quinta-feira, 25 de março de 2010

AEROPORTOS DAS CAPITAIS BRASILEIRAS - 01

Hoje irei começar a postar aqui no blog uma série com as principais informações sobre todos os aeroportos das capitais brasileiras. Para os que gostam de utilizar o Flight Simulator, essa é uma ótima oportunidade para recebermos novas informações sobre os aeroportos do nosso país e para os demais apaixonados, é mais um aprendizado, inclusive para mim.
O primeiro aeroporto é o de Rio Branco, capital do estado do Acre, na região norte do país. Espero que curtam essa série com os aeroportos das capitais brasileiras.
Abraço a todos e bons voos sempre!!!

Bruno Maciel

AEROPORTO INTERNACIONAL PLÁCIDO DE CASTRO, RIO BRANCO-AC


CÓDIGO ICAO: SBRB
CÓDIGO IATA: RBR

O Aeroporto Presidente Médici já se encontrava obsoleto quando a justiça decidiu que a área deveria voltar para seu dono, um particular. As obras do novo aeroporto tiveram de ser rapidamente começadas e sua inauguração foi em 22 de novembro de 1999 com uma característica única: este aeroporto mudou para um sítio localizado a 22 quilômetros de distância do antigo aeroporto. A BR-364 então foi duplicada para facilitar o seu acesso que até hoje é complicado pela distância enorme do centro da cidade.

O Aeroporto Internacional de Rio Branco está localizado na zona rural do município de Rio Branco, no Estado do Acre. O Aeroporto de Rio Branco atende à aviação doméstica, internacional, geral e militar, com operação de companhias aéreas regulares e táxis aéreos. Por meio de Decreto Presidencial, a partir de 09/04/2009, o Aeroporto de Rio Branco passou a se chamar Aeroporto Internacional de Rio Branco-Plácido de Castro. o nome é uma homenagem ao coronel José Plácido de Castro, políto e militar brasileiro que liderou Revolução Acreana contra o domínio da Bolívia na região, entre 6 de agosto de 1903 e 24 de janeiro de 1903.

Coordenadas: 095208S/0675353W
Categoria/Utilização: INTL PUB
Fuso Horário: UTC-4
Tipo de Operação: VFR/IFR DIURNA/NOTURNA
Distância e Direção: 18N
Administrador: INFRAERO
Elevação: 193M (633FT)
Declinação Magnética: 8,48W


CARACTERÍSTICAS
Designador: 06 / 24
Dimensões: 2158 x 45
Tipo de Piso: ASPH
Resistência: 78/F/D/X/T

COMUNICAÇÕES
TORRE: 118.70

AUXILIOS À NAVEGAÇÃO
ILS/DME RWY 06: (IRB) 109.30
VOR/DME: (RBC) 114.20 - 09 52.31S/067 53.72W
NDB: (RBC) 355 - 09 51.78S/067 53.82W

OUTRAS INFORMAÇÕES
a) Combustível: Qav
b) OBS ACFT em vôo de instrução próximo ao AD.
c) OBS concentração de urubus nas imediações do AD.
d) Aeronave de médio e grande porte deverão realizar giro de 180 DEG somente na área de giro das THR.
e) AD ALTN, em OPS noturna, para vôos com destino ao AD Cobija, restrita ao pouso e reabastecimento da aeronave, sem direito de tráfego, ou seja, o embarque e o desembarque de passageiros ou cargas.
f) Quando a serviço de Estado (pátrio ou estrangeiro) AD AVBL para OPS LDG;TKOF INTL, necessitando de prévia comunicação à administração aeroportuária e dessa à ANAC, com antecedência mínima de 24 horas(considerando finais de semana e feriados nacionais).

FONTES:

Um comentário:

Unknown disse...

Bruno, achei sensacional essa sua idéia de postar informações dos principais aeroportos do nosso país. Com sabes, sou aluno de mecânico, mas logo logo irei iniciar os estudos para PP. "A aviação é viciante".
Abraço,
Heinz S. Burda Filho