domingo, 20 de novembro de 2011

ENTREVISTA - LARISSA BERNARDO


Amigos do Papo de Hangar, como eu havia dito antes, esse mês entrevistei a Larissa Bernardo que tem 25 anos e atua como Co-piloto de Embraer 190/195 em uma grande companhia aérea brasileira. Larissa tem ensino superior completo, fez o Piloto Privado no Aeroclube de Atibaia, o Piloto Comercial entre o Aeroclube de Campinas e o de Bragança, e antes de ingressar na linha aérea, fez o INVA também no Aeroclube de Campinas. Larissa faz parte de uma família de aviadores, talvez por isso seja um “anjo”. Uma amiga querida por todos que a rodeiam e certamente uma profissional aplicada e muito competente no que escolheu fazer pra o resto da vida. Deixo aqui o meu agradecimento a minha grande amiga Larissa por ter disponibilizado uma parte do seu tempo para responder essas perguntas e espero que todos vocês apreciem a entrevista e quem sabe alguns possam estimular ainda mais a vontade de alçar voos cada vez mais altos.

1. De onde surgiu a idéia de ser Piloto de Avião? Sua família, teve alguma influência?

Sim, com certeza! Nasci respirando aviação, meus pais e meus tios voam! Meu pai é Piloto, minha mãe Comissária de Bordo e com isso minha irmã e eu acabamos seguido os mesmos passos, assim como meus primos! Quando crescemos neste meio no qual a rotina é não ter uma rotina constante, e gostamos disso, fica difícil adaptar-se a outros meios! Já esta no DNA! Foi natural, por opção e amor mesmo...

  1. Quais são as principais dificuldades que você encontrou desde que decidiu iniciar o curso de piloto privado, até os dias de hoje?

Graças a Deus não tive grandes dificuldades! Mas a ansiedade de todas as fases é complicada de lidar! Primeiro o exame medico, depois as provas teóricas, os checks práticos, a prova de inglês, a entrevista de emprego nas companhias, o treinamento no simulador, o treinamento em rota, o check em rota! O saber se vai dar certo ou não é complicado! Parece que de cada um destes momentos depende a nossa vida! Que aquela é nossa única oportunidade e você quer fazer seu melhor com perfeição! Entender e aceitar que nunca saberei tudo, lidar com a auto-cobrança e saber que errar faz parte do processo é complicado!

  1. Você sente algum tipo de preconceito por partes dos passageiros, ao verem você na cabine?

Preconceito Nao!! Acho que ja foi o tempo! Mas surpresa sim! Sempre ouço “Foi voce quem veio “dirigindo”? é gostoso!

  1. Como você vê o cenário atual da aviação civil no Brasil, especialmente para as mulheres?

Na realidade, não consigo diferenciar muito o mercado para mulheres e para homens nos dias de hoje, principalmente na linha aérea! O mercado esta borbulhando de oportunidades, independente do sexo! Hoje ainda vemos poucas mulheres pilotando porque o interesse e a procura nesta área por parte delas é menor! Simplesmente por isso! Mas as oportunidades estão ai, para quem quiser agarra-las!

  1. Você já passou por alguma situação que te fez pensar em desistir de voar?

Não, jamais! Já senti receios e claro alguns medos ao presenciar acidentes e incidentes de perto, mas desistir jamais! Faz parte do meio e da vida estas situações! Na aviação, infelizmente aprendemos com os erros e acertos dos nossos colegas, e nós, pilotos, não temos tempo para lamentações!

  1. O que você acha sobre esse “aquecimento” nas contratações de pilotos por parte das companhias aéreas?

Ao meu ver a aviação é cíclica! Existem muitos altos e baixos e as coisas acontecem da noite para o dia conforme o mercado econômico mundial gira! Quem esta se formando agora, deve aproveitar as oportunidades da melhor forma, pois mesmo torcendo e acreditando que ainda existam muitos campos para que a aviação continue desenvolvendo e gerando novos empregos, pode ser que não perdure por muito tempo! Tudo depende, é bem complexo! O Brasil é muito grande, tem muito potencial e a aviação, principalmente a regional, ainda tem muito para crescer!

  1. Hoje em dia percebemos que temos muito mais pessoas interessadas em fazer o curso de piloto. A que você atribui esse fato?

Eu acredito que deve-se ao fato de que no momento, o mercado esta superaquecido, os empregos e as oportunidades estão surgindo! Ha pouco tempo atrás o mercado encontrava-se fechado, e as oportunidades eram mais raras! Hoje, é diferente! Isso atrai os olhares daqueles que veem de fora a situação e acabam procurando se profissionalizar! Porem, o caminho é longo, exige muita paciência e disciplina, então vejo que muitos procuram, mas poucos finalizam o curso! Existe uma seleção natural...

  1. Quais os conselhos que você dá as mulheres que pretendem seguir a carreira de Piloto de Avião?

A pergunta que mais ouço das meninas é a respeito de preconceito, e minha resposta é sempre a mesma! Tudo depende da maneira como encaramos as situações e a maneira como nos comportamos diante delas! Não leve para o lado pessoal tudo que ouvem, muitas vezes o preconceito, parte de nos mesmos! Não se cobre apenas pelo fato de ser mulher, saiba que tem que se cobrar para se tornar uma boa piloto, faça seu voo buscando a excelência e a padronização, que todos resultados serão consequência disto!

  1. Deixe uma frase para todos aqueles que estão pretendendo iniciar essa tão brilhante carreira e que com certeza encontrarão muitos desafios pela frente:

“Para chegar onde queremos, temos todo um caminho a percorrer! A jornada é tudo! Persista e faça da melhor forma que puder, respeitando as regras e regulamentos de segurança de voo! Ética, disciplina e dedicação são essenciais! Humildade é fundamental! Nunca pense que já sabe o suficiente!”


Bom pessoal, é isso aí. Espero que tenham gostado!

Abraço a todos e bons voos sempre!!!


Bruno Maciel.

2 comentários:

Rodrigo Ronasi disse...

Ôoo Brunão,não conhecia este seu lado reporter.Dei uma voada por aqui e gostei do Blog,tem conteúdo,bem legal.Tirei umas fotos do céu cortado pelos rastros das aeronaves, pra você ver como deve ser louco o espaço aéreo aqui na Holanda,depois te envio. Parabens pelo blog, pela entrevista e pelas conquistas na sua vida!Voe cada vez mais alto parceiro!Felicidades!!

Seu brother de sempre, Rodrigo

Roberto HN disse...

O aeroclube de Campinas realmente forma muitos profissionais, é legal ver os amigos conquistando seu lugar nas Cias. Parabéns pela matéria, cmte Roberto Leite,
mundoaviacaobrasil.com