sexta-feira, 30 de outubro de 2009

FOI ENCONTRADO O C-90 DA FAB


"O Comando da Aeronáutica e a Fundação Nacional de Saúde informam que uma aeronave C-105 Amazonas do 2°/10° GAv localizou às 9h40, horário local, a aeronave C-98 que estava desaparecida desde ontem. Dos onze ocupantes do avião, um está desaparecido e há indícios de um possível óbito. Há nove sobreviventes que passam bem.
A aeronave pousou no rio Ituí, afluente do rio Javari, entre as Aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Murugos). O C-98 foi inicialmente localizado por índios da tribo dos Matis e a Força Aérea Brasileira enviou para o local as aeronaves que estavam engajadas na operação de busca.
O C-98 Caravan pertence ao 7º Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA), sediado em Manaus (AM), e desapareceu na manhã de ontem (29/10) quando realizava um voo entre as cidades de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM). Onze pessoas estavam a bordo, sendo quatro militares e sete civis."

Piloto do helicóptero da PM ganhará medalha


O capitão da Polícia Militar, Marcelo Vaz de Souza, que pilotava o helicóptero da Polícia Militar alvejado por traficantes no dia 17 de outubro no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, vai receber a medalha Pedro Ernesto, da Câmara de Vereadores municipal. A solenidade está marcada para o dia 06 de novembro, às 10 horas.
Na manhã de sábado (17), os helicópteros Fênix 2 e 3, da Polícia Militar, saíram para dar apoio aos policiais cercados por traficantes na favela.
Na noite anterior e durante a madrugada, segundo a polícia, mais de cem bandidos do morro São João tinham invadido o morro dos Macacos para tomar os pontos de tráfico. Os policiais encontraram fogo pesado em todas as frentes. “Quando estávamos subindo também encontramos ali cerca de 30 a 40 bandidos que estavam descendo já da comunidade para uma fuga”, lembrou o capitão, que chegou a resgatar dois policiais feridos e estava voltando para dar reforço à operação quando o helicóptero foi atingido. “Estávamos contornando a pedra. Era o momento em que eu tinha decisão de sair, só que infelizmente eu já saí alvejado”, contou Marcelo Vaz.
Para Marcelo, o ato de heroísmo ficou por conta do treinamento que recebeu e o ensinou a manter o sangue frio. “Gritando fogo, gente ferida, o outro helicóptero chamando pelo rádio, como é possível manter o sangue frio? Eu procurei me desligar daquilo e levar a máquina para o pouso”, conta o capitão, que fez operações de salvamento nas enchentes de Santa Catarina, ano passado, e, há três semanas, refez o curso de emergência em voo.

Fonte: Portal G1

NOTÍCIAS - CESSNA C-98 CARAVAN DA FAB DESAPERECEU NA AMAZÔNIA


A Força Aérea Brasileira (FAB) informou na noite desta quinta-feira (29) que recebeu um sinal de emergência do avião desaparecido na região amazônica. A aeronave transportava 11 pessoas - quatro tripulantes e sete passageiros -, que estavam a serviço da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Segundo a FAB, o sinal foi emitido 58 minutos após a decolagem. A aeronave seguia de Cruzeiro do Sul (AC) para Tabatinga (AM).
Ainda de acordo com a Força Aérea Brasileira, com base nas últimas informações, foi possível estabelecer uma área para o início das buscas, que vão prosseguir durante a noite.
Neste momento, sete aeronaves da FAB e uma do Exército Brasileiro participam das buscas ou estão em deslocamento para a região: dois helicópteros H-60L BlackHawk, um helicóptero HM-3 Super Cougar (Exército), um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-105 Amazonas e um R-99, dotada de sensor para varredura térmica, a exemplo do que ocorreu no caso do voo AF-447.

De acordo com o professor de aeronáutica Cláudio Roberto Scherer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), o C-98 Caravan é usado para transporte, tanto na aviação civil quanto na militar. "É uma aeronave de turbo-hélice pequena, usada para levar poucas pessoas em trajetos curtos", explica. O comandante Renato Nascimento, ex-piloto da FAB e hoje na aviação civil, afirma que a aeronave "não tem muitos recursos". "É um aviãozinho pequeno, monomotor. O problema com o monomotor é que se o motor falha, você não tem outro", explica.

Fonte: Portal G1

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Grande Natal receberá um Aeroporto-Cidade

Abrindo uma porta para o mundo - São Gonçalo do Amarante terá, dentro de poucos anos, um dos mais modernos aeroportos do mundo. O que a princípio seria um aeroporto intermodal (de carga e passageiros), passou a ser um aeroporto-cidade, contando com área reservada para hotéis e até parque temático. Com a redefinição do modelo, o custo subiu de R$ 150 milhões para mais de R$ 500 milhões. Há três empresas estrangeiras, da Espanha e França, interessadas em investir no aeroporto de São Gonçalo do Amarante por meio da Parceria Público Privada.
Os investimentos a serem feitos tanto na elaboração do projeto quanto para a implantação dos acessos totalizam mais de R$ 30 milhões, e está incluído na contrapartida do Governo do Estado ao empreendimento. Por meios destes acessos, o aeroporto ficará ligado às BRs 406, 304 e 226.
O Governo do Estado, que já fez a desapropriação de terras em torno do aeroporto, está também providenciando as escrituras públicas que devem sair em nome da União para dar início ao processo de licitação com vistas às obras de implantação dos acessos ao novo terminal, que quando concluído será um dos maiores da América Latina.
A inauguração da primeira etapa está prevista para o ano de 2009, o Complexo Aeroportuário da Grande Natal terá, quando totalmente construído, capacidade para um movimento anual de 40 milhões de passageiros a partir de 2020.Concebido para ser um dos mais modernos e maiores aeroportos de todo o mundo, o de São Gonçalo do Amarante tornará o hoje Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, uma área exclusivamente militar, de responsabilidade da Força Aérea Brasileira.
Somente em sua primeira etapa, o futuro aeroporto terá capacidade para receber até dez aeronaves A380, o maior e mais moderno avião de passageiros já concebido. O terminal de cargas terá, também, na primeira etapa, capacidade para quatro aeronaves do mesmo porte. E o número que mais impressiona: quando estiver totalmente instalado o Aeroporto de São Gonçalo terá capacidade para abrigar, em seu pátio, 156 aviões do porte do A380.
A fase atual comportar estudos e definições básicas, como a planta topográfica que levou entre três e quatro meses para ficar pronta. O projeto de drenagem, fundamental numa área que chega a chover até 600 milímetros cúbicos no mês de maio, está em sua fase final. O sítio do aeroporto terá uma área de 370 mil metros quadrados destinada à acumulação de águas pluviais. Outros 300 mil metros quadrados farão parte da área de preservação.
A configuração do terminal já está pronta. Falta ser consolidado apenas o plano diretor que será submetido ao Departamento de Aviação Civil (DAC). A estação de passageiros ainda não foi licitada. O projeto ainda não está pronto. A primeira etapa, a ser inaugurada em 2009, terá o terminal de carga, pátio, pista de pouso e decolagem, com 3 mil metros de extensão por 45 metros de largura, além do acesso.
O Governo do Estado já concluiu a licitação para realização de estudos sobre a montagem do complexo viário que servirá ao aeroporto. A Prefeitura de São Gonçalo terá um papel fundamental: o da elaboração da legislação urbana, fundamental para a preservação do sítio do futuro aeroporto. Somente isto garantirá que o aeroporto não enfrente, no futuro, os mesmos problemas que todos os demais, cercados pela invasão urbana em áreas que deveriam ser de preservação.
Conselho Metropolitano
O cronograma da construção do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante e as modificações na infra-estrutura viária que precisarão ser feitas para comportar o grande tráfego a ser gerado com a instalação da obra são as duas maiores preocupações do Conselho Metropolitano de Natal. Durante a sua 6ª reunião em dezembro de 2005, que teve como tema "IMPACTOS DO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL"; o Secretário Wagner Araújo, representantes da bancada Federal, técnicos da Infraero e os prefeitos da grande Natal.
Segundo Wágner, de nada adianta uma obra ficar pronta sem a outra. Ele disse que o Estado e os municípios estão fazendo a sua parte. Contratada após vencer licitação, uma empresa está cuidando dos projetos executivo e ambiental e deve apresentar duas a três propostas para os acessos. As vias ligando o aeroporto a Natal, São Gonçalo e Macaíba são uma parte das modificações viárias que precisarão ser feitas para suportar os impactos no trânsito. "Toda essa estrutura precisará estar funcionando, senão vamos ter problemas de estrangulamento. Isso porque com o aeroporto de São Gonçalo a entrada de Natal será a Zona Norte", disse o presidente do Conselho Metropolitano de Natal.
O Secretário também afirmou que o Governo do Estado entrará com a maior parte dos recursos, cabendo aos municípios a menor parte. Os acessos devem consumir do Governo em torno de R$ 30 milhões. Parte dos recursos faz parte do Plano Plurianual (PPA), enquanto o restante (R$ 20 milhões), é do Orçamento Geral da União (OGU). "Esses recursos foram conseguidos pela bancada parlamentar do RN na Câmara Federal", informou Wágner Araújo.
O que foi investido até agora
Até o momento, a Infaero investiu cerca de R$ 35 milhões, o superintendente regional da Infraero, Manoel Henrique Cardoso Bandeira, e o gerente de obras da empresa aeroportuária, Ibernon Martins Gomes, anunciaram que até dezembro de 2006 serão aplicados mais R$ 100 milhões na obra. Eles asseguraram que o cronograma está dentro do prazo anunciado - o ano de 2010. "O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ficou sem receber recursos da Infraero e nós nunca ficamos. É importante dizer isso porque há muita especulação em torno do andamento das obras. Nós temos um planejamento seqüencial e estamos seguindo", disse Ibernon Martins.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Norte

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CADASTRO DE CURRICULO - COMPANHIAS AÉREAS NACIONAIS

Tenho recebido muitos e-mail's de pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho atuando como aeronautas ou aeroviários. Sempre me perguntam como fazer para conseguir um emprego na área e a minha resposta é sempre a mesma: Cadastre o curriculo nos sites das companhias. Mas vendo que muitos vem encontrando dificuldades em localizar o menu "Trabalhe Conosco", estou disponibilizando abaixo os links para cadastramento de curriculos das principais companhias aéreas internacionais.
Vale lembrar que além das linhas aéreas, existem as empresas de serviços aéreos especializados, que lidam diretamente com as aeronaves, como a SATA, SWISSPORT, VIT SOLO, etc. São empresas compostas de pessoal de extrema importancia nas companhias e que sem elas seria impossível fazer aquelas máquinas voadoras sairem do chão com segurança.
Para ter acesso as páginas das companhias basta clicar em um dos link's abaixo e aguardar ser automaticamente direcionado para tal. Lembrando que o Papo de Hangar não tem nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo dos link's a seguir, servindo apenas como um instrumento para facilitar a localização, de maneira rápida e prática.

TRABALHE NA GOL

TRABALHE NA WEBJET

TRABALHE NA AZUL

TRABALHE NA TAM

TRABALHE NA TRIP

TRABALHE NA OCEAN AIR

TRABALHE NA TOTAL

Boa sorte a todos!!!

domingo, 11 de outubro de 2009

CIRRUS SR22 - EAGLESOFT

O Comandante Lucas Loiola de Fortaleza, está disponibilizando para download uma excelente aeronave. Clicando AQUI você terá acesso ao Cirrus SR22 projetado virtualmente pela EagleSoft. Eu voei a aeronave e é realmente excelente para aqueles que gostam de voar aviões de pequeno porte.
Com um gráfico extremamente real, além de responder bem aos comandos, é ótima pra voos curtos a baixa altitude. O voo é estável, sem maiores problemas e ela não tende a "puxar" pra nenum lado. Além disso com o painel completíssimo, com 2 GPS Garmin, 2 Telas de LCD, manche do tipo "Side Stick" e capacidade para até 4 ocupantes o SR22 é uma aeronave exepcional.
Obrigado Lucas e espero que vocês possam aproveitar. Em breve estaremos com mais algumas aeraves disponíveis para download, além de cenários e outros add-ons, mas lembrando sempre que o foco principal do Papo de Hangar é a Aviação Real.
Abraço a todos e bons voos sempre!
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F1 GP INTERLAGOS - IVAO-BR - 17 e 18 DE OUTUBRO

A IVAO-BR estará realizando mais um grande evento em outubro. Segue abaixo o e-mail que o Peter Von Adamovich me enviou com o convite e com a autorização prévia de toda a direção da IVAO, estou aqui compartilhando com vocês.
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Venha participar conosco do maior evento de F1 GP na IVAOBR!
Dias 17 e 18 preparem seu monomotor, turbo-hélice ou helicóptero e venham prestigiar o melhor que a F1 tem a dar! No dia 17, será possível realizar 2 pernas em direção a São Paulo.
Funcionará da seguinte forma:

Leg1:

SBJR - SBST (Helicóptero)
SBFI - SBBI (Turbo-Hélice)
SBUR - SBSR (Pistão)

Leg2:

SBST - SBMT (Helicóptero)
SBBI - SBMT (Turbo-Hélice)
SBSR - SBMT (Pistão)

No dia 18, serão aceitos apenas voos locais, partindo de SBMT (Marte), com no mínimo 1 hora de duração. Caso o aeroporto ultrapasse sua capacidade operacional, os voos consequentes serão re-distribuídos por outros aeroportos da TMA. TODOS OS VOOS NO DIA 18 deverão iniciar-se até as 11z.
Todos os reportes de voo deverão ser informados os dados já pedidos, e no campo de comentários, a LEG escolhida, bem como a aeronave utilizada para efetuar o trajeto. Voos com aeronaves a jato, ou que não seja PISTÃO, TURBO-HÉLICE ou HELICÓPTERO, não serão aceitos.

DONO DA OCEAN AIR ANUNCIA FUSÃO E CRIA EMPRESA DE US$ 3 BILHÕES NA AL




A companhia aérea colombiana Avianca, do empresário Germán Efromovich - também dono da brasileira Ocean Air -, anunciou fusão com a Transportes Aereos Centroamericanos (Taca), de El Salvador, se tornando a maior empresa do setor de aviação na América Latina em rotas.

O novo grupo passa a se chamar Holdco. Com a união, as empresas prevêem faturar US$ 3 bilhões cobrindo 100 rotas no continente americano. Juntas, as duas companhias latinas terão 129 aeronaves. Se somarmos com as 14 da Ocean Air, o grupo ficará com 143 aviões. Hoje, a TAM possui 132 aeronaves e a Lan Chile, 70. A Avianca faz parte do grupo Sinergy, de Efromovich, que inclui a Ocean Air e a equatoriana Vip, que opera com aviões de pequeno porte. A brasileira passa por uma reestruturação e vai também ostentar a marca Avianca. Fusão
Os executivos da nova companhia, Roberto Kriete, atual presidente da Taca, e Fabio Villegas, que ocupa o mesmo cargo na Avianca, observaram que, frente às companhias aéreas européias e americanas, a Holdco ainda será considerada pequena. Mas, apesar disso, os dois já vislumbram novas operações para a Europa, principalmente para a Espanha, para onde a Avianca já têm 17 voos semanais a partir da Colômbia.

A fusão se dará através de um aporte de ações das duas companhias. Para virar majoritário, a Avianca pagará US$ 40 milhões à Taca. No fim, o acionista da empresa colombiana, o grupo Sinergy, ficará com 67% da Holdco, enquanto o acionista da salvadorenha, Kingsland Holding, com 33%, segundo o contrato assinado na quarta-feira (7) em San Salvador.

Por enquanto, as empresas ainda ostentarão suas identidades corporativas, mantendo as marcas nas aeronaves. A fusão ainda depende de aprovação dos governos e dos órgãos de defesa da concorrência dos dois países. Por isso, as modificações nas companhias só começarão de fato em 2010.

VarigLog
O negócio ainda pode beneficiar a VarigLog já que o empresário Germán Efromovich será o novo gestor da companhia. Além disso, ainda tem um contrato de opção de compra da companhia de logística por US$ 100 mil, de três anos. A VarigLog opera hoje com apenas três aeronaves e passará a ter acesso a toda a frota no continente. Na última assembleia de credores da companhia, em setembro, Efromovich afirmou que uniria a operação da VarigLog à da Ocean Air.
FONTE: PORTAL G1

DUAS PESSOAS MORREM EM CHOQUE ENTRE PEQUENOS AVIÕES NOS EUA

Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas neste sábado (10) quando dois aviões pequenos se chocaram no ar sobre a Louisiana, informou a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), que investiga as causas do acidente.
Uma porta-voz da FAA, Lynn Lunsford, explicou que em cada um dos dois aviões, ambos Cessna 150, estavam duas pessoas, quando bateram perto do aeroporto municipal de Pineville.
As equipes de resgate encontraram dois corpos em um dos aviões. Os dois ocupantes do segundo aparelho foram internados em um hospital próximo.
Em um dos aviões poderiam ter voado um instrutor e um aluno, segundo as autoridades.
FONTE: PORTAL G1

BARIONI DEIXA PRESIDÊNCIA DA TAM E VICE ASSUME INTERINAMENTE


Depois de quase dois anos à frente do comando da maior companhia aérea do país, David Barioni Neto deixou de forma inesperada a presidência da TAM nesta sexta-feira 'por decisão própria'.
Em breve comunicado ao mercado, a TAM comunicou a saída de Barioni e que o vice-presidente de Finanças, Líbano Barroso, 44, assume interinamente o comando da TAM, acumulando as duas funções.
A assessoria de imprensa da TAM não tinha outras informações disponíveis sobre a saída de Barioni. Procurados pela Reuters, representantes da família Amaro, que controla a companhia aérea, não estavam disponíveis para comentar o assunto.
Barioni Neto, 50, ajudou a fundar a Gol, onde permaneceu por alguns anos até assumir uma vice-presidência da TAM em setembro de 2007 e foi alçado à presidência em novembro.
Naquele mesmo ano, meses antes, em julho, um Airbus da TAM atravessou a pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e se chocou contra um prédio da empresa, matando 199 pessoas.
Barioni tem mais de 30 anos dedicados à indústria de aviação, segundo informações disponíveis no site da TAM. É comandante de aeronaves Boeing, Airbus e MD-11.
Líbano Barroso, por sua vez, passou por instituições financeiras como os bancos Nacional, Real e Safra, além de ter trabalhado como diretor da CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias), antes de ser contratado pela TAM.
A TAM foi criada na década dos anos 1970 como uma empresa de transporte aéreo regional pelo comandante Rolim Amaro.
FONTE: FOLHA

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Fly-Inn Campinas - Quarta-feira (07/10/09)



Campinas – SBKP – Portuguese
Campinas é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, sede da Região Metropolitana de Campinas. Localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 90 quilômetros. Ocupa uma área de 795,697 km². Sua população estimada em2009 era de 1.064.669 habitantes.
Décima primeira cidade mais rica do Brasil, o município representa, isoladamente, 0,96%de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do país, além de ser responsável por 10% de toda aprodução científica nacional, sendo o terceiro maior pólo de pesquisa e desenvolvimentobrasileiro.

Para os pilotos que completarem um vôo com o tempo superior a 1hr terão o direito de efetuar o reporte para o pilot events award, ganhando 1 ponto, acesse o link abaixo para reportar:

Para os controladores que trabalharem por no minimo 1 hora terão o direito de efetuar o reporte para o ATC events award, ganhando 1 ponto, acesse o link abaixo para reportar: http://www.ivaobr.com/op_atc/atc_award/atc.php


Para os controladores interessados em controlar neste evento, reservem suas posições e informe as mesmas para o seguinte e-mail: sbbs-ch@ivao.aero ou sbbs-ach@ivao.aero

Posições Disponíveis
SBKP_GND
SBKP_TWR
SBXP_APP
SBBS_CTR

Aguardamos todos neste grande evento

Atenciosamente

BR-EC – Efraim Barboza

BR-EAC – Leonardo Ferreira

Brazil Events Department

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PORTAL PILOTO CIVIL TORNA-SE MAIS UM PARCEIRO DO BLOG

Caros amigos aviadores reais e virtuais, hoje o Papo de Hangar estabeleceu mais uma parceria, dessa vez com os nossos amigos do portal Piloto Civil. Lá vocês irão encontrar assuntos muito interessantes pertinentes ao nosso fantástico mundo aeronáutico, como:
Termos Técnicos em Inglês;
Dicionário Aeronáutico;
Biblioteca de Voo;
Informações sobre as profissões de Piloto e Comissário;
Notícias;
Planilha de Cálculos de Voo;
Simulados com mais de 2000 questões;
e muito mais.
Gostaria aqui de parabenizar a todos que fazem parte do Piloto Civil e convidar vocês, a conferirem de perto todo o material disponível lá. Para isso basta clicar nos link's do portal espalhados no texto ou clicando na figura abaixo. Além disso, você poderá a qualquer momento acessar o portal, indo na aba direita do blog e clicando em cima da logo que se encontra na sessão de parceiros do Papo de Hangar.

Abraço a todos e bons voos sempre!