quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Faculdade de Campina Grande-PB terá curso de Ciências Aeronáuticas

O MEC autorizou, através de portaria, na semana do Natal, a realização do primeiro vestibular da Escola Superior de Aviação Civil – Esac. Com a autorização a Esac vai realizar um vestibular fora de época, em fevereiro de 2009. O processo de inscrição para o concurso será no período de 15 de janeiro a 05 de fevereiro.
Para esta primeira turma serão oferecidas 50 vagas no turno da manhã. As provas vão acontecer nos dias 06 e 07 de fevereiro.O manual do candidato está sendo vendido ao preço de R$ 10 e a taxa de inscrição custará R$ 100,00.
As inscrições poderão ser feita na Caixa Econômica Federal, Agência Borborema, na Rua Presidente João Pessoa, nº 43, Centro, em favor da conta corrente Cesed, na Agência:0737, operação 003, Conta: 346-0, ou ainda, através do endereço eletrônico: www.cesed.br , seguindo as instruções.
Os candidatos poderão adquirir o manual no Campus das Faculdades do Cesed, bem como realizarem as inscrições, no bairro do Itararé ( Avenida Argemiro de Figueiredo, 1901, bairro do Itararé) e na sede da Escola Superior de Aviação Civil – Esac, localizada na antiga sede da Facisa ( Rua Luiza Bezerra Motta, 200, bairro do Catolé).
Realização das Provas No dia 06 de fevereiro serão aplicadas as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira. No dia 07 os candidatos farão provas de Geografia, Matemática e Física. Os exames serão realizados na sede da Esac.
A Comissão Executiva de Processo Seletivo- Cepros alerta que no dia da aplicação das provas não será permitido aos candidatos o uso de dispositivos eletrônicos( celular, pager, calculadora ou similares), bem como o uso de boné.
O Curso
O curso de Bacharel em Ciências Aeronáuticas é um dos poucos no país. Outros com a mesma proposta existem apenas em Porto Alegre, Uberlândia, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. O aluno sai com licença de piloto comercial para vôos por instrumentos em aeronaves multimotoras.
O curso de Ciências Aeronáuticas da Esac é o primeiro curso da área tecnológica do Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento (Cesed). "Começamos pelo mais complexo, que é o de Aviação Civil, com todas as suas exigências de conhecimentos na área da informática, da eletrônica, da meteorologia e da mecânica. E Campina Grande tem um acúmulo da cultura tecnológica que permite a ousadia de ser pioneira no Nordeste reunindo essas excelências num só curso.", avaliou o diretor da Esac, Dalton Gadelha
A graduação dura três anos ou 2580 horas/aula. Um percentual das aulas práticas será desenvolvido nos laboratórios da Esac, com aulas de simulação de vôo. Outra parte, relativa às horas de vôo, deverá ser cumprida pelos alunos em aeroclubes. Para conseguir um certificado de piloto privado (para pequenas aeronaves) é preciso comprovar 40 horas de vôo e para piloto comercial 150 horas de vôo.
A Esac A Escola Superior de Aviação Civil é a terceira Instituição de Ensino Superior mantida pelo Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento – Cesed. Aprovada pelo MEC e pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, a Faculdade, é a primeira Escola Superior de Aviação Civil do Norte/Nordeste e a quarta do país, para o formato em que foi estruturada.
Além do curso de Bacharel em Aviação Civil já funciona na Esac um curso para formação de Comissário de Vôo. A primeira turma foi formado no segundo semestre de 2008.Mercado de trabalhoHá na região uma carência de profissionais da área da aviação civil e o curso deverá supri-la.
O mercado cresce numa ordem de 11% ao ano, o que garante uma empregabilidade alta. Outra formação que tem empregabilidade de 100% é a de técnico de manutenção de aeronaves, que também será oferecida pela Esac, através de um convênio da Faculdade com o Senai.
Enviado por Wanessa Santos

Nenhum comentário: