segunda-feira, 13 de julho de 2009

[IVAO-BR NOTAM] Padronizacao da Coordenacao Escrita UNICOM‏

Caros membros da IVAO Divisão Brasileira,
A IVAO BR, a partir deste segundo semestre, implantou a mais nova estrutura referente a coordenação escrita em ambiente UNICOM - 122.80 MHz.
Houve a necessidade de lançar tal padronização, visto que muita informação desnecessária é transmitida na rede durante o voo, o que nos gera muita inconveniência devido a poluição textual apresentada em tela.

Portanto, solicitamos à todos que consultem o documento AOD-001/09 PADRONIZAÇÃO DA COORDENAÇÃO ESCRITA UNICOM 122.80, disponível em http://www.ivaobr.com/home/treino/downloads/AOD-00109.pdf a fim de se atualizarem quanto a nova estrutura aplicada em nossa divisão.

A estrutura da coordenação escrita é definida de acordo com a cronologia dos fatos, conforme a seguir:

- Localização da ação
- Posição
- Natureza da ação
- Detalhes da ação
Aproveitamos para apresentá-los algumas dicas que o ajudarão a elaborar suas respectivas coordenações. Vamos a elas:
Antes de emitir quaisquer mensagens de coordenação em ambiente UNICOM, façam quatro perguntas a sí mesmos:

1) Onde estou?
2) Que lugar estou de onde estou?
3) O que farei?
4) Como farei?

Portanto, solicitamos a todos que atendam a nova padronização das mensagens de coordenação. A nova estrutura busca atingir maior praticidade aos pilotos o que tornará mais ágil a transmissão das ações, visto que textos longos e reportes desnecessários serão omitidos, proporcionando maior segurança a agilidade aos envolvidos.

Mostre-nos que você também é um membro disciplinado e que já se atualizou quanto novidade da IVAO Divisão Brasileira. Ponha em prática a nova estrutura de coordenação e tenha ótimos voos.

IVAO Brasil
Divisão Brasileira.
Enviado por Gabriel Dorneles

Nenhum comentário: