronaves privadas realizando voos de táxi aéreo e, na sua maioria, afastados dos grandes centros. Infelizmente, isto é coisa do passado. Hoje o mercado está infestado desta prática ilegal.
Ao realizar um vôo contratado, com uma aeronave privada, de uso pessoal, o operador está utilizando este equipamento para transporte de passageiros, atividade regulada pela legislação aeronáutica brasileira.
Uma empresa que deseja realizar transporte de passageiros, regularmente ou não, tem que cumprir e atender a uma série de exigências perante a Agência Nacional de Aviação Civil. São inúmeros os requisitos para a completa obtenção do certificado emitido pela ANAC.
A obtenção do certificado de homologação passa pela aprovação das especificações operativas, de um programa de treinamento das tripulações, de requisitos de aeronavegabilidade, de um programa de segurança de empresa aérea, de qualificação para gerentes de operação e de manutenção e etc. Caminho longo e custoso, não trilhado pelo operador privado.

Isto é concorrência ilegal!
O custo para a estrutura de uma empresa de táxi aéreo é muito maior do que de um operador privado. Vejamos: ao se estabelecer no mercado, uma empresa de táxi aéreo tem que contratar profissionais de vôo (instrutores, pilotos e co-pilotos), de manutenção (engenheiros e mecânicos em vários sistemas), administrativos (comercial, vendas, estatística, atendimento), logística (suprimento, importação) e gestores executivos. Esta estrutura, evidentemente, tem variações em função do tamanho da empresa. As menores podem ter um quadro de empregados mais enxuto, mas não podem esquecer de cuidar das áreas citadas. Este custo fixo tem que ser arcado pelo administrador que tem como receita o aluguel das aeronaves classificadas como TPX, que atendem os requisitos do RBHA 135 e outros
O operador privado tem seus custos para hangaragem, operação e manutenção. Entretanto, nem perto estão daqueles enfrentados pelas empresas de táxi aéreo. A diferença nos custos permite que aquele ofereça preços mais tentadores para os possíveis clientes de táxi aéreo. A diferença dos valores praticados pode chegar a metade normalmente cobrada pela hora de voo.

Isto é concorrência desleal!
E o cliente? Bem, corre a boca miúda nos corredores dos aeroportos e nos fundos dos hangares, que existem dois tipos, os que sabem e os que não sabem da irregularidade. Aquele que sabe é o brasileiro que entende que está “se dando bem” e às vezes até procura o preço mais barato. O outro, o que não sabe, nem imagina os riscos que corre. Ambos realizam uma contratação ilegal e por este motivo não estão cobertos pela segurança de um contrato de transporte aéreo. A desinformação torna o cliente uma vítima da desonestidade do transportador ilegal.

Isto é concorrência desonesta!
Houve situação parecida com os ônibus intermunicipais e interestaduais. A fiscalização e os operadores sanearam o transporte rodoviário. Os táxis nas principais cidades brasileiras enfrentam a mesma situação, mas já foi pior. A fiscalização e os taxistas legais cuidam para que não prolifere. As mesmas medidas saneadoras devem ser executadas no mercado aéreo sob pena de fechamento de empresas legalmente estabelecidas e o decorrente desemprego; ou que sejam desoneradas do cumprimento de tantos requisitos para que possam competir com igualdade.
A comunidade aeronáutica, mediante a atuação conjunta das autoridades e das empresas de táxi aéreo, tem o dever de escolher e decidir qual o nível de serviço de transporte aéreo deve ser oferecido à sociedade brasileira.
Fonte: Abag

INFRAERO LANÇA NOVA LOGOMARCA


Em uma cerimonia no dia 06 de agosto, a nova logomarca da Infraero foi inaugurada no Aeroporto Internacional de Brasília (Juscelino Kubistchek). Durante solenidade oficial, o presidente da empresa, Cleonilson Nicácio Silva, proferiu palavras de otimismo, já em tom de despedida da Infraero. Ele lembrou aos empregados da Infraero que "nosso único patrão é o passageiro", reforçando que o maior objetivo da Infraero é a segurança e o conforto do usuário do transporte aéreo.
A logomarca, que substitui a anterior, tem as cores da bandeira do Brasil e foi projetada por profissionais do quadro de empregados da Infraero. A proposta da Infraero é que a nova marca seja símbolo do comprometimento da instituição com a integração nacional, provendo infraestrutura e serviços aeroportuários com segurança e eficiência.

Fonte: Infraero