segunda-feira, 29 de março de 2010

TAM CELEBRA ENTRADA NA STAR ALLIANCE NO DIA 13 DE MAIO‏

A TAM Linhas Aéreas já bateu o martelo: vai celebrar, no dia 13 de maio, sua entrada oficial na Star Alliance, a maior aliança global de aviação comercial, integrada atualmente por 23 das maiores companhias aéreas do mundo e por três empresas regionais.

Eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro vão reunir os principais executivos da TAM e das empresas parceiras, além de autoridades e convidados VIP. Com o ingresso na Star Alliance, a TAM passará a compartilhar produtos e serviços em mais de mil destinos de 175 países nos quais a aliança opera atualmente. Para os clientes, outra ótima notícia: a partir do dia 13 de maio, todos os programas de fidelização das empresas-membro da aliança estarão interligados.


3ª ETAPA RED BULL AIR RACE 2010 - 8 E 9 DE MAIO NO RIO DE JANEIRO


A Red Bull Air Race estará de volta ao Rio de Janeiro em 2010, exatamente três anos após um milhão de espectadores terem lotado as praias para testemunhar o maior evento desportivo da história do Brasil. O atual campeão, Paul Bonhomme, venceu a corrida na América do Sul em 2007 e agora o craque britânico vai estar liderando o grupo dos 15 melhores pilotos de corrida do mundo, dias 8 e 9 de Maio de 2010, na terceira das 8 etapas do campeonato.



Lembrando ainda que esse ano teremos a participação do brasileiro Adilson Kindlemann, sendo o primeiro piloto sul-americano a competir no Red Bull Air Race World Championship - A América do Sul é hoje o 6º continente representado.

Kindlemann é um piloto de linha aérea com 11.000 horas de vôo em seu diário de bordo e 1.200 horas de acrobacia, o novato brasileiro foi cativado pela corrida em 2007 quando o torneio teve pela primeira vez uma etapa realizada no Rio de Janeiro, numa corrida realizada em frente de 1 milhão de espectadores.

domingo, 28 de março de 2010

HISTÓRIA DA AVIAÇÃO - HUGHES, O AVIADOR

Howard Robard Hughes, Jr. (24 de dezembro de 1905 – 5 de abril de 1976) foi um aviador, engenheiro, industrial, produtor de cinema, diretor cinematográfico e um dos homens mais ricos do mundo. Ficou famoso ao quebrar o recorde mundial de velocidade em um avião, construir aviões, produzir o filme Hell's Angels e por se tornar dono de uma das maiores empresas aéreas norte-americana, a TWA.

Hughes nasceu em Humble, Texas na véspera de Natal de 1905, embora muitas fontes afirmem que ele teria nascido em 24 de setembro no mesmo local. O seu dia de nascimento foi marcado por uma tempestade e os seus pais ficaram impedidos de fazer a viagem para registrar o recém-nascido, deixando o assunto estender-se até três meses mais tarde. Howard Robard Hughes Jr. cresceu normalmente como estudante com um interesse especial por matemática, vôo e mecânica.
O jovem Howard cresceu fortemente influenciado e superprotegido por sua mãe, Allene Hughes, que padecia de misofobia. Por conta disto tratava de isolar seu filho de todos os germes ambientais. Sofria um medo terrível de contágios de enfermidades, e assim, o menino cresceu com uma percepção hostil do mundo exterior.
A mãe de Howard morreu em 1922 por complicações de uma gravidez ectópica. Seu pai, Sr. Howard Hughes, morreu dois anos depois, de enfarte. Após ficar órfão, Howard tomou o controle da companhia do seu pai em Houston, a Hughes Tool Company, com um valor estimado em 900 mil dólares.
Em 1925 Hughes abandonou a Universidade e casou-se com Ella Rice, e juntos mudaram-se de Houston para Hollywood onde Howard pretendia produzir filmes. Como todo herói que se preza, Hughes escapou da morte várias vezes.
Howard sempre teve uma paixão por aviões, além de pilotar aprendeu sozinho sobre sua engenharia. Howard desenvolveu seu primeiro avião chamado H-1 (ou Hughes H-1 Racer) em 1935 por sua empresa, a Hughes Aircraft Corporation.
O primeiro vôo de Hughes com o H-1 em 13 de setembro de 1935 foi um sucesso, Hughes quebrou o recorde mundial de velocidade ao voar a 566 Km/h, perto de Santa Ana (Califórnia).
Em 1937, viaja de Los Angeles até Newark (Nova Jersey) em 7 horas e 28 minutos, um novo recorde de costa-a-costa. Ainda em 1937, é eleito o melhor aviador do mundo ao conquistar o Harmon International Trophy e é honrado pelo Presidente Roosevelt na Casa Branca. No ano seguinte, estabelece um novo recorde, desta vez ao viajar à volta do mundo em 3 dias, 19 horas e 17 minutos; durante o processo cortou o anterior recorde de Charles Lindbergh de Nova Iorque a Paris em metade. Hughes tinha chegado ao pico da sua carreira (e da sua popularidade).
Os anos da 2ª Guerra Mundial foram frustrantes para Hughes. Hughes desenvolveu dois projetos para uso do exército americano. O avião espião XF-11 e o avião de carga Hércules (conhecido como "Spruce Goose", por ser feito de madeira). Ao testar o primeiro avião, o XF-11, Hughes quase morreu em um acidente aéreo ao cair com o avião nas vizinhanças de Beverly Hills.
Seu projeto mais famoso talvez tenha sido o H-4 Hércules. Ao construir este gigantesco hidroavião, Hughes bateu mais um record, o do hidroavião com a maior envergadura da história. Apelidado como Spruce Goose , seu propósito inicial foi bélico. Foi idealizado para ser usado na Segunda Guerra Mundial como meio viável de transporte de tropas e equipamento através do Atlântico, evitando assim as perdas que ocasionavam os submarinos alemães. Só foi completado depois da guerra acabar, chegou a voar uma vez em Long Beach Harbor no dia 2 de novembro de 1947.
Em 1939, Hughes comprou 7 milhões de dólares em ações da TWA tomando o controle da companhia aérea. Ao entrar no mercado de companhias aéreas, Hughes contratou a Lockheed Corporation para desenvolver um novo avião comercial, o Constellation. Quando o Constellation foi finalizado, Hughes comprou 40 aviões.
Em 1956, Hughes comprou 63 Convair 800 para a TWA. Embora muito rico, Hughes teve que abandonar o controle da TWA. Em 1966, um tribunal federal dos Estados Unidos lhe forçou a vender suas ações, devido a conflitos de interesses entre a TWA e sua própria companhia aérea (Hughes Aircraft). A venda de sua parte da TWA lhe fez ganhar 547 milhões de dólares. Durante os anos 70, Hughes voltou ao negócio das companhias aéreas, comprando a línha Aérea Air West e posteriormente nomeou-a como Hughes Airwest.
As últimas três décadas da sua vida não foram nada famosas. Desde 1944, Hughes começou a exibir um comportamento alarmante e uma fobia aos germes, levando-o a um esgotamento nervoso. O seu medo dos germes ficou pior devido ao vicio das drogas, entre as quais Codeína (originalmente receitada para o alívio da dor das lesões sofridas no desastre de avião ocorrido anos antes) e Valium (a obsessão com os germes tinha começado na sua infância, devido em grande parte a uma educação demasiado protectora da sua mãe, e foi-se agravando ao longo da sua idade adulta). Desde o início da década de 40 que ele requeria que todos os que entrassem em contacto com as mesmas coisas que ele tocava usassem luvas brancas e todos os seus criados tinham que tratar de tudo usando lenços de papel, tal era a fobia. Em 1958 sofre o seu segundo esgotamento. O seu comportamento era cada vez mais irracional e apesar de ter tido os seus momentos de lucidez, a sua saúde física tornou-se precária. Um médico que o examinou em 1973 comparou a sua situação à dos prisioneiros que tinha visto em campos de concentração japoneses durante a 2ª Guerra Mundial. Hughes passou o último capítulo da sua vida no México, física e mentalmente doente e absolutamente sozinho no mundo, se não contarmos com os doutores e guarda-costas que o acompanhavam. E a 5 de Abril de 1976 (aos 70 anos de idade) acabou por falecer, vítima de parada cardíaca, ocorrida, ironicamente, num avião que o transportava de Acapulco até Houston, para tratamento médico.
FONTE: WIKIPÉDIA

sexta-feira, 26 de março de 2010

NOTÍCIAS - A UM PASSO DO COMANDO




O Tenente brigadeiro do ar, Cleonilson Nicácio, (62) cuja atuação como presidente da Infraero o levou a ser incluído na edição especial do final de 2009 da revista Época, como um dos 100 brasileiros mais influentes, toma posse hoje, dia 26 de março, na chefia do Estado-Maior da Aeronáutica, ficando a um passo do comando da Força. Natural de Alagoas, Nicácio será o oficial general de quatro estrelas mais antigo da Força Aérea Brasileira, critério que faz dele o primeiro da lista para ocupar o cargo máximo, no próximo ano. Durante sua gestão na Infraero que administra os principais aeroportos, Nicácio vaticinou “a Infraero será a Petrobrás dos serviços aeroportuários”.

Enviado por:
Shirleide Moreto de Lima - Relações Públicas - RFMC
Superintendência Regional do Nordeste - INFRAERO

quinta-feira, 25 de março de 2010

IVAO-BR - FIR AMAZÔNICO ONLINE NIGHT

Galera da aviação virtual, a IVAO-BR estará realizando neste domingo, 28 de março de 2010, o FIR Amazônico Online Night, entre às 23z e 03z. Vamos todos nos divertir domingão. Abraço a todos e bons voos sempre!
É com imenso prazer que a IVAO-BR apresenta o FIR Amazônico Online Night. Responsável pelas imediações da região Amazônica, a FIR Amazônico atua em uma área de 5,2 milhões de quilômetros quadrados, abrangendo os estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Amapá, Acre, Mato Grosso, Tocantins e parte do Maranhão. Participe com seu vôo e prestigie esta FIR que cobre 60% do território nacional – a maior do país.
It is with great pleasure that IVAO-BR presents the FIR Amazônico online night. Responsible for the Amazon region and adjacent areas, FIR Amazônico operates in an area covering 5.2 million square kilometers, covering the states of Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Amapá, Acre, Mato Grosso, Tocantins and parts of Maranhão. So, come along and fly in this tour which covers 60% of the nation´s territory – the country's largest.

Para os pilotos que completarem um voo com o tempo superior a 1hr terão o direito de efetuar o reporte para o pilot events award, ganhando 1 ponto, acesse o link abaixo para reportar:
For the pilots that complete a flight with at least 1hr of duration can report their flight to get 1 point for the pilot events award. To report your flight, click on the link below:

Para os controladores que trabalharem por no mínimo 1 hora terão o direito de efetuar o reporte para o ATC events award, ganhando 1 ponto, acesse o link abaixo para reportar:

For the ATCs that controls at least 1hr can report their work to get 1 point for the ATC events award. To report your ATC session, click on the link below:

Aguardamos todos vocês neste grande evento!
Come and join this big – literally! – event! We´ll see you there
Atenciosamente,
Regards,
BR-EC – Leonardo Ferreira br-ec@ivao.aero
BR-EAC – Carlos Doria br-eac@ivao.aero
Brazil Events Department

AEROPORTOS DAS CAPITAIS BRASILEIRAS - 01

Hoje irei começar a postar aqui no blog uma série com as principais informações sobre todos os aeroportos das capitais brasileiras. Para os que gostam de utilizar o Flight Simulator, essa é uma ótima oportunidade para recebermos novas informações sobre os aeroportos do nosso país e para os demais apaixonados, é mais um aprendizado, inclusive para mim.
O primeiro aeroporto é o de Rio Branco, capital do estado do Acre, na região norte do país. Espero que curtam essa série com os aeroportos das capitais brasileiras.
Abraço a todos e bons voos sempre!!!

Bruno Maciel

AEROPORTO INTERNACIONAL PLÁCIDO DE CASTRO, RIO BRANCO-AC


CÓDIGO ICAO: SBRB
CÓDIGO IATA: RBR

O Aeroporto Presidente Médici já se encontrava obsoleto quando a justiça decidiu que a área deveria voltar para seu dono, um particular. As obras do novo aeroporto tiveram de ser rapidamente começadas e sua inauguração foi em 22 de novembro de 1999 com uma característica única: este aeroporto mudou para um sítio localizado a 22 quilômetros de distância do antigo aeroporto. A BR-364 então foi duplicada para facilitar o seu acesso que até hoje é complicado pela distância enorme do centro da cidade.

O Aeroporto Internacional de Rio Branco está localizado na zona rural do município de Rio Branco, no Estado do Acre. O Aeroporto de Rio Branco atende à aviação doméstica, internacional, geral e militar, com operação de companhias aéreas regulares e táxis aéreos. Por meio de Decreto Presidencial, a partir de 09/04/2009, o Aeroporto de Rio Branco passou a se chamar Aeroporto Internacional de Rio Branco-Plácido de Castro. o nome é uma homenagem ao coronel José Plácido de Castro, políto e militar brasileiro que liderou Revolução Acreana contra o domínio da Bolívia na região, entre 6 de agosto de 1903 e 24 de janeiro de 1903.

Coordenadas: 095208S/0675353W
Categoria/Utilização: INTL PUB
Fuso Horário: UTC-4
Tipo de Operação: VFR/IFR DIURNA/NOTURNA
Distância e Direção: 18N
Administrador: INFRAERO
Elevação: 193M (633FT)
Declinação Magnética: 8,48W


CARACTERÍSTICAS
Designador: 06 / 24
Dimensões: 2158 x 45
Tipo de Piso: ASPH
Resistência: 78/F/D/X/T

COMUNICAÇÕES
TORRE: 118.70

AUXILIOS À NAVEGAÇÃO
ILS/DME RWY 06: (IRB) 109.30
VOR/DME: (RBC) 114.20 - 09 52.31S/067 53.72W
NDB: (RBC) 355 - 09 51.78S/067 53.82W

OUTRAS INFORMAÇÕES
a) Combustível: Qav
b) OBS ACFT em vôo de instrução próximo ao AD.
c) OBS concentração de urubus nas imediações do AD.
d) Aeronave de médio e grande porte deverão realizar giro de 180 DEG somente na área de giro das THR.
e) AD ALTN, em OPS noturna, para vôos com destino ao AD Cobija, restrita ao pouso e reabastecimento da aeronave, sem direito de tráfego, ou seja, o embarque e o desembarque de passageiros ou cargas.
f) Quando a serviço de Estado (pátrio ou estrangeiro) AD AVBL para OPS LDG;TKOF INTL, necessitando de prévia comunicação à administração aeroportuária e dessa à ANAC, com antecedência mínima de 24 horas(considerando finais de semana e feriados nacionais).

FONTES:

quarta-feira, 24 de março de 2010

Video - Real Aerovias Brasilia - Voo 802

Bem recebi hoje do meu amigo Alexandre Gouveia, excelente profissional aeroportuário e apaixonado por aviação, um e-mail falando sobre um video disponível na internet, falando sobre a, já extinta, Real Aerovias Brasilia. É um excelente video pra quem gosta da aviação na sua essência. A aeronave em questão é simplesmente o quadrimotor Lockheed Constellation Super H. Foi o voo inaugural de Buenos Aires a Miami, em 1958. Os detalhes de como a aviação funcionava anos atrás é impressionante. O briefing dos tripulantes, enfim, tudo é show de bola. O video é um pouco longo, mas deixem fazendo o download enquanto fazem outra tarefa no computador porque depois vale realmente a pena.
Vale pelo video Ale... abraço a todos e curtam as imagens!
Segue abaixo o link do video:
http://www.revistaflap.com.br/video/video_bras/index.html

quinta-feira, 11 de março de 2010

PRONUNCIAMENTO DO EXERCITO BRASILEIRO RELATIVO AO ACIDENTE EM CORUMBÁ - MS

O Comando do Exército lamenta profundamente informar a ocorrência de um acidente com uma aeronave Esquilo (FENNEC), do Destacamento do 3º Batalhão de Aviação do Exército (Dst Av Ex), sediado em Campo Grande/MS, ocorrido por volta das 21:50 horas, do dia 10 de março do corrente ano, na localidade de Nhecolândia, município de Corumbá/MS, provocando 04(quatro) vítimas fatais, 02 capitães, 01 sargento e 01 cabo.
As causas do acidente, que ocorreu durante a realização da OPERAÇÃO CABURÉ, exercício de adestramento dos pilotos e tripulações do Dst Av Ex, serão apuradas por meio de Inquérito Policial Militar (IPM) e de investigação aeronáutica, na forma do que está previsto no ordenamento jurídico vigente.
O Exército Brasileiro, consternado e imbuído do mais alto sentimento de solidariedade, está empenhado em prestar todo o apoio necessário às famílias dos militares vitimados pelo acidente.
(COMPLEMENTO)
Atualizando as informações transmitidas a propósito de acidente envolvendo aeronave Esquilo (FENNEC), o Comando do Exército lamenta informar o falecimento dos Capitães ANDRÉ LUIZ ALMEIDA DOS SANTOS e VINÍCIUS VIGLIONI SALGADO; do Sargento RENAN MOREIRA ORIZO e do Cabo RODRIGO DA SILVA CORREA, militares integrantes do Destacamento do 3º Batalhão de Aviação do Exército (Dst Av Ex), sediado em Campo Grande/MS, e da Companhia de Comando do CMO (Cia Cmdo CMO).
Todos os militares envolvidos no voo possuíam alto nível de adestramento. As causas do acidente estão sendo apuradas pela Comissão de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, que emitirá um relatório preliminar em 30 dias.
A aeronave FENNEC tem capacidade para transportar 06 (seis) tripulantes e é usada para atividades de reconhecimento e ataque. O resgate dos corpos foi realizado pelo esquadrão Pelicano, da Força Aérea Brasileira (FAB), com apoio dos militares do Destacamento de Aviação do Exército que realizavam o exercício de adestramento no local. Os corpos encontram-se em Campo Grande de onde sairão para os locais de sepultamento.
O Exército Brasileiro informa, ainda, que além das providências periciais e administrativas, estão sendo prestados apoio espiritual e psicológico às famílias dos militares.


Gen Bda CARLOS ALBERTO NEIVA BARCELLOS
Chefe do CCOMSEx

FONTE: EXÉRCITO BRASILEIRO

Anac lança selo para classificar espaço entre poltronas de aviões

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou nesta quarta-feira (10) que terá um selo para classificar o espaço útil para os passageiros entre as poltronas dos aviões, inspirado no selo que indica o gasto de energia dos eletrodomésticos .
A Etiqueta Anac possui cinco faixas de classificação, de A até E. O nível A corresponde às aeronaves com espaço entre poltronas superior a 73 centímetros (cm).



A classificação B indica espaço entre 71 e 73 cm; a C varia de 69 a 71 cm; a D, de 67 a 69 cm; e a classificação E indica aviões com menos de 67 cm de espaço entre poltronas. De acordo com a Agência, a ANAC tomou por base para definir as faixas da etiqueta a medição realizada em 5,3 mil passageiros, de 15 a 87 anos, nos 20 principais aeroportos brasileiros. Na média, a medida glúteo-joelho dos passageiros no Brasil varia entre 55 cm e 65 cm.
Segundo a Agência, todas as companhias que operam voos regulares com aviões acima de 20 assentos deverão exibir o selo nos sistemas de vendas de passagens e colá-lo nas aeronaves.
As empresas aéreas terão até setembro para enviar a documentação com a medição de suas aeronaves para a Anac e mais seis meses para incluir a etiqueta informativa no sistema de reservas de passagens e nos aviões.

FONTE: PORTAL G1