quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

VIDEO - PRESIDENTE DA ANAC - SOLANGE VIEIRA FALA SOBRE OS ATRASOS

FONTE: PORTAL G1

VIDEO - LULA CHAMA DE IRRESPONSÁVEL A GREVE DOS AEROVIÁRIOS E AERONAUTAS

Fonte: Portal G1

domingo, 19 de dezembro de 2010

FOTOS - PRIMEIRO ATR 72-800 DA AZUL - PR-AZR

É isso mesmo pessoal, como todos já sabem, a Azul agora conta com as aeronaves da Franco-Italiana ATR. Eles receberam agora em dezembro a primeira aeronave do modelo ATR 72-800 que, diga-se de passagem, ficou muito bonito com essa pintura da Azul.
As fotos encontrei no JetSite e o link com outras fotos e uma reportagem sobre o "Flight Delivery", encontra-se abaixo, após as fotos.
Desejo muito sucesso a Azul, que acabou de completar 2 anos, e vale salientar a importância do surgimento de novas empresas no mercado brasileiro, para aumentar a concorrência trazendo benefícios para os clientes, com melhores ofertas de preços e serviços, como também para os funcionários com melhores salários e benefícios.
Abraço a todos e bons voos sempre!
Bruno Maciel









FONTE: JETSITE

VIDEO - ULTRALEVE CAI EM ÁREA MILITAR NO RIO DE JANEIRO

FONTE: PORTAL G1

domingo, 12 de dezembro de 2010

Morre piloto internado após acidente com bimotor no Vale do Rio Doce

Morreu, neste domingo (12), o piloto de 40 anos vítima do acidente com um bimotor na noite desta quinta-feira (9) no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Ele faleceu durante a madrugada, de acordo com a assessoria de imprensa do Vitória Apart Hospital, no Espírito Santo, onde ele estava internado. O corpo vai ser transferido para Campo Grande (MS), segundo a assessoria da Legião da Boa Vontade (LBV).

No acidente, ele teve 80% do corpo queimado, segundo o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga (MG), onde ele recebeu atendimento antes de ser transferido para o Espirito Santo.

Com o piloto, o acidente deixou quatro mortos. No momento da queda morreram uma repórter, um cinegrafista e um fotógrafo da Legião da Boa Vontade, que viajavam para a cobertura da entrega de cestas básicas na campanha de natal. Um sobrevivente – o diretor-executivo da LBV – permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo a equipe médica, o quadro de saúde está em fase de reestabilização e se mantém estável.

Segundo a assessoria da LBV, o cinegrafista e o fotógrafo, de 25 e 26 anos, foram enterrados neste domingo (12), às 10 horas, no Cemitério Parque Jaraguá, em São Paulo. O enterro da repórter, de 35 anos, foi às 14h30 em Campo da Esperança, em Brasília/DF.

Neste sábado (11), três integrantes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), do Ministério da Defesa, estiveram no local do acidente com o avião bimotor B-55. De acordo com o coronel Antônio de Almeida, que esteve no local e concedeu entrevista a afiliada da Rede Globo – Intertv dos Vales –, em 30 dias um relatório desta ação inicial será emitido. Já o prazo para o relatório final é de um ano, “mas depende muito das condições e informações que vamos obter”.

A Polícia Militar acompanhou os trabalhos do Cenipa no local do acidente. Segundo a polícia, a equipe levou o motor do lado esquerdo da aeronave para análise. Eles ainda tiraram fotografias, examinaram o terreno e colheram detalhes para a produção do laudo. O isolamento e a preservação do local ficaram sob a responsabilidade da PM. A polícia informou que a equipe do Cenipa já deixou a cidade e retornaram ao Rio de Janeiro, de onde vieram.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), o avião – modelo BE55, prefixo PT-LEU – decolou do Aeroporto de Vitória às 18h31, desta quinta-feira (9), com destino a Brasília. Horas depois, caiu na zona rural de Bom Jesus do Galho, na região do Vale do Rio Doce de Minas.
FONTE: PORTAL G1

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

VIDEO - Pousando o Paulistinha (PT-KYP) em Amarais (SDAM) - 07-12-10

BARON - BE55 - CAI NO INTERIOR DE MINAS. TRES MORRERAM E DOIS ESTÃO GRAVEMENTE FERIDOS.


Beechcraft Baron, modelo BE55, de matrícula PT-LEU, semelhante ao da foto acima, caiu na noite desta quinta-feira (9) na zona rural de Bom Jesus do Galho, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. O avião levava uma equipe de repórteres da Legião da Boa Vontade (LBV) de São Paulo.


De acordo a Policia Militar (PM), três pessoas morreram carbonizadas no local, uma repórter, um cinegrafista e um fotógrafo. Além disso, duas pessoas ficaram gravemente feridas, o piloto da aeronave e um passageiro que também é da legião. Os dois foram levados para o hospital de Caratinga, também no Vale do Rio Doce, segundo os bombeiros de Manhuaçu, na Zona da Mata, que fizeram o resgate.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), o avião decolou do Aeroporto de Vitória às 18h31, desta quinta-feira (9), com destino a Brasília. A primeira chamada recebida pela polícia foi às 19h45.

Abaixo mais algumas informações sobre a aeronave, que estão disponíveis no portal da Anac.

FONTE: ANAC, PORTAL G1,

sábado, 4 de dezembro de 2010

DIVERSÃO - FRASES DE COMANDANTES

Texto enviado por Talys Soares,


Passa os horários lá pra eles? Diz que o atraso foi DESPACHO.
*
O briefing é o Standart
*
Vamos deixar lido?
*
tá tranquilo aí? vou ali esticar as pernas e já volto...
*
Isso, segura, menos, cede, vem trazendo, isso, mais motor, menos motor, escora, segura, cede, olha a asa ...
*
Chefinha do voo: Pode fechar a porta Cmte?!? Cmte: 'E melhor se nao nao pressuriza e faz um barulhao!!!
*
my controls
*
Qual é nome da chefe?
*
Mais vale 1 pássaro na mão do que 2 no motor...!!
*
Sabe o que quer dizer essa luz?
*
Após o pouso... Co-piloto: Comandante, está com o senhor? Comandante: Sempre esteve bobinho!!!!
*
Faz assim oh...
*
O que o controle disse?!
*
Qual é a frequência do DO?
*
Vou fazer um speech, to saindo da escuta, tá quantos graus lá?
*
Quem foi seu instrutor????!!
*
(depois de o Copiloto mostrar que no manual está diferente)... Comandante: isso aí está errado, esses caras estão loucos.
*
Prepara tudo ai pra gente?
*
Ta autorizado?
*
vai ficar alto...
*
Eu deixei em off pra ver uma coisa
*
(FPL com FL400): ... quatrocentos é muito alto, vou no maximo no três meia
*
Manu, o carregamento falta muitoí?
*
o APU já foi?
*
Fica Tranquilo!
*
A asa passa aí desse lado?
*
Melhor ir reduzindo já
*
Se quiser ir sujando, fica a vontade...
*
Tem alguma coisa no NOTAM?
*
Já lemos o before start?
*
Quando puder, before start checklist
*
O despachante ja foi embora?
*
Entrou quando aqui na firma?
*
Larga esse check list!!!
*
Esse balizador tá de sacanagem...
*
Porque estes porões estão abertos ainda P*#@
*
Vou contar umas mentirinhas lá pra trás, tá quantos graus lá?
*
Põe o avião no chão!
*
Qual é o tempo de voo?
*
Da quanto tempo de escala?
*
Ciente do Glide e do PAPI
*
(em 121.5) Despachoo...na escuta?
*
Sim fui eu que desliguei. esqueci de te avisar.
*
...pode entrar, esse vermelho ai é só água...
*
Ta quente aqui né?
*
Aproveita e já pede um passe pra mim por favor?
*
Fala la com a firma pra gente?
*
Between my well
*
A chegada está inserida e conferida
*
Obrigado...I have (1 segundo após o pouso)
*
Qual o número dessa carta?
*
Vai comer sua sobremesa?
*
Não posso...vou regulamentar...
*
E então Despacho, o atraso é de quem?
*
Ta autorizado descer pra quanto?
*
Pergunta se tem um estimado pro nosso push
*
Tem lanche de passageiro?
*
Fala manu!!
*
Você voava o que antes mesmo?!?
*
Tudo off nada on?
*
(Com a mão já no L/G Lever) -- O que você acha de dar o Trem??
*
Clássica: Eu nao me importo... mas voce sabe como é ne?!? Tem comandante que nao vai gostar!!!

EGPWS SERÁ OBRIGATÓRIO A PARTIR DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010

A partir de 31 de dezembro de 2010, todas as aeronaves com motores a turbina, configuradas com seis ou mais assentos, que fazem voos domésticos de passageiros no Brasil também deverão contar com o Sistema de Percepção e Alarme de Proximidade do Solo (EGPWS). A determinação foi feita pela ANAC em dezembro de 2009 visando aumentar a segurança. O equipamento é utilizado para alertar os pilotos quando a aeronave, mesmo sem estar em procedimento de pouso, estiver se aproximando contra um terreno. Em voos internacionais, o sistema já é exigido para esse tipo de aeronave desde 2007, conforme orientação da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci). Nos últimos anos, a ANAC também passou a exigir outros equipamentos de segurança como TCAS II (sistema anticolisão no ar), equipamentos de comunicação, isolamento termo-acústico, entre outros.
Fonte: ABAG

NOTÍCIAS: TAM NORMALIZA VOOS E É AUTORIZADA A RETOMAR VENDAS

Brasília, 1º de dezembro de 2010 – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), após observar a normalização das operações da companhia aérea TAM, autorizou a empresa a retomar as vendas de bilhetes para voos domésticos a partir das 12h de hoje. Os acréscimos de voos na malha da TAM continuam suspensos até que seja concluída a auditoria conduzida pela ANAC no centro de operações da empresa, em São Paulo.

Nas últimas 24 horas, a companhia demonstrou ter regularizado suas operações. Atrasos e cancelamentos estão dentro da normalidade do sistema.

A suspensão das vendas nos voos da TAM evitou que os atrasos e cancelamentos da companhia prejudicassem mais passageiros, além daqueles que já haviam adquirido bilhetes. No entanto, algumas rotas, especialmente as de maior densidade, começaram a ter voos esgotados em horários de pico, diminuindo a oferta de assentos aos passageiros. Brasília-Congonhas-Brasília; Brasília-Santos Dumont-Brasília e Congonhas-Porto Alegre-Congonhas são exemplos de voos que estão com a oferta de assentos restrita.

A normalização das operações da companhia, conjuntamente com a necessidade de aumento na oferta de assentos, levaram a ANAC a permitir a retomada da venda de passagens pela TAM.

Fonte: Anac

VIDEO - DESCOBERTA A CAUSA DA EXPLOSÃO DE UM DOS MOTORES DO A-380 DA QANTAS

FONTE: PORTAL G1

NO AR O PAPO DE HANGAR - 2011



É isso galera, já está no ar o Papo de Hangar 2011. Com uma nova roupagem, mas mantendo os mesmos links e serviços que nos fizeram conquistar a marca de 50.000 visitas de 2007 a 2010. Aqui vocês continuam encontrando os mais diversos videos ligados a aviação real e virtual, civil e militar, além de imagens, escutas aéreas dos principais aeroportos brasileiros e ainda alguns estrangeiros, sites importantes para os aeronautas, sites das principais companhias aéreas, as principais notícias da Anac, Infraero, FAB, além das postagens que encontro numa busca incansável durante todo ano, visando reunir em um só lugar as principais informações para os aeronautas, aeroviários e entusiastas da aviação.

Lembrando que o Papo de Hangar em um site sem fins lucrativos, que não deseja favorecer nenhuma entidade governamental, muito menos qualquer que seja a companhia aérea ou empresa de serviços aéreos especializados. O único objetivo do site é a maior divulgação dos assuntos de interesse comum a todos nós e que as fontes das postagens serão sempre divulgadas. Me reservo no direito de cometer falhas ortográficas e agradeço profundamente aos que me enviam e-mail's com sugestões, críticas e elogios. Além disso, agradeço também a todos que de uma forma ou de outra me enviam informações para que possam ser divulgadas através do blog.

Desejo a todos vocês um Feliz Natal e que 2011 seja um ano de muitas realizações, segurança nos procedimentos operacionais de voo, boas condições meteorológicas, muita saúde, boas oportunidades de emprego, excelentes resultados para os que irão prestar as bancas da Anac, melhoria nos processos burocráticos, melhores políticas públicas em todos os segmentos, uma carga horária justa e salários compatíves com as atividades dos senhores e senhoras que acompanham este blog. Que o novo ano que estar por vir, traga esperança de um mundo melhor para todos nós.

Obrigado a todos vocês por acompanharem o Papo de Hangar e continuo contando sempre com vocês para um melhor desenvolvimento do site!

Bons voos sempre!!!


Bruno Maciel

VIDEO - FALTAM PILOTOS NO BRASIL

FONTE: PORTAL G1

ESPAÇO AÉREO DA ESPANHA É REABERTO APÓS GREVE DOS CONTROLADORES

O espaço aéreo da Espanha foi reaberto após o caos provocado nas últimas horas devido à paralisação dos controladores de voo, informou a Aena, órgão aeroportuário do país.

A agência já havia informado no seu site que os controladores de voo haviam começado a voltar ao trabalho. No entanto, a expectativa é de que o tráfego aéreo só volte à normalidade entre 24 e 48 horas, disse o ministro do Trabalho, Jose Blanco.


O governo chegou a declarar estado de alerta diante da paralisação, que afetou cerca de 600 mil passageiros em todo país.

A medida, sem precedentes na história da Espanha democrática, significa que os controladores aéreos estariam "mobilizados" com sua entrada em vigor, com duração máxima de 15 dias, segundo explicou em entrevista coletiva o primeiro vice-presidente do Executivo, Alfredo Pérez Rubalcaba.

A Aena não possui ainda um dado exato do número de passageiros afetados. Na sexta-feira, dos 5.032 voos programados apenas 3.346 operaram. Para este sábado estavam previstos 4.307 e, por enquanto, 1.316 deixaram de voar.

Durante as mais de 18 horas em que esteve fechado espaço aéreo espanhol apenas foi permitida a aterrissagem de alguns aviões, a maior parte vindos da América Latina.
FONTE: PORTAL G1

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

NOTÍCIAS: AVIÃO PROJETADO NA UFMG BATE 4º RECORDE MUNDIAL EM 24H

O avião CEA 308 bateu o quarto recorde mundial nesta quinta-feira (2), desta vez na modalidade “velocidade da aeronave em três quilômetros”. Projetado no Centro de Estudos Aeronáuticos do departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, o avião atingiu, de acordo com a universidade, a marca de 360 km/h. O recorde anterior, de 2002 era de uma aeronave austríaca, 351 km/h.



O CEA 308 já havia quebrado outras três marcas na quarta-feira (1º): velocidade em 15 e em 100 quilômetros e tempo de subida até três mil metros. De acordo com a UFMG, em 15 quilômetros o avião alcançou 329 km/h. O antigo recorde era de 292 km/h. Em 100 quilômetros, o modelo chegou a 326 km/h; a marca anterior era de 297 km/h. A aeronave demorou cerca de 10 minutos para atingir três mil metros de altura. Aproximadamente três minutos a menos que o melhor tempo registrado antes.

Todas as marcas foram atingidas no Aeroporto Regional da Zona da Mata, próximo a Juiz de Fora. O brasileiro Gunar Armin pilotou o avião. Segundo o professor de Engenharia Aeronáutica da UFMG Paulo Iscold, “nunca no Brasil havia sido quebrado um recorde mundial em aeronaves motorizadas”.

Dois representantes da Federação Aeronáutica Internacional (FAI) foram responsáveis por julgar a demonstração, segundo a UFMG. Um deles é oficial da National Aeronautic Association (NAA), nos Estados Unidos. O outro pertence à Comissão Aerodesportiva Brasileira (CAB), de acordo com a universidade.

A universidade já produziu 10 aviões-conceito destinados à quebra de recordes. Segundo a UFMG, a instituição é a única no Brasil a projetar e construir esse tipo de aeronave.

FONTE: PORTAL G1