sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

INFRAERO - OPERAÇÃO VERÃO 2008

Operação VERÃO 2008

Núcleos de Acompanhamento e Gestão Operacional. É este o nome escolhido pela Infraero para os novos centros que vão funcionar nos principais aeroportos da rede durante o período de alta temporada e, se necessário, nos momentos de contingência que provoquem atrasos generalizados de vôos. “Estamos trabalhando com medidas preventivas para garantir maior conforto ao usuário, principalmente nesta época”, explica o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi.

Os Núcleos trabalham em ligação direta com o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA). Um manual de procedimentos acaba de ser aprovado e dá as principais orientações aos aeroportos, tais como: monitoração constante das salas de embarque; atenção para a pronta acoplagem e desacoplagem das pontes de embarque; verificação se as empresas aéreas estão inserindo as informações corretas referentes aos vôos e notificando aquelas que não procedem; checagem do funcionamento das esteiras de bagagem, entre outras.

Na prática, o Núcleo de Brasília, funcionará como uma sala de gerenciamento, 24 horas por dia, onde cada “situação anormal” deverá ser solucionada em um tempo mínimo. Gerentes de segurança, operações, manutenção, imprensa e supervisores vão se revezar em escalas. Eles irão acompanhar o funcionamento dos principais aeroportos (Guarulhos/SP, Congonhas/SP, Galeão/RJ e Brasília/DF) por meio de um check list diário enviado pelos aeroportos.

Todo o processo está a cargo do diretor de Operações da Empresa, o Tenente Brigadeiro do Ar Cleonison Nicácio Silva. Ele explica que pessoas-chave vão receber relatórios constantes sobre o funcionamento dos estacionamentos; balcões de check in; saguões e salas de embarque; sistemas de informações; áreas de inspeção de bagagens (raio-x); pátios e demais áreas dos aeroportos. “Se surgir alguma situação anormal, as equipes de plantão informarão aos Núcleos para que a solução possa ser aplicada imediatamente, evitando o efeito cascata sobre outros aeroportos... A intenção é evitar transtornos e dar mais tranqüilidade aos passageiros”, antecipa.


Nenhum comentário: