sábado, 6 de junho de 2009

CURIOSIDADES: COMO FUNCIONA A CAIXA-PRETA DE UMA AERONAVE

Vamos procurar entender como funciona a "caixa-preta" de uma aeronave. Em primeiro lugar o costumamos chamar de "caixa-preta" são, na verdade, duas caixas distintas de cor laranja.

  • CVR (Cockpit Voice Recorder ou Gravador de Voz do Cockpit) fica localizada na cauda da aeronave (região que normalmente recebe menor impacto em caso de acidentes) e é responsável por registrar as conversas entre os pilotos e outros sons da cabine através de um microfone que fica instalado no cockpit. Precisa resistir a uma temperatura de 1.100° por 30min e a uma profundidade de 6 mil metros em caso de queda na água.

  • FDR (Flight Data Recorder ou Gravador de Dados do Voo) e também se localiza na cauda da aeronave, mas separada da CVR para evitar que as duas sejam destruídas em caso de impacto maior de um lado do que de outro. Ela pode gravar até 25h continuas e registra os dados do voo como a velocidade, potência dos motores e comportamento do sistema de freios.
Dentro da "caixa-preta" existe um cilindro que pode se feito de aço ou até mesmo de titânio e no interior do cilindro existe um revestimento de silicone evitando assim que os chips com os dados se danifiquem com o impacto. Para evitar a perda de dados as informações ficam gravadas em vários chips. Mesmo no caso de uma pane elétrica, a caixa-preta tem uma bateria própria, que é acionada quando ela se solta do avião ou quando ele apresenta uma pane elétrica.a caixa preta continuaria registrando dados. Assim ela continua registrando dados até o momento de um eventual impacto. Depois do impacto, o dispositivo é programado para emitir um sinal para que possa ser localizado por até 30 dias.

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