domingo, 20 de novembro de 2011

ENTREVISTA - LARISSA BERNARDO


Amigos do Papo de Hangar, como eu havia dito antes, esse mês entrevistei a Larissa Bernardo que tem 25 anos e atua como Co-piloto de Embraer 190/195 em uma grande companhia aérea brasileira. Larissa tem ensino superior completo, fez o Piloto Privado no Aeroclube de Atibaia, o Piloto Comercial entre o Aeroclube de Campinas e o de Bragança, e antes de ingressar na linha aérea, fez o INVA também no Aeroclube de Campinas. Larissa faz parte de uma família de aviadores, talvez por isso seja um “anjo”. Uma amiga querida por todos que a rodeiam e certamente uma profissional aplicada e muito competente no que escolheu fazer pra o resto da vida. Deixo aqui o meu agradecimento a minha grande amiga Larissa por ter disponibilizado uma parte do seu tempo para responder essas perguntas e espero que todos vocês apreciem a entrevista e quem sabe alguns possam estimular ainda mais a vontade de alçar voos cada vez mais altos.

1. De onde surgiu a idéia de ser Piloto de Avião? Sua família, teve alguma influência?

Sim, com certeza! Nasci respirando aviação, meus pais e meus tios voam! Meu pai é Piloto, minha mãe Comissária de Bordo e com isso minha irmã e eu acabamos seguido os mesmos passos, assim como meus primos! Quando crescemos neste meio no qual a rotina é não ter uma rotina constante, e gostamos disso, fica difícil adaptar-se a outros meios! Já esta no DNA! Foi natural, por opção e amor mesmo...

  1. Quais são as principais dificuldades que você encontrou desde que decidiu iniciar o curso de piloto privado, até os dias de hoje?

Graças a Deus não tive grandes dificuldades! Mas a ansiedade de todas as fases é complicada de lidar! Primeiro o exame medico, depois as provas teóricas, os checks práticos, a prova de inglês, a entrevista de emprego nas companhias, o treinamento no simulador, o treinamento em rota, o check em rota! O saber se vai dar certo ou não é complicado! Parece que de cada um destes momentos depende a nossa vida! Que aquela é nossa única oportunidade e você quer fazer seu melhor com perfeição! Entender e aceitar que nunca saberei tudo, lidar com a auto-cobrança e saber que errar faz parte do processo é complicado!

  1. Você sente algum tipo de preconceito por partes dos passageiros, ao verem você na cabine?

Preconceito Nao!! Acho que ja foi o tempo! Mas surpresa sim! Sempre ouço “Foi voce quem veio “dirigindo”? é gostoso!

  1. Como você vê o cenário atual da aviação civil no Brasil, especialmente para as mulheres?

Na realidade, não consigo diferenciar muito o mercado para mulheres e para homens nos dias de hoje, principalmente na linha aérea! O mercado esta borbulhando de oportunidades, independente do sexo! Hoje ainda vemos poucas mulheres pilotando porque o interesse e a procura nesta área por parte delas é menor! Simplesmente por isso! Mas as oportunidades estão ai, para quem quiser agarra-las!

  1. Você já passou por alguma situação que te fez pensar em desistir de voar?

Não, jamais! Já senti receios e claro alguns medos ao presenciar acidentes e incidentes de perto, mas desistir jamais! Faz parte do meio e da vida estas situações! Na aviação, infelizmente aprendemos com os erros e acertos dos nossos colegas, e nós, pilotos, não temos tempo para lamentações!

  1. O que você acha sobre esse “aquecimento” nas contratações de pilotos por parte das companhias aéreas?

Ao meu ver a aviação é cíclica! Existem muitos altos e baixos e as coisas acontecem da noite para o dia conforme o mercado econômico mundial gira! Quem esta se formando agora, deve aproveitar as oportunidades da melhor forma, pois mesmo torcendo e acreditando que ainda existam muitos campos para que a aviação continue desenvolvendo e gerando novos empregos, pode ser que não perdure por muito tempo! Tudo depende, é bem complexo! O Brasil é muito grande, tem muito potencial e a aviação, principalmente a regional, ainda tem muito para crescer!

  1. Hoje em dia percebemos que temos muito mais pessoas interessadas em fazer o curso de piloto. A que você atribui esse fato?

Eu acredito que deve-se ao fato de que no momento, o mercado esta superaquecido, os empregos e as oportunidades estão surgindo! Ha pouco tempo atrás o mercado encontrava-se fechado, e as oportunidades eram mais raras! Hoje, é diferente! Isso atrai os olhares daqueles que veem de fora a situação e acabam procurando se profissionalizar! Porem, o caminho é longo, exige muita paciência e disciplina, então vejo que muitos procuram, mas poucos finalizam o curso! Existe uma seleção natural...

  1. Quais os conselhos que você dá as mulheres que pretendem seguir a carreira de Piloto de Avião?

A pergunta que mais ouço das meninas é a respeito de preconceito, e minha resposta é sempre a mesma! Tudo depende da maneira como encaramos as situações e a maneira como nos comportamos diante delas! Não leve para o lado pessoal tudo que ouvem, muitas vezes o preconceito, parte de nos mesmos! Não se cobre apenas pelo fato de ser mulher, saiba que tem que se cobrar para se tornar uma boa piloto, faça seu voo buscando a excelência e a padronização, que todos resultados serão consequência disto!

  1. Deixe uma frase para todos aqueles que estão pretendendo iniciar essa tão brilhante carreira e que com certeza encontrarão muitos desafios pela frente:

“Para chegar onde queremos, temos todo um caminho a percorrer! A jornada é tudo! Persista e faça da melhor forma que puder, respeitando as regras e regulamentos de segurança de voo! Ética, disciplina e dedicação são essenciais! Humildade é fundamental! Nunca pense que já sabe o suficiente!”


Bom pessoal, é isso aí. Espero que tenham gostado!

Abraço a todos e bons voos sempre!!!


Bruno Maciel.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

NOTÍCIAS - EX-VEREADOR SE JOGOU DO AVIÃO DURANTE PROBLEMAS NA HORA DO POUSO

A aeronave que enfrentou problemas no momento do pouso e resultou na morte de um dos passageiros na noite de segunda-feira (14), na região sudoeste da Bahia, passará por avaliação técnica, segundo informações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica (Cenipa), regional Recife (PE). O acidente aconteceu na cidade de Condeúba, a cerca de 650 Km de Salvador.
“Faremos uma ação inicial, buscando informações básicas para dar prosseguimento às investigações técnicas. Queremos saber os fatores que contribuíram. O resultado será usado para a criação de recomendações de segurança a todos os envolvidos na atividade de voo”, afirmou o investigador da Aeronáutica em Recife, José Roberto Mendes. Segundo ele, os proprietários foram orientados a não interferir na cena do acidente para que os técnicos possam encontrar a situação preservada. As equipes responsáveis pelo trabalho devem sair do Recife ainda durante a manhã.
O ex-vereador do município Agnaldo José Pereira, de 44 anos, se desesperou com o pouso forçado e se jogou da aeronave, sendo atingido pela estrutura do próprio avião. Ele morreu na hora. O ex-político viajava junto com o irmão piloto e um primo, que não sofreram ferimentos. Por volta das 21h, quando a aeronave se aproximava da pista particular da família, dentro de uma fazenda, ocorreu o acidente, cujas causas serão investigadas. A área foi isolada e a aeronave permanece no local na manhã desta terça-feira. A fuselagem do avião sofreu pequenas avarias.
O corpo do ex-vereador foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista, a cerca de 150 Km de Condeúba. Segundo informações de familiares, o corpo será velado na Câmara Municipal e encaminhado para o povoado de Alegre, a cerca de 40 Km, onde ele nasceu. Agnaldo assumiu dois mandatos, de 2000 a 2008 e tinha três filhos.
Segundo familiares, a pista de pouso foi construída há cerca de dois anos e meio e é coberta de cascalho (não é asfaltada). O local fica um pouco afastado da zona urbana de Condeúba. Na delegacia da cidade, ninguém prestou depoimento sobre o acidente. Segundo agentes da unidade policial, os familiares envolvidos não têm condições emocionais de prestar esclarecimentos.
FONTE: PORTAL G1

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

VIDEO - WE ARE EMBRAER (SOMOS A EMBRAER)

VIDEO - CMTE HERNANI DIPPOLITO VOANDO STEARMAN

AGUARDEM!!!

Olá amigos, buenas...
Após um tempo sem postagens, o Papo de Hangar está voltando com toda força. E para celebrar esse retorno, estamos preparando uma entrevista com pilotos de companhias aéreas brasileiras, que irão falar um pouco sobre as suas trajetórias, as dificuldades, o mercado de trabalho e as promessas para o futuro da aviação civil no Brasil.
E para começar, entrevistei a Larissa Bernardo, Co-piloto de Embraer 190/195 e uma pessoa muito querida por todos. Ainda esse mês estará disponível para vocês a entrevista na íntegra.

Abraço a todos e bons voos sempre!!!

Bruno Maciel.