QUAL A MELHOR AERONAVE PARA INSTRUÇÃO PRIMÁRIA

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

TENSÃO PRÉ-VÔO



Em entrevista a Revista Frequência Livre (edição 38) o Cmte. Gustavo H. Albrecht fala sobre a Tensão Pré-vôo. Uma situação pouco discutida mas muito freqüente na aviação geral. Acompanhe abaixo trechos da reportagem:

Em todos os manuais e cursos de pilotagem aprendemos que o sucesso de um vôo começa no seu adequado planejamento e na concentração do piloto na hora de sua execução.

“...quando pousamos em aeroportos controlados no Brasil, a única garantia do regresso é um carro de apoio...”

“...quanto mais complexo for o vôo, mais cuidadoso deverá ser seu planejamento e maior deverá ser a concentração do piloto durante o mesmo...”

“...além do planejamento do vôo em si, a preparação da aeronave com o abastecimento, o pré-vôo e o carregamento adequado atendendo as limitações de peso e balanceamento e o preenchimento do Plano de Vôo são tarefas que devem ser cumpridas...”

“...quanto maior o aeroporto, maiores as chances de nos estressarmos com a burocracia e quanto mais atrasado é o país, mais burras são suas leis e mais burocrática é sua aviação...”

“...a dificuldade no acesso ao avião no pátio, o abastecimento que não chega, a torre que só autoriza a decolar na hora colocada no plano, o plano que não é aceito por telefone, os órgãos de controle que insistem em controlar um vôo VRF, são algumas coisas que também estressam um piloto...”

“...o CENIPA, órgão central do sistema responsável pela segurança de vôo, poderia agir junto à ANAC e DECEA para tentar, através de mudanças na legislação, minimizar as situações que possam gerar TENSÃO PRÉ-VÔO nos pilotos...”

Fonte: Revista Frequência Livre – aviação & emoção (ALBRECHT, Gustavo, ed. 38)

Nenhum comentário: