terça-feira, 27 de julho de 2010

MD-11 CARGUEIRO DA LUFTHANSA CAI NA ARÁBIA SAUDITA

Um cargueiro da companhia aérea alemã Lufthansa caiu nesta terça-feira no aeroporto Rei Khaled de Riad, e o piloto e o copiloto ficaram apenas levemente feridos, informou à AFP um porta-voz da Autoridade Saudita da Aviação Civil. "O comandante e o copiloto passam bem. Ficaram levemente feridos", frisou o porta-voz, Khalid al-Khaibri.

A Lufthansa confirmou o acidente, explicando que o aparelho, um MD-11 transportando 80 toneladas de carga de Frankfurt (oeste da Alemanha) em direção à capital saudita, caiu às 11h38 locais (5h38 de Brasília), segundo um comunicado, divulgado em Berlim.

A companhia informa que "está sendo realizada uma investigação para determinar as causas do acidente". A empresa também disse que não se sabe ainda qual era a carga e quais foram as companhias afetadas.


O piloto do MD-11, que fazia o voo 8460 proveniente de Frankfurt, conseguiu advertir os funcionários do aeroporto sobre um incendio declarado no compartimento de carga, antes de pousar, informou o porta-voz da Aviação Civil.

"O comandante de bordo informou à torre de controle que o fogo se espalhava pela parte traseira do avião", precisou. O aeroporto mobilizou, então, equipes de socorro e bombeiros na pista. O canal de televisão Al-Arabiya, com sede em Dubai, informou que o piloto e o copiloto haviam sido socorridos e hospitalizados.

O acidente aconteceu durante as manobras de aterrissagem do aparelho que, em contato com o solo, dividiu-se em dois, segundo a Al-Arabiya. A carcaça do avião pode ser vista numa pista secundária do aeroporto.

FONTE: PORTAL G1

quinta-feira, 22 de julho de 2010

NOAR ANUNCIA NOVOS DESTINOS E VOOS NOS FINAIS DE SEMANA

O principal objetivo da Noar Linhas Aéreas é promover a ligação entre as capitais da região Nordeste e os grandes centros urbanos do interior. Pensando nisso, a companhia, que iniciou suas operações no dia 14 de junho, anuncia a ampliação da malha da empresa, incluindo os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia. Antes a Noar operava somente em Pernambuco, Alagoas e Sergipe, com uma aeronave. Com as novas rotas, passa a operar com duas aeronaves.
A base da segunda aeronave será no Recife e terá voos diários (segunda-feira a sexta-feira) para João Pessoa, Natal, Mossoró e Paulo Afonso, a partir do dia 30 de agosto. Além disso, a companhia também vai passar a oferecer voos aos sábados e domingos para Maceió e Aracaju, cidades atualmente atendidas com o serviço da empresa. ”No caso do voo Recife-Maceió-Aracaju, aos sábados e domingos, será um voo por dia, mas ainda não podemos divulgar o horário porque estamos aguardando a Hotran, que é a autorização de rota da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), mas a partir do dia 6 de agosto, o serviço já vai estar disponível”, afirma Fernanda Bittencourt, gerente de marketing da Noar. A empresa também aguarda autorização da Anac para definir as rotas dos novos destinos.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Azul compra 20 aviões turboélices da ATR

A quarta maior companhia aérea do país, Azul, anunciou nesta terça-feira (20) que passará a operar no segundo semestre de 2011 com aviões turboélice da francesa ATR, que reforçarão o modelo adotado pela empresa fundada em 2008 de operar com jatos regionais da Embraer.
A companhia comprou 20 aviões modelo ATR 72-600 e tem opções de compra de mais 20 unidades em um contrato de cerca de US$ 850 milhões , incluindo as opções. Cada aparelho será configurado para 70 passageiros.
Com os aparelhos, a empresa passará a captar passageiros de localidades próximas a seus principais centros de operação, que incluem o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
"Vamos atender com esses aviões um raio da até 800 quilômetros de nossos hubs, que são regiões que estão atravessando por um verdadeiro boom econômico", afirmou o presidente-executivo da Azul, Pedro Janot. "Os ATRs vão funcionar com um conceito de alimentadores para nossos Embraer", acrescentou o executivo.
Conforme o presidente, na operação dos ATRs, a Azul pretende utilizar aeroportos atualmente pouco movimentados, sejam eles operados pela Infraero, Estado, ou prefeituras, que normalmente possuem pistas de pousos menores, mais compatíveis com o modelo.
A companhia tem atualmente uma frota de 18 aviões Embraer e deverá encerrar o ano com 26 aeronaves. Com a fabricante brasileira de aviões, a companhia aérea tem 41 pedidos firmes, além de opções e direitos de compra para outras 40 aeronaves.
A Azul atende 22 cidades do país e até o final do ano vai aumentar a malha para mais 4 cidades distribuídas pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, disse Janot, evitando dar detalhes sobre destinos ou preços, mas citando como exemplos as cidades de Criciúma (SC) e Passo Fundo (RS).
Mercado
No primeiro semestre deste ano, a companhia assumiu uma participação de 5,43% do mercado de aviação brasileiro, quase o dobro dos 2,81% de um ano antes. A rival mais próxima é a WebJet, que ficou com fatia de 6,24%, ante 4% nos primeiros seis meses de 2009.
O presidente da Azul comentou que a empresa vislumbra fazer uma abertura de capital com oferta de ações (IPO) entre 2011 e 2012, mas que a prioridade por hora é reforçar a geração de caixa, que será impulsionada pelos ATRs. Segundo Janot, o custo por passageiro desses aviões é baixo e os novos aparelhos vão ajudar a diluir os custos fixos da companhia.
Ele afirmou ainda que a Azul deve encerrar 2010 com um lucro anual pela primeira vez.
FONTE: PORTAL G1

domingo, 18 de julho de 2010

AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS IRÁ OPERAR COM ILS CAT III A PARTIR DE 2011

O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) anunciou ontem a instalação do sistema ILS3, que garante a precisão de pouso sem que o piloto enxergue a pista. Isso significa que Cumbica não precisará mais fechar por mau tempo. Desde junho, a neblina impediu que 60 mil passageiros pousassem ou decolassem.

Teoricamente funcionando 24 horas por dia, Cumbica ficou fechado mais de um quarto desse tempo no último mês e meio. O aeroporto opera atualmente com o sistema ILS2, que exige do piloto uma visibilidade de pelo menos 60 metros à sua frente, o que nem sempre é possível.

A categoria 3 que o Brasil vai alcançar em 2011 é o que há de mais avançado em segurança de voo no mundo. Aeroportos dos Estados Unidos, Bélgica e Inglaterra já utilizam o equipamento desde a década de 1960.

Para usufruir da nova tecnologia, no entanto, as companhias aéreas precisarão se adaptar. Hoje, apenas a TAM tem sistema compatível com o ILS3, e, ainda assim, apenas em aeronaves que fazem rotas internacionais. Além disso, para pousar em meio ao nevoeiro, o piloto também precisa de um treinamento especial. Tais exigências ainda não são obrigatórias, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Instalar o equipamento mais moderno ainda está longe de ser a solução para a situação aeroportuária. Com um investimento de R$ 150 milhões até 2014, ano da Copa, a Aeronáutica pretende ampliar a capacidade de controle de voos tanto em Cumbica quanto no Aeroporto do Tom Jobim/Galeão, no Rio.

São Paulo hoje tem capacidade 45 movimentações (pousos e decolagens) por hora em seu aeroporto internacional e poderá receber até 60 aeronaves simultâneas. O problema é que não há capacidade de pista nem terminal de passageiros para isso.

"Por enquanto, ainda não existe infraestrutura aeroportuária adequada. Mas se a Infraero decidir expandir os aeroportos, estaremos preparados", disse o coronel José Moretti da Silveira, chefe do SRPV-SP.

Outra pedra no sapato da aviação brasileira, Congonhas deve ganhar uma torre de controle até 2011, que permitirá visualização total da movimentação de aviões - a atual, construída em 1945, não dá aos controladores uma visão completa: é preciso o auxílio de técnicos da Infraero no gerenciamento dos "pontos escuros" da pista.

O aeroporto doméstico de São Paulo também continua sofrendo com a interferência das rádios piratas na comunicação entre o piloto e a torre. Por ser um aeroporto pequeno com pista mais curta, Congonhas continuará operando com a tecnologia ILS1, que exige o mínimo de 800 metros de visibilidade à frente do avião.
FONTE: Jornal O Estado de São Paulo.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Infraero diz que R$ 6,48 bilhões serão investidos em aeroportos até 2014

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) afirmou, em comunicado divulgado nesta sexta-feira (16), que serão investidos R$ 6,48 bilhões em 23 aeroportos brasileiros entre 2011 e 2014. Do montante, R$ 5,4 bilhões serão destinados aos 14 aeroportos situados nas cidades-sede da Copa do Mundo.
Todos os recursos serão investidos via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), segundo a Infraero. A estatal arcará com 61% dos R$ 6,48 bilhões, e o governo federal com o restante. De acordo com estudos encomendados pelo Ministério da Defesa, durante a realização da Copa do Mundo o volume de passageiros poderá ser 10% superior ao movimento normal estimado para o período.
A estatal informou ainda que obras já estão em andamento em diversos aeroportos, como o Galeão (RJ), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Recife (PE), Parnaíba (PI). A Infraero também citou na nota a construção dos aeroportos de Boa Vista (RR) e Cruzeiro do Sul (AC).
Na semana passada, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, afirmou na África do Sul que a maior preocupação para a Copa no Brasil são os aeroportos. Na ocasião, Teixeira disse desconhecer quais são os planos de reforma, ampliação e construção de aeroportos no país.

PAPO DE HANGAR COMEMORA 40.000 VISITAS

O Papo de Hangar completou essa semana 40.000 visitas. Desde o seu lançamento em 2007, ainda como Cmte Maciel, o blog vem sempre procurando inovar, trazendo constantemente novas notícias sobre o que ocorre na aviação como um todo no Brasil e no Mundo.
E para comemorar esse lançamento o Papo de Hangar modificou mais uma vez o seu lay-out, mas sem deixar de lado todos os itens já existentes, pelo contrário trazendo novidades como vocês poderão ver abaixo das postagens já está disponível link's para que os leitores possam disponibilizar as informações encontradas aqui, também no Facebook, Twitter, Google Buz, como também poderá Bloggar a postagem ou envia-la para os amigos através de e-mail's.
Diferente do que vinha sendo feito nas últimas alterações, dessa vez optei por um design mais limpo e com uma página com cores mais claras que remete a um céu azul e com poucas nuvens.
Só aqui no Papo de Hangar você poderá encontrar uma variedade enorme de conteúdo, para todos os segmentos da aviação, inclusive aviação virtual. Vejam vídeos de desastres Aéreos, Red Bull Air Race, Flight Simulator, ouça em tempo real o que os controladores estão falando com os pilotos nos principais aeroportos da América do Sul, acompanhe as principais notícias da Anac, Infraero e da Força Aérea Brasileira. Tenha acesso direto aos sites das principais companhias aéreas brasileiras e os maiores fabricantes de aeronaves do mundo, além dos sites mais importantes da aviação.
Agradeço a todos que prestigiam o blog participando, enviando matérias, participando das enquetes (em breve teremos outras), enviando vídeos, link's utéis e etc. Além disso também agradeço aos parceiros que são realmente muito importantes para que o blog tenha alcançado a marca de 40.000 visitantes, onde muitas vezes ficaram conhecendo o blog através da divulgação existente nos sites parceiros. Em breve teremos também mais parcerias firmadas.
Um grande abraço a todos! Obrigado pela força!
Bons voos sempre!
Bruno Maciel

HELICÓPTERO CAI EM CANAVIAL NO INTERIOR DE SÃO PAULO

Um helicóptero com três ocupantes caiu no início da noite desta sexta-feira (16) no meio de um canavial no distrito de Vale Formoso, em Novo Horizonte, a 399 km de São Paulo. Um deles, de 28 anos, morreu carbonizado no acidente. Segundo testemunhas, o helicóptero pegou fogo no ar e caiu na plantação.
A aeronave saiu de Promissão, a 451 km da capital, com destino a Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo. A polícia está no local e já encontrou o piloto e o dono do helicóptero. Eles foram encaminhados para o hospital de Novo Horizonte com queimaduras de segundo e terceiro graus.
O corpo do outro ocupante, filho do dono do helicóptero, foi encontrado carbonizado dentro do aparelho pela polícia momentos após a queda.
Estavam no helicóptero o piloto José Carlos Aparecido de Oliveira, 44, o dono do helicóptero, José Ferreira Ribas Neto, 54, e o filho dele, Luciano de Amaral Ribas, de 28 anos, a única vítima fatal.
FONTE: PORTAL G1

ESTUDO DA ANAC VÊ AEROPORTOS SATURADOS PARA 2014

Estudo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aponta preocupação com o grau de saturação dos aeroportos brasileiros para a Copa do Mundo de 2014. O órgão estuda propostas que pode ser aplicadas, caso obras de ampliação não sejam realizadas: permitir a operação 24 horas dos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont, utilização de bases aéreas para voos comerciais e restrição de voos regulares para as cidades-sedes em dias de jogos, dando prioridade a voos fretados.

AERONAVE DA TAM SE CHOCA COM PÁSSAROS EM CONGONHAS

Na tarde de hoje, uma acft da TAM que decolava da 17R se chocou com pássaros, que caíram na pista e paralizaram durante alguns minutos a operação de pousos e decolagens na RWY.
EXCLUSIVO PAPO DE HANGAR.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

SOLAR IMPULSE DECOLOU HOJE ÀS 5:00Z


O avião experimental "Solar Impulse", alimentado exclusivamente por energia solar e com o qual seu promotor, Bertrand Piccard, planeja dar a volta ao mundo em 2012, decolou nesta quarta-feira (7) com o objetivo de completar o primeiro voo noturno da aviação solar. O avião, pilotado por Andre Borschberg, partiu pouco antes das 7h locais (2h em Brasília) do aeroporto de Payerne, oeste da Suíça.
plano é voar durante o dia para carregar as baterias solares e poder se manter no ar durante a noite, para finalmente aterrissar 24 horas após ter decolado.
A aeronave tem como fonte de energia 12.000 células fotovoltaicas que alimentam os quatro motores elétricos (10 CV cada) e recarregam as baterias de lítio polímero de 400 kg.
O aparelho demonstrou funcionar bem durante o dia, com um primeiro voo de sucesso em 7 de abril e outros 10 desde então.
FONTE: PORTAL G1

segunda-feira, 5 de julho de 2010

FOI SEQUESTRADO O SENECA II QUE HAVIA DESAPARECIDO NO MATO GROSSO


O piloto civil Cleimer de Sousa Portela, de 60 anos, com mais de 10 anos de aviação entrou em contato com a empresa de táxi aéreo Abelha por volta de 9h desta segunda-feira (5) para informar que está bem. . O comandante Portela, havia decolado com um avião bimotor Sêneca II (PT-EZC) com capacidade para seis pessoas e autonomia para 4h30m de voo desapareceu após decolar de Rondonópolis, no interior de Mato Grosso na última sexta-feira (2).

Ele havia viajado a cidade para buscar um passageiro que contratara a aeronave, da empresa Abelha Táxi Aéreo. Na contratação, não houve exigência com relação ao modelo da aeronave. O passageiro, que seria um advogado, viajaria para Cuiabá ou Cáceres. O último contato feito pelo piloto foi às 13h14m de sexta-feira, dia 2 de junho. Depois de decolar, o avião desapareceu. Segundo o coordenador de voo da companhia, Ivo Pereira, o piloto pousou a aeronave em São José dos Chiquitos, na Bolívia. De lá, ligou para a empresa, que é proprietária do avião, e foi orientado a pegar um táxi até Corumbá, no Mato Grosso do Sul, onde outra aeronave da empresa irá buscá-lo.

"Ele voou até Rondonópolis (MT), onde pegaria um passageiro que seria levado até Cárceres (MT). Antes dele chegar a Cárceres, perdemos o contato. As primeiras informações são de que o passageiro, que nos deu informações falsas, sequestrou o avião. Mas não temos mais informações sobre o passageiro. Nosso foco é trazer o piloto com segurança para Cuiabá (MT)", disse Pereira.
A Polícia Civil do Mato Grosso informou que se trata de um caso de roubo de avião. Como a aeronave, que ainda está desaparecida, cruzou a fronteira, as investigações devem ser conduzidas pela Polícia Federal. O piloto vai ser ouvido pela polícia quando chegar ao Brasil.


domingo, 4 de julho de 2010

SENECA II DA ABELHA TÁXI AÉREO ESTÁ DESAPARECIDO DESDE A ÚLTIMA SEXTA-FEIRA


Um avião Sêneca II PT-EZC com capacidade para seis pessoas desapareceu após decolar de Rondonópolis (MT) com destino a Pontes e Lacerda (MT), informaram a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado e a Polícia Civil neste domingo (4).

De acordo com a assessoria de imprensa da polícia civil, o último contato foi feito pelo piloto às 13h44 da tarde da sexta-feira e tudo indica que só o piloto estava a bordo.
A aeronave pertence à empresa Abelha Táxi Aéreo, com base em Cuiabá.
O delegado Luciano Inácio da Silva, da gerência de investigações da Polícia Civil, é quem está liderando as investigações sobre o caso.
Segundo a polícia civil, o alarme do desaparecimento foi dado muito tempo depois do ocorrido, o que dificulta a localização. Policiais, no entanto, trabalham em busca de pistas que ajudem a localizar a aeronave.
Fonte: Portal G1