quarta-feira, 10 de junho de 2015

TEXTO - COMO ESTRAGAR SUA INSTRUÇÃO PARTE 2/3

Amigos aviadores e entusiastas, dando continuidade aos textos compilados do blog Fora do Solo, escritos pelo meu amigo Adriano Axel, Piloto Comercial e Engenheiro Naval que dá mais algumas dicas sobre que vocês precisam fazer para estragar efetivamente a sua instrução de voo. Aproveitem!

Esta série de artigos revela regras infalíveis para que aquele seu demônio interior, ansioso por arruinar seu curso de aviação, consiga pleno êxito. Três regras já foram abordadas no artigo anterior, mas se você ainda não se deu por satisfeito, aqui estão mais quatro que são tiro e queda (o trocadilho foi sem querer):

4 - Rejeite críticas, elas só chateiam. Você já fez alguns vôos. Suas curvas e seus pousos sairam ainda melhor que no flight simulator. Então para que perder tempo ouvindo críticas? Elas vão querer fazer você pensar diferente sobre coisas em que estava 100% certo, e ainda vão querer tomar seu tempo com assuntos com os quias nem queria pensar. Como detalhes a mudar no seu jeito de fazer fonia, ou o capricho com que você levou o planejamento da sua navegação. Dar atenção às críticas e buscar avaliar o que se pode aprender com cada uma é um atalho eficiente demais para fazer de qualquer pessoa um piloto melhor, o que arruinaria seus planos de estragar sua instrução. Ignore as críticas, sempre!

5 - Selfies, tire muitos selfies! De que adianta pagar uma fortuna na hora de vôo e estudar regulamentos chatos de tráfego aéreo se não puder fazer uma inveja aos seus amigos e familiares? E qual menininha vai acreditar que você é piloto mesmo se o seu facebook e instagram não estiverem coalhados de fotos suas no ar, pra valer? Ou como calar a boca daquele machista mala que não acreditava que uma mulher como você poderia pilotar um avião, se não publicar logo uma foto como prova? Não perca tempo em vôo ouvindo seu instrutor ou se concentrando no S sobre estrada (pra que serve isso mesmo?). Voando, você já está acumulando hora de vôo, não está? Então aproveite para tirar tantos selfies quanto conseguir! Sua instrução vai pro vinagre, mas suas redes sociais vão bombar. Infalível.

6 - Não planeje seus vôos. O instrutor já sabe o que fazer. Toda vez é a mesma navega de sempre. E ele não vai querer perder a chance de fazer mais um voo. Então, não precisa encanar planejando tudo. Chegue lá, invente uma desculpa de que não teve tempo de fazer direito sua lição de casa, e pronto, saia pra curtir seu voo. Sem perder tempo com o planejamento, inclusive, você estará com a cabeça mais livre para seguir as dicas 5 e 2 desta lista. Aproveite o passeio.

7 - Não leia o manual do avião. O avião tem um manche, pedais, acelerador, mistura, magnetos, seletora e master. Pronto. Não é tanta coisa assim. O resto tá fazendo volume, como o ar quente do carburador (que não serve para nada, não é?) E já viu o tamanho dos manuais? Até do Paulistinha? Aquilo tudo é enrolação. O que for importante mesmo, pra valer, o instrutor vai acabar falando pra você, não vai? É como ler um romance gigante para o vestibular, ou ler o resumo, ou esperar para falar com alguém que leu o livro e o resumo. Essa terceira opção é muito mais otimizada. E você não se cansa tentando pensar por você mesmo, que é uma habilidade que você não quer perder tempo cultivando. Porque cansa e você anda sem prática.Sem perceber, mais cedo ou mais tarde, todos nós somos expostos à tentação de seguir alguma dessas regras. Quantas vezes você já cedeu?

Fonte: Fora do Solo

Nenhum comentário: