terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CIRCUITO RED BULL AIR RACE 2009


Circuito Red Bull Air Race 2009: seis provas ao redor do mundo, em 04.02.08
O Campeonato Mundial de Corrida Aérea da Red Bull – o Red Bull Air Race – de 2009 acontecerá em seis locais espetaculares, com a abertura da temporada na etapa de Abu Dhabi, nos dias 17 e 18 de Abril.

A mais excitante corrida a motor do mundo, então, se deslocará para a América do Norte para as etapas em San Diego, nos EUA, e de Windsor - Ontario, no Canadá. Depois, novamente cruzando o Atlântico, o circuito terá as provas européias em Budapeste, na Hungria, e no Porto, em Portugal, antes da etapa final em Barcelona, na Espanha.

Calendário 2009:
1. Abu Dhabi, EAU, em 17/18 de Abril
2. San Diego, EUA, em 9/10 de Maio
3. Windsor - Ontario, Canadá, em 13/14 de Junho
4. Budapest, Hungria, em 19/20 de Agosto
5. Porto, Portugal, em 12/13 de Setembro
6. Barcelona, Espanha, em 3/4 de Outubro

Quatro estreantes, vindos de diferentes continentes, entram na disputa do Red Bull Air Race 2009. O canadense Pete MacLeod, com 25 anos, será o piloto mais jovem a integrar a elite da aviação mundial. O japonês Yoshihide Muroya, o alemão Mathias Dolderer e o australiano Matt Hall são as outras caras novas do campeonato. O maior número de competidores, que agora são 15, esquenta ainda mais a briga entre veteranos e novatos pelo título de melhor do mundo.

Novas regras prometem vôos e decolagens mais emocionantes. Ao contrário das últimas edições, em que as finais eram disputadas no formato homem-a-homem, quatro pilotos chegam aos últimos instantes de cada etapa com chances de subirem ao lugar mais alto do pódio. Os sistemas de pontuação e penalidade também sofreram alterações - ajustes que devem tornar as disputas ainda mais equilibradas. “Estou muito satisfeito com as novas regras. Agora só existe uma opção a ser seguida: ir com tudo! Certamente será ainda mais atrativo e empolgante para o público”, declarou o piloto britânico Nigel Lamb.

Competidores:
1. Hannes Arch (Áustria)
2. Paul Bonhomme (Grã Bretanha)
3. Kirby Chambliss (Estados Unidos)
4. Mike Mangold (Estados Unidos)
5. Peter Besenyei (Hungria)
6. Nigel Lamb (Grã Bretanha)
7. Alejandro Maclean (Espanha)
8. Nicolas Ivanoff (França)
9. Michael Goulian (Estados Unidos)
10. Sergey Rakhmanin (Rússia)
11. Glen Dell (África do Sul)
12. Matthias Dolderer (Alemanha)
13. Matt Hall (Autrália)
14. Pete McLeod (Canadá)
15. Yoshihide Muroya (Japão)

O circuito deste ano servirá de teste para tecnologias desenvolvidas por engenheiros brasileiros, que assim marcarão a presença do Brasil no campeonato. Isso porque o piloto sul-africano Glen Dell, campeão mundial de acrobacia avançada em 2004, utilizará uma aeronave Edge-540 que incorpora uma série de modificações sugeridas pelo Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). As modificações incluem o redesenho do capô (do motor), das polainas e carenagens das rodas do trem de pouso, a instalação de winglets, uma nova interseção asa-fuselagem, além do canopi e da parte traseira da fuselagem (cauda). “Além da redução de peso, a equipe CEA-UFMG oferecerá auxílio na otimização da trajetória de vôo, o que permitirá significativa redução de tempo”, diz o engenheiro e Dr. Paulo Iscold, coordenador do curso de Engenharia Aeronáutica.
MATÉRIA ENVIADA PELO CMTE EDUARDO LIMA.

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