terça-feira, 17 de março de 2009

Bem, pessoal, galera dos ares... rss Aceitei o convite do nosso amigo Cmte. Maciel e sou agora colaborador do nosso espaço sobre as novidades do mundo da aviação. Na minha "coluna" inaugural, destaco uma questão há tempos em discussão no âmbito aeronáutico em território potiguar, a instalação de um ILS no aeroporto de Natal.

Desde de 2007 ou antes eu ouço falar sobre a instalação de um ILS para a 16L de Natal (SBNT). Recentemente li a respeito no Blog do nosso amigo Thomas, o SBFZ ATC, por sinal, ótima fonte das notícias de aviação e onde sou ouvinte na excelente rádio-escuta disponível na página.Para minha surpresa, ontem à noite, "lincado" no ATC SBFZ, ouvindo a fonia do Centro Recife, um comandante questionou a entrega do equipamento para aproximação ILS para a uno meia esquerda. A propósito, o Blog já expôs a carta com o procedimento IFR, da data de 19 de março de 2009.

Mas foi hoje à tarde que realmente percebi que está bem próximo de o auxílio ser entregue. Uma aeronave do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Vôo) sobrevoou Natal por várias vezes, relatando informações referentes ao procedimento, constatado numa modesta escuta no velho e bom radinho do meu primo Samuel. No meu ponto de vista, SBNT estava mesmo precisando de um Sistema de Aproximação por Instrumento de precisão, uma vez que em condições de chuva muito forte e teto e visivilidade baixos, fato que não tem sido raro por aqui nos últimos anos, o Aeroporto Internacional Augusto Severo chega a fechar pra pousos, tendo seus vôos "presos" em órbitas por valorosos minutos ou alternados para o Guararapes, em Recife, que oporera ILS na pista 18. A operação da principal pista do nosso aeroporto com o ILS Cat I trará, sem dúvida, economia e conforto.

Sem mais por enquanto, até a próxima e excelentes vôos e sucesso para todos. Abraços

Um comentário:

Bruno Maciel disse...

Valeu Marcão, show de bola poder contar com sua participação e espero que essa parceria continue e se estenda... Um abraço!!!
Bons voos a todos... sempre!