domingo, 21 de outubro de 2012

NOTÍCIAS - NOTA DA ANAC À IMPRENSA REFERENTE À AERONAVE CARGUEIRA DA CENTURION EM VIRACOPOS

Em relação ao acidente ocorrido no dia 13 de outubro, com a aeronave cargueira da empresa Centurion, o qual interditou a pista de pouso e de decolagem do aeroporto de Viracopos, a Secretaria de Aviação Civil informa:
1)   A Infraero, em conjunto com a Advocacia Geral da União (AGU), prepara ação indenizatória a ser interposta contra a empresa Centurion. Estima-se que os prejuízos materiais decorrentes da interdição do aeroporto sejam da ordem de R$ 3 milhões. Ainda estão em avaliação os valores referentes aos danos morais sofridos com o episódio. A Infraero vai apurar a atuação das outras empresas contratadas pela Centurion para a operação de retirada da aeronave.
2)  A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aplicará multa à empresa Centurion devido a transtornos causados aos passageiros e à malha aérea no período da interdição do aeroporto. Os levantamentos iniciais apontam para imposição de multa no valor de pelo menos R$ 2,8 milhões.
3) Com relação à possibilidade de operação da pista antes da retirada da aeronave, a SAC reitera que as autoridades aeronáuticas brasileiras priorizam a segurança das pessoas, independentemente de interesses econômicos. Os órgãos envolvidos julgaram que a pista somente poderia ser reaberta com segurança após a retirada completa do cargueiro. A SAC ressalta que todos os procedimentos realizados para a remoção do cargueiro da pista de Viracopos foram monitorados rigorosamente pelos órgãos de governo e empresas envolvidas no processo, inclusive a Azul, que acompanhou todos os passos da operação.
Informa que todos os órgãos relacionados ao sistema de aviação civil brasileiro estão avaliando os eventos subsequentes ao acidente da aeronave da Centurion em Viracopos. O governo revisará os procedimentos e as normas operacionais do setor, e julgará quais medidas ou revisões legais serão necessárias para aperfeiçoar as estratégias listadas nos planos de contingência desse segmento.
Por fim, o governo brasileiro trabalha pela qualidade dos serviços prestados e está atento à segurança operacional nos aeroportos brasileiros.


Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Aviação Civil
Telefones: (61) 3313 - 7076, (61) 3313 - 7067

FONTE: ANAC

Nenhum comentário: