Eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro vão reunir os principais executivos da TAM e das empresas parceiras, além de autoridades e convidados VIP. Com o ingresso na Star Alliance, a TAM passará a compartilhar produtos e serviços em mais de mil destinos de 175 países nos quais a aliança opera atualmente. Para os clientes, outra ótima notícia: a partir do dia 13 de maio, todos os programas de fidelização das empresas-membro da aliança estarão interligados.
Um espaço virtual interativo, destinado a pilotos civis e militares, comissários(as) de voo, mecânicos de voo, instrutores, alunos e entusiastas da aviação em geral. Agora também com espaço para aviação virtual. Aqui você pode participar de enquetes, deixar seus recados, enviar fotos, vídeos e matérias e interagir conosco. Participe e bons voos sempre!!!
segunda-feira, 29 de março de 2010
TAM CELEBRA ENTRADA NA STAR ALLIANCE NO DIA 13 DE MAIO
Eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro vão reunir os principais executivos da TAM e das empresas parceiras, além de autoridades e convidados VIP. Com o ingresso na Star Alliance, a TAM passará a compartilhar produtos e serviços em mais de mil destinos de 175 países nos quais a aliança opera atualmente. Para os clientes, outra ótima notícia: a partir do dia 13 de maio, todos os programas de fidelização das empresas-membro da aliança estarão interligados.
3ª ETAPA RED BULL AIR RACE 2010 - 8 E 9 DE MAIO NO RIO DE JANEIRO
domingo, 28 de março de 2010
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO - HUGHES, O AVIADOR
O jovem Howard cresceu fortemente influenciado e superprotegido por sua mãe, Allene Hughes, que padecia de misofobia. Por conta disto tratava de isolar seu filho de todos os germes ambientais. Sofria um medo terrível de contágios de enfermidades, e assim, o menino cresceu com uma percepção hostil do mundo exterior.
A mãe de Howard morreu em 1922 por complicações de uma gravidez ectópica. Seu pai, Sr. Howard Hughes, morreu dois anos depois, de enfarte. Após ficar órfão, Howard tomou o controle da companhia do seu pai em Houston, a Hughes Tool Company, com um valor estimado em 900 mil dólares.
Em 1925 Hughes abandonou a Universidade e casou-se com Ella Rice, e juntos mudaram-se de Houston para Hollywood onde Howard pretendia produzir filmes. Como todo herói que se preza, Hughes escapou da morte várias vezes.
O primeiro vôo de Hughes com o H-1 em 13 de setembro de 1935 foi um sucesso, Hughes quebrou o recorde mundial de velocidade ao voar a 566 Km/h, perto de Santa Ana (Califórnia).
Em 1937, viaja de Los Angeles até Newark (Nova Jersey) em 7 horas e 28 minutos, um novo recorde de costa-a-costa. Ainda em 1937, é eleito o melhor aviador do mundo ao conquistar o Harmon International Trophy e é honrado pelo Presidente Roosevelt na Casa Branca. No ano seguinte, estabelece um novo recorde, desta vez ao viajar à volta do mundo em 3 dias, 19 horas e 17 minutos; durante o processo cortou o anterior recorde de Charles Lindbergh de Nova Iorque a Paris em metade. Hughes tinha chegado ao pico da sua carreira (e da sua popularidade).
Seu projeto mais famoso talvez tenha sido o H-4 Hércules. Ao construir este gigantesco hidroavião, Hughes bateu mais um record, o do hidroavião com a maior envergadura da história. Apelidado como Spruce Goose , seu propósito inicial foi bélico. Foi idealizado para ser usado na Segunda Guerra Mundial como meio viável de transporte de tropas e equipamento através do Atlântico, evitando assim as perdas que ocasionavam os submarinos alemães. Só foi completado depois da guerra acabar, chegou a voar uma vez em Long Beach Harbor no dia 2 de novembro de 1947.
Em 1956, Hughes comprou 63 Convair 800 para a TWA. Embora muito rico, Hughes teve que abandonar o controle da TWA. Em 1966, um tribunal federal dos Estados Unidos lhe forçou a vender suas ações, devido a conflitos de interesses entre a TWA e sua própria companhia aérea (Hughes Aircraft). A venda de sua parte da TWA lhe fez ganhar 547 milhões de dólares. Durante os anos 70, Hughes voltou ao negócio das companhias aéreas, comprando a línha Aérea Air West e posteriormente nomeou-a como Hughes Airwest.
sexta-feira, 26 de março de 2010
NOTÍCIAS - A UM PASSO DO COMANDO
O Tenente brigadeiro do ar, Cleonilson Nicácio, (62) cuja atuação como presidente da Infraero o levou a ser incluído na edição especial do final de 2009 da revista Época, como um dos 100 brasileiros mais influentes, toma posse hoje, dia 26 de março, na chefia do Estado-Maior da Aeronáutica, ficando a um passo do comando da Força. Natural de Alagoas, Nicácio será o oficial general de quatro estrelas mais antigo da Força Aérea Brasileira, critério que faz dele o primeiro da lista para ocupar o cargo máximo, no próximo ano. Durante sua gestão na Infraero que administra os principais aeroportos, Nicácio vaticinou “a Infraero será a Petrobrás dos serviços aeroportuários”.
Shirleide Moreto de Lima - Relações Públicas - RFMC
Superintendência Regional do Nordeste - INFRAERO
quinta-feira, 25 de março de 2010
IVAO-BR - FIR AMAZÔNICO ONLINE NIGHT
Para os pilotos que completarem um voo com o tempo superior a 1hr terão o direito de efetuar o reporte para o pilot events award, ganhando 1 ponto, acesse o link abaixo para reportar:
AEROPORTOS DAS CAPITAIS BRASILEIRAS - 01
CÓDIGO ICAO: SBRB
CÓDIGO IATA: RBR
O Aeroporto Presidente Médici já se encontrava obsoleto quando a justiça decidiu que a área deveria voltar para seu dono, um particular. As obras do novo aeroporto tiveram de ser rapidamente começadas e sua inauguração foi em 22 de novembro de 1999 com uma característica única: este aeroporto mudou para um sítio localizado a 22 quilômetros de distância do antigo aeroporto. A BR-364 então foi duplicada para facilitar o seu acesso que até hoje é complicado pela distância enorme do centro da cidade.
Coordenadas: 095208S/0675353W
Categoria/Utilização: INTL PUB
Fuso Horário: UTC-4
Tipo de Operação: VFR/IFR DIURNA/NOTURNA
Distância e Direção: 18N
Administrador: INFRAERO
Elevação: 193M (633FT)
Declinação Magnética: 8,48W
CARACTERÍSTICAS
Dimensões: 2158 x 45
Tipo de Piso: ASPH
Resistência: 78/F/D/X/T
COMUNICAÇÕES
TORRE: 118.70
AUXILIOS À NAVEGAÇÃO
ILS/DME RWY 06: (IRB) 109.30
VOR/DME: (RBC) 114.20 - 09 52.31S/067 53.72W
NDB: (RBC) 355 - 09 51.78S/067 53.82W
OUTRAS INFORMAÇÕES
a) Combustível: Qav
b) OBS ACFT em vôo de instrução próximo ao AD.
c) OBS concentração de urubus nas imediações do AD.
d) Aeronave de médio e grande porte deverão realizar giro de 180 DEG somente na área de giro das THR.
e) AD ALTN, em OPS noturna, para vôos com destino ao AD Cobija, restrita ao pouso e reabastecimento da aeronave, sem direito de tráfego, ou seja, o embarque e o desembarque de passageiros ou cargas.
f) Quando a serviço de Estado (pátrio ou estrangeiro) AD AVBL para OPS LDG;TKOF INTL, necessitando de prévia comunicação à administração aeroportuária e dessa à ANAC, com antecedência mínima de 24 horas(considerando finais de semana e feriados nacionais).
quarta-feira, 24 de março de 2010
Video - Real Aerovias Brasilia - Voo 802
quinta-feira, 11 de março de 2010
PRONUNCIAMENTO DO EXERCITO BRASILEIRO RELATIVO AO ACIDENTE EM CORUMBÁ - MS
As causas do acidente, que ocorreu durante a realização da OPERAÇÃO CABURÉ, exercício de adestramento dos pilotos e tripulações do Dst Av Ex, serão apuradas por meio de Inquérito Policial Militar (IPM) e de investigação aeronáutica, na forma do que está previsto no ordenamento jurídico vigente.
O Exército Brasileiro, consternado e imbuído do mais alto sentimento de solidariedade, está empenhado em prestar todo o apoio necessário às famílias dos militares vitimados pelo acidente.
Todos os militares envolvidos no voo possuíam alto nível de adestramento. As causas do acidente estão sendo apuradas pela Comissão de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, que emitirá um relatório preliminar em 30 dias.
A aeronave FENNEC tem capacidade para transportar 06 (seis) tripulantes e é usada para atividades de reconhecimento e ataque. O resgate dos corpos foi realizado pelo esquadrão Pelicano, da Força Aérea Brasileira (FAB), com apoio dos militares do Destacamento de Aviação do Exército que realizavam o exercício de adestramento no local. Os corpos encontram-se em Campo Grande de onde sairão para os locais de sepultamento.
O Exército Brasileiro informa, ainda, que além das providências periciais e administrativas, estão sendo prestados apoio espiritual e psicológico às famílias dos militares.
Gen Bda CARLOS ALBERTO NEIVA BARCELLOS
Chefe do CCOMSEx
FONTE: EXÉRCITO BRASILEIRO
Anac lança selo para classificar espaço entre poltronas de aviões
A Etiqueta Anac possui cinco faixas de classificação, de A até E. O nível A corresponde às aeronaves com espaço entre poltronas superior a 73 centímetros (cm).
A classificação B indica espaço entre 71 e 73 cm; a C varia de 69 a 71 cm; a D, de 67 a 69 cm; e a classificação E indica aviões com menos de 67 cm de espaço entre poltronas. De acordo com a Agência, a ANAC tomou por base para definir as faixas da etiqueta a medição realizada em 5,3 mil passageiros, de 15 a 87 anos, nos 20 principais aeroportos brasileiros. Na média, a medida glúteo-joelho dos passageiros no Brasil varia entre 55 cm e 65 cm.
Segundo a Agência, todas as companhias que operam voos regulares com aviões acima de 20 assentos deverão exibir o selo nos sistemas de vendas de passagens e colá-lo nas aeronaves.
As empresas aéreas terão até setembro para enviar a documentação com a medição de suas aeronaves para a Anac e mais seis meses para incluir a etiqueta informativa no sistema de reservas de passagens e nos aviões.
FONTE: PORTAL G1