quinta-feira, 21 de abril de 2011

SENECA CAI APÓS A DECOLAGEM EM MANAUS E 7 MORREM

Prezados amigos aviadores, ontem infelizmente um Seneca da empresa de táxi aéreo Amazonaves caiu após a decolagem do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. Todos os sete ocupantes da aeronave faleceram, incluindo o proprietário da empresa, Antonio Picão, sua esposa e filho.
E é com grande tristeza que o Papo de Hangar publica essa postagem a seguir, contendo informações coletadas de alguns dos principais portais de notícias do Brasil.
Deixo aqui os meus pesâmes aos familiares, amigos e todos que de alguma forma possam estar envolvidos com esse triste acontecimento. E o desejo de que em breve, os esclarecimentos dos fatos possam servir de ensinamento para todos nós, aeronautas, aeroviários e usuários do transporte aéreo, afim de evitarmos mais tragédias.

Bruno Maciel - 22.04.11

Um avião da Amazonaves Taxi Aéreo com sete ocupantes caiu na região do aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, por volta das 16h (hora de Brasília) desta quinta-feira. Morreram no acidente Antônio Picão, dono da empresa, Luciana Picão, mulher de Antônio, Matheus Picão, filho do casal, Genilsa do Nascimento, funcionária da empresa, e outros três ocupantes, Kelly Sidonia, Valdeir Silva e Magno Souza.


O avião, que tinha como destino a cidade de Santarém (PA), caiu no momento da decolagem. Após o acidente, o aeroporto de Manaus chegou a ficar fechado.
A aeronave caiu nas proximidades da pista, e os destroços se espalharam para fora da área do aeroporto, atingindo uma importante via da zona oeste de Manaus, a avenida do Turismo.
O Corpo de Bombeiros informou que o avião não chegou a incendiar. As vítimas morreram com politraumatismos devido ao choque da aeronave com o solo. As causas do acidente são desconhecidas.

Técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos já estão no aeroporto e analisam os destroços da aeronave. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas.

Os corpos das vítimas do acidente estão no IML (Instituto Médico Legal) da capital. Os médicos legistas estão tendo dificuldade para reconhecer as partes dos corpos. Por isso, não há previsão de enterro.

Há registros de pelo menos quatro outros acidentes com aeronaves da empresa Amazonaves nos últimos nove anos. O último ocorreu em 2007.

Um avião bimotor modelo Seneca II, prefixo PT-WIG, caiu no condomínio residencial Dilma Toledo, próximo ao Aeroclube do Amazonas, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. A aeronave atingiu uma casa que estava em construção. No avião estavam apenas o piloto e um passageiro, que tiveram ferimentos graves. Na ocasião, o piloto, Leandro Costa, 25, informou que houve problemas mecânicos no motor depois da decolagem. Ele tentou retornar ao aeroclube, mas a aeronave acabou caindo no condomínio.

Em maio de 2002, houve um acidente com um Minuano (EMB-720 D) da empresa, prefixo PT-OFA, que fazia um vôo de experiência (vôo local), após serem realizadas uma inspeção geral (1.000 horas). O piloto saiu gravemente ferido.

O mais grave ocorreu em 2003, quando um outro Minuano (EMB-720 D), prefixo PT-VCB, sofreu um acidente quando decolou de Tefé (a 523 quilômetros a oeste de Manaus) para São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros a noroeste de Manaus), levando o piloto e um passageiro. A aeronave foi localizada cerca de três meses depois submersa em um lago próximo à comunidade indígena de Maguari. Encontrava-se de dorso com a bequilha quebrada, apresentando danos estruturais leves. Os dois ocupantes morreram no acidente.

Abaixo seguem os dados da aeronave:

MATRÍCULA: PT-EFS

Fabricante: EMBRAER

Modelo: EMB-810C

Número de Série: 810055

Tipo ICAO : PA34

Tipo de Habilitação para Pilotos: MLTE

Classe da Aeronave: POUSO CONVECIONAL 2 MOTORES CONVENCIONAIS

Peso Máximo de Decolagem: 2073 - Kg

Número Máximo de Passageiros: 005

Categoria de Registro: PRIVADA SERVICO AEREO PRIVADOS

Número dos Certificados (CM - CA): 8966

Situação no RAB:

Data da Compra/Transferência: 260707

Data de Validade do CA: 27/10/15

Data de Validade da IAM: 031111

Situação de Aeronavegabilidade: Normal


Fontes:

Portal Terra

D24AM

R7

Portal G1

Anac

Nenhum comentário: