quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A PROFISSÃO DE COMISSÁRIOS (AS) DE VOO

Hoje resolvi falar de uma profissão de extrema importância para a aviação comercial, os(as) Comissários(as) de Voo. Andei pesquisando algumas coisas na internet e resolvi trazer pra vocês tudo que encontrei. Essas informações são importantes tanto para os que almejam essa profissão, quanto para os que já estão lá. Aproveitem...
Quem imagina que a função de um Comissário de bordo é somente receber bem os passageiros e lhes dar todo o conforto necessário durante o vôo está enganado. O Comissário é um técnico em segurança, ou seja, responsável pelo cumprimento das normas e procedimentos de segurança no avião. Para isso ele recebe treinamento prático de sobrevivência na selva e no mar durante o curso, além de familiarização com os equipamentos de emergência disponíveis dentro de cada tipo de aeronave. É claro que o papel de anfitrião a bordo é de suma importância e aí um outro aspecto é relevante nessa carreira: o preparo psicológico. Pelas características do vôo, é comum o passageiro não estar à vontade e isso pode acarretar alterações de comportamento. Cabe ao Comissário saber identificá-las e tomar as atitudes convenientes para mantê-lo relaxado. Não é uma tarefa fácil já que são dezenas ou até centenas de pessoas diferentes, com receios e reações imprevisíveis. Graças a isso, é importante demonstrar equilíbrio, autoridade e simpatia ao mesmo tempo, sem deixar a elegância de lado, uma marca registrada desses profissionais ao longo dos anos. Portanto, nada mais importante que o próprio candidato não tenha receio algum de voar, já que é a sua fisionomia num momento mais crítico que servirá de referência para acalmar os passageiros assustados.

DEFINIÇÃO
Auxiliar do comandante da aeronave, encarregado do cumprimento das normas relativas à segurança (procedimentos normais e de emergência), do atendimento aos passageiros a bordo e da guarda de bagagens, documentos, valores e malas postais que lhe tenham sido confiados pelo comandante.

HISTÓRIA
A profissão de comissário de bordo ou aeromoça para mulheres, surgiu em 1930 por reivindicação de uma mulher, Ellen Church, pois apaixonada por aviação e não poder pilotar uma aeronave por ser mulher, a enfermeira sugeriu à Boeing Air Transport que colocasse enfermeiras a bordo dos aviões para cuidar da saúde e segurança dos passageiros durante o voo.
As primeiras moças contratadas deveriam ser solteiras, não terem filhos, obedecer a um padrão de peso e altura, porém possuiam salários muito baixos. A idéia fez muito sucesso, pois as mulheres a bordo passavam segurança aos passageiros, já que a mulher era considerada uma figura de fragilidade, e tendo mulheres trabalhando a bordo passava a idéia aos viajantes de que o avião não era tão perigoso quanto pensavam.
Devido a Segunda Guerra Mundial, as enfermeiras foram convocadas para os campos de batalha, as companhias aéreas então começaram a colocar mulheres de nível superior a bordo, contudo sem perder o charme e a elegância, já que essa profissional representaria a empresa. A profissão se popularizou, e perdeu o símbolo sensual que possuia, foi então que surgiu o "aeromoço", já que as funções do comissário aumentaram devido ao aumento do fluxo de passageiros, o que exigia mais do profissional.
Hoje é uma das profissões que mais cresce no Brasil, devido a ascensão da aviação brasileira e o baixo custo de passagens aéreas.

PAPEL
A partir do momento em que o passageiro entra no avião, a sua segurança e conforto são de responsabilidade do comissário de bordo. O comissário demonstrará os procedimentos de emergência adotados pela empresa, fará o serviço de bordo e cuidará dos passageiros durante toda a viagem. De fato, você terá que lidar com a rotina e o inesperado. Além disso, o comissário deverá estar preparado para trabalhar em horários incomuns. Pelas razões acima, concluí-se que a profissão de comissário de bordo requer um conjunto de características pessoais, físicas e psicológicas que veremos a seguir.

CARACTERÍSTICAS PESSOAIS
O comissário deverá ser:
- Uma pessoa amigável e sociável;
- Possuir maturidade, responsabilidade e profissionalismo;
- Capaz de se manter calmo e trabalhar bem sobre pressão e em equipe;
- Confiante e independente.

CARACTERÍSTICAS FÍSICASVocê pode considerar-se uma pessoa saudável, mas mesmo assim, não estar apto a voar, pois, os critérios de avaliação não são os mesmos. Por exemplo: o comissário não poderá ter nenhuma anormalidade congênita ou adquirida nem alguma doença que exija tratamento constante. Boa audição e visão são essenciais.
O comissário estará sujeito a diversos fatores agressivos do organismo, como a pressão da aeronave, desaceleração, horários de trabalho e diferenças de temperatura, razão pela qual se exige uma saúde “de ferro”.

CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS
Existem algumas características psicológicas que os selecionadores procuram no candidato a comissário e que são fundamentais para o exercício da profissão. Entre muitas citamos:
- Capacidade de tomar decisões;
- Bom relacionamento em grupo;
- Atenção a detalhes;
- Tato para lidar com pessoas;
- Adaptabilidade, iniciativa, rapidez;
- Raciocínio verbal e exatidão.

CRITÉRIOS DE ÊXITO
Todas estas características não são suficientes para o êxito na carreira do comissário. Para uma boa formação é necessário que, além das características físicas e psicológicas, o comissário tenha:
- Responsabilidade;
- Bom conhecimento teórico e prático.


FATOR DISCIPLINARUma parte muito importante da vida do comissário é a disciplina. Tudo no dia a dia é regido por regras e normas variadas, que tem por finalidade levar o comissário a um bom desempenho profissional. Devemos respeitá-las desde o momento em que o candidato a comissário ingressa em um curso de formação e fazer delas um guia para a vida futura. Desse modo conseguiremos uma convivência harmoniosa entre colegas, passageiros, e obter maturidade tanto no aspecto pessoal como no profissional.

COMO CHEGAR LÁ
Para obtenção da Licença de Comissário(a) de Vôo, você terá de freqüentar e obter aprovação de uma Escola de Aviação homologada pelo IAC da Agência Nacional e Aviação Civil (ANAC), a fim de cumprir o programa de instrução teórico-prática estabelecido pelo Manual de Curso de Comissário(a) de Vôo, com carga horária de no mínimo 138 horas-aula.


Documentos Exigidos para Matrícula em uma Escola de Aviação ou Aeroclube:

Cópia do RG;

Cópia do CPF;

Cópia do Título de Eleitor;

Comprovante de Conclusão do 2° Grau;

Comprovante de Serviço Militar;

Foto 3x4;

CCF

Como obter o CCF - Certificado de Capacidade Física?
Os exames necessários ao exercício da atividade aeronáutica estão previstos no RBHA-67 e deverão ser realizados nas Juntas de Saúde dos Hospitais da Aeronáutica ou através de Médicos e Clínicas credenciados.


Grade Curricular do Curso de CMS:
O Sistema de Aviação Civil Internacional e Brasileiro
Regulamentação da Aviação Civil
Regulamentação da Profissão de Aeronauta
Formação e Atividade do Comissário de Voo
Relações Interpessoais
Higiene
Medicina Aeroespacial
Primeiros Socorros

Conhecimentos Tecnicos de Aeronaves
Teoria de Voo
Navegação Aérea
Meteorologia
Segurança de Voo
Segurança, Emergência, Sobrevivência na Selva, Mar e Extinção de Fogo
Prática de Sobrevivência na Selva
Marinharia
Combate ao Fogo

Ultrapassadas as etapas do processo ensino-aprendizagem, o aluno, aprovado pela Escola de Aviação, deverá estar em condições de ser submetido às provas (conhecidas como Bancas) elaboradas pela ANAC. Hoje as Bancas são On-line e o futuro comissário pode agendar o melhor dia para ir fazer a sua prova.
Mediante a aprovação em exames prestados à ANAC e de posse do Certificado de Conhecimentos Teóricos - CCT, o candidato poderá ingressar em uma empresa aérea, segundo critérios de seleção da própria empregadora.

Selecionado e admitido, o(a) candidato(a) contratado(a) deverá receber instrução no equipamento (aeronave), respeitados o programa e a carga horária do Manual do Curso de Comissário(a) de Vôo do Instituto de Aviação Civil - IAC.

Instrução na Empresa
Instrução Técnica sobre o Equipamento
Instrução Prática no Equipamento, em Simulador ou 'Mock-up'
Treinamento em Voo
Cumprida a instrução prática e teórica no equipamento, a empresa deverá solicitar, através do Serviço Regional de Aviação Civil - SERAC, o Certificado de Habilitação Técnica em Instrução, com validade de três meses, para então o candidato(a) dar início à etapa de treinamento em voo.
A empresa oferecerá este treinamento em voo de no mínimo 15 horas, devendo ser considerada 1 hora para cheque por profissionais credenciados pela ANAC.
Comprovados o treinamento em voo e o cheque feito, a empresa, através do SERAC, solicitará à ANAC a licença e o CHT permanente do(a) Candidato(a).

Boa sorte a todos e bons voos sempre!

3 comentários:

Meio Aereo disse...

Muito interessante a compilação! Aliás, muito bom o Papo de Hangar...
bons e altos voos!!

Portal Meio Aéreo

gleyson disse...

essa complicação toda me deu mais vontade de ser um comissario de voo.eu adoro aviões inclusive desenho. quando eu ser um comissario de voo vou me orguolhar de min mesmo.quero logo fazer o meu curso para ser um comissario.meu orkut:
gleysoncavalcante_mk28@yahoo.com

Inglês fácil e divertido só aqui! entrem!! disse...

otimo blog esclareceu minhas duvidas! parabens