sábado, 27 de fevereiro de 2010

BRASIL JÁ TEM 933 VOOS DIRETOS POR SEMANA PARA OUTROS PAÍSES

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o Brasil agora tem, semanalmente, 933 vôos diretos para outros países. Estes vôos saem de 16 aeroportos. Em 2009, conforme a Anac, foram incluídas na malha brasileira as seguintes operações regulares: Guarulhos-Tel-Aviv (Israel) pela empresa aérea El Al; Brasília-Atlanta (EUA) pela Delta Airlines e Galeão-Charlotte (EUA) pela US Airways.
Já a Air China, que no ano passado realizou vôos não regulares na rota Guarulhos-Madrid-Beijing, foi autorizada neste ano pela Anac para iniciar essa mesma rota em março como voos regulares. Atualmente, conforme nota da Anac, o Brasil opera 91 rotas de 42 companhias aéreas para 45 destinos internacionais, incluindo as principais nações da Europa (Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Itália, Portugal e Suíça), América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), América do Sul (com exceção do Equador) e ainda vôos diretos para os Emirados Árabes Unidos, África e China.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

NOTÍCIAS - AVIAÇÃO CIVIL GANHOU 2,6 MIL PILOTOS EM 2009

No total, Anac emitiu 4 034 novas licenças e habilitações durante todo o ano passado mais de 2,6 mil pessoas foram aprovadas em exames da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 2009 e se tornaram pilotos da aviação civil.

A maioria (1,2 mil) é de pilotos privados de avião, primeira etapa para iniciar na carreira ou voar apenas aeronaves particulares.Entre os profissionais, foram habilitados 513 pilotos comerciais de avião e 230 pilotos de linha aérea.

De helicópteros, a Anac emitiu licenças para 224 pilotos privados, 105 pilotos comerciais e outros 41 de linha aérea.Além destes, a Anac também emitiu 83 licenças para pilotos de planador, 4 para pilotos de balão e 210 certificados de piloto de recreio (específicos para a aviação experimental).

A agência ainda habilitou 552 comissários de bordo, 793 mecânicos de manutenção, 44 despachantes operacionais de voo, 17 operadores de equipamentos especiais e 6 mecânicos de voo.

DOCUMENTO SERÁ APRESENTADO NO MOMENTO DO EMBARQUE A PARTIR DE 1º DE MARÇO

Brasília, 8 de fevereiro de 2010 – A partir do dia 1º de março, todos os passageiros que embarcarem nos aeroportos brasileiros deverão apresentar ao funcionário da companhia aérea o documento de identificação, com foto, no portão de embarque da aeronave. A medida é chamada de Identificação Positiva de Passageiros e já é praticada nos aeroportos da Europa e da América do Norte. Os passageiros que fazem check-in pela Internet, nos totens de autoatendimento, ou por celular, não mais serão obrigados a carimbar seu cartão de embarque nos balcões das companhias aéreas antes da entrada na sala de embarque do aeroporto. Essa e outras medidas foram determinadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), pela Resolução n° 130, de 8 de dezembro de 2009 (veja a íntegra na Internet, no endereço: http://www.anac.gov.br/biblioteca/resolucao/RA2009-0130.pdf.
As mudanças foram decididas por um grupo de trabalho formado por representantes da ANAC, Infraero, Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, Ministério da Defesa e empresas aéreas, com o objetivo de adequar o Brasil às melhores práticas internacionais de identificação de passageiros.
O prazo para entrar em vigor é dia 1º de março de 2010, para que as empresas aéreas possam se adaptar. É recomendável que, na chamada para o embarque, o passageiro já esteja com o documento em mãos. Os funcionários das companhias farão a checagem do documento com o cartão de embarque, com o objetivo de garantir que o passageiro que está entrando na aeronave é o mesmo que consta no cartão. São aceitos para embarque em voos domésticos: carteira de identidade (RG) expedida pela Secretaria de Segurança Pública; carteira nacional de habilitação (modelo com fotografia, mesmo que vencida); carteira de trabalho; passaporte nacional; documento expedido por Ministério ou órgão subordinado à Presidência da República; carteira de identidade emitida por Conselho ou Federação de categoria profissional (com fotografia e válido em todo o território nacional); licenças de piloto, comissário, mecânico de voo e despachante operacional de voo emitidas pela ANAC. Além disso, a nova resolução prevê que cartões de identidade expedidos pelo Poder Judiciário ou Legislativo, no nível federal ou estadual, também passarão a ser aceitos.Os documentos podem ser originais ou cópia autenticada, desde que assegurem a identificação do passageiro. O Boletim de Ocorrência - BO continua sendo admitido para embarque em casos de furto, roubo ou extravio do documento, se emitido há menos de 60 dias.
Crianças e adolescentes, até 18 anos incompletos, devem apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, além de comprovação da filiação ou parentesco com o responsável. O passageiro deve consultar previamente outras exigências para viagens com menores, estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Vara da Infância e Juventude dos locais em que o menor for embarcar. Índios podem embarcar com documento de identidade ou autorização de viagem expedida pela Funai.
Nas viagens internacionais, o passageiro deve apresentar passaporte ou outro documento de viagem válido, estabelecidos pelo Serviço de Migração, do Departamento de Polícia Federal (DPF), no portão de embarque.

Fonte:
Assessoria de Comunicação Social da ANAC
jornalismo@anac.gov.br
Novos telefones (61) 3366-9494 / 9495 / 9496 / 9497
Plantão de Imprensa – (61) 9112-8099

PRINCIPAIS COMPANHIAS AÉREAS NACIONAIS OFERECEM MAIS DE 400 VAGAS DE EMPREGO

*** TAM OFERECE 175 VAGAS DE EMPREGO - CADASTRE-SE AQUI
**
*
*** GOL OFERECE 215 VAGAS DE EMPREGO - CADASTRE-SE
AQUI
**
*
*** AZUL OFERECE 75 VAGAS DE EMPREGO - CADASTRE-SE
AQUI

Para cadastrar-se na Tam, Gol ou Azul, é necessário apenas um cadastro, já que as três empresas utilizam o serviço da Elancers.Net (empresa de recrutamento e seleção). Sendo assim, ao concluir o cadastro, canditate-se as vagas disponíveis de seu interesse em cada companhia e boa sorte!
Abraço a todos!!!

TAM amplia frequências para Natal e São Luís

São Paulo, 18 de fevereiro de 2010 - A TAM Linhas Aéreas inicia em fevereiro a operação de novos voos diários ligando Guarulhos a Natal e a São Luís. A ampliação de frequências vai reforçar a oferta de assentos e as opções de horários para os passageiros que viajam de e para essas cidades, atendendo ao crescimento da demanda nesses mercados.
A partir de 21 de fevereiro, o voo JJ 3320 partirá do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, às 11h15 e pousará em São Luís* às 14h45. No sentido inverso, o voo JJ 3321 decolará de São Luís às 15h45 e chegará a Guarulhos às 19h15.
No mesmo dia, a companhia também iniciará a operação do voo JJ 3316, que partirá de São Paulo às 20h10 e chegará ao aeroporto de Natal* às 23h25. O percurso inverso será feito pelo voo JJ 3317, que começará a operar em 22 de fevereiro. A saída de Natal será às 7h00 e o pouso em Guarulhos às 10h25.
As frequências serão operadas com aeronaves Airbus A320, com capacidade para transportar até 174 passageiros.
Confira os horários dos novos voos:



A TAM (www.tam.com.br) lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de janeiro com 42,9% de market share. A companhia voa para 42 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 82 destinos diferentes do território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 81,5% em janeiro. As operações para o exterior abrangem voos diretos para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova York, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 72 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia. Pioneira no lançamento de um Programa Fidelidade para empresa aérea no Brasil, a TAM possui hoje 6,6 milhões de associados e já distribuiu 9,7 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos.

FONTE:
MVL ComunicaçãoAssessoria de Imprensa TAM
Tel.: (11) 3594-0304 / 0306 / 0336 / 0344 / 0302
Plantão: (11) 9323-3702
Gerência de Relações com Imprensa

sábado, 13 de fevereiro de 2010

PRIMEIRAS 10h DE VOO DO CMTE JONATHAS LUCIANO


Cmte, venho por meio deste post lhe dar as boas vindas a esse mundo maravilhoso. Parabéns por ter começado essa parte, que é talvez uma das mais importantes pra todo piloto, mas saiba que aqui começam as dificuldades também. É importante manter a determinação, não desistir e perceber que a cada conquista que virá, será sempre uma satisfação para você, seus familiares e amigos. Tenho certeza que o dia 30/01/10 jamais será esquecido por você e lhe servirá para lembrar sempre o inicio de tudo e talvez a razão de continuar lutando para alcançar seus objetivos!
Abaixo segue a oração do aviador, enviada pelo meu amigo Jonathas Luciano:

Ó Maria, Rainha do Céu, gloriosa Padroeira da Aviação,
ergue-se até vós a nossa súplica.
Somos pilotos e aviadores do mundo inteiro;
e, arrojados aos caminhos do espaço,
unindo em laços de solidariedade as nações e os continentes,
queremos ser instrumentos vigilantes e responsáveis da paz e do progresso para as nossas pátrias.
Em vós depositamos a nossa confiança.
Sabemos a quantos perigos se expõe a nossa vida;
Velai por nós, Mãe piedosa, durante os nossos vôos.
Protegei-nos no cumprimento do árduo dever cotidiano,
inspirai-nos os vigorosos pensamentos da virtude e fazei com que nos mantenhamos fiéis aos nossos compromissos de homens e de cristãos. Reacendei em nossos coração o anelo dos bens celestiais,
Vós que sois a Porta do Céu;
E guiai-nos, agora e sempre, nas asas da fé, da esperança e do amor. Amém.

Abraço a todos e bons voos sempre!