
Tal medida teria sido tomada para diminuir o tráfego de informações, já que o número de controladores não está conseguindo atender com segurança a demanda dos vôos dessas regiões. Com essa decisão o DECEA espera diminuir a sobrecarga dos controladores que atuam nesses locais.
A proibição, como era de se esperar incomodou muitos que operam na aviação geral em VFR, tendo em vista que em algumas regiões serranas, a topografia chega muito perto do nível que esses aviões terão de voar, tornando o vôo ainda mais perigoso, como na Serra da Mantiqueira, no sul de Minas com montanhas que chegam a 9.000'.
O fato pode estar levando muita gente a voar com o Transponder desligado para poder ultrapassar alguns obstáculos, o que aumenta o risco de acidentes. Sem falar também que a restrição concentrará um número maior de aeronaves em um espaço aéreo menor. Outro fator agravante para a segurança é que a formação de nuvens cumulus nessas regiões, normalmente estacionam entre o FL070 e o FL090.
O DECEA informou que a medida que novos profissionais forem incorporados a situação irá se normalizando. O órgão estima que o número ideal de controladores para o Brasil só será atingido dentro de 10 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário