quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

INVESTIMENTO ESTIMADO PARA O CURSO DE PILOTO PRIVADO DE AVIÃO

.:CURSO TEÓRICO:.
- Os estudos para este curso poderão ser realizados "por conta", não obrigando o aluno a freqüentar uma escola homologada.
- Em escola homologada: Curso composto por 5 matérias e com duração média de 4 meses.R$ 1.000,00
- Material didático (livros e apostilas): Regulamentos de Tráfego Aéreo, Teoria de Vôo, Conhecimentos Técnicos Meteorologia e Navegação:R$ 170,00
- Acessórios para navegação: Computador de vôo (será considerado o de papel, mais barato e suficiente), transferidor e régua: R$ 145,00
- Banca teórica da ANAC:. Inscrição para as 5 matérias.R$ 250,00


.:CURSO PRÁTICO:.
Para poder voar, é obrigatório o piloto-aluno possuir o CCF (Certificado de Capacidade Física). É obtido pelas juntas de saúde da aeronáutica ou em clínicas credenciadas pela ANAC.
- CCF - Exame inicial de segunda classeR$ 301,50
- Hora de vôo: Para obter o CHT (Certificado de Habilitação Técnica), o piloto-aluno precisa cumprir um programa de curso composto por 40 horas.As aeronaves mais comuns e seus valores (estimado por hora voada) são:
- Avião Paulistinha: R$ 180,00
- Avião Aeroboero: R$ 200,00
- Avião Cessna 150: R$ 245,00
- Avião Cherokee: R$ 260,00

Dica: Se o piloto-aluno pretende dar instrução prática no futuro, é recomendado fazer o PP em um avião convencional (paulistinha ou aeroboero), pois grande parte dos alunos procuram este aparelho considerando que o custo/hora é mais acessível. Já quem não precisa se preocupar com isso e certamente não voará um DC3, vale a pena pagar um pouco mais por uma aeronave triciclo.
Obs.: Alguns aeroclubes cobram alojamento, mensalidade de sócio e até mesmo seguro de vida.

- Carta WAC: No total são mais de quarenta que cobrem o Brasil todo. Aqui será considerada somente uma, suficiente para a região onde serão realizados os vôos de navegação. R$ 17,00
- Prova prática (cheque): Realizadas as 40 horas de treinamento, é hora de solicitar o vôo de cheque, geralmente com duração de uma hora e realizado por um checador credenciado da ANAC. Para solicitar este vôo é necessário o preenchimento da CIV (Caderneta Individual de Vôo) com as horas voadas além de pagar uma taxa para a Agência.
- CIV: R$ 30,00
- Emissão de Licença para PP: R$ 100,00

Dica: Para que os alunos não precisem ir até a Gerência Regional de sua área para levar a documentação, alguns aeroclubes possuem agentes (despachantes) que realizam este trabalho. Eles cobram de R$ 80 a R$ 100,00 por processo. Vale a pena pagar quando o solicitante não tem tempo e paciência para este deslocamento, visto que a ANAC trabalha até por volta das 17h. Ainda teriam os pedágios, combustível, estacionamento, etc.Assim que a ANAC devolver a documentação e a CHT, que é uma carteira de PVC, o piloto já estará apto a voar sem instrutor.
Obs: Geralmente os aeroclubes exigem algumas horas de vôo solo pós-cheque para que o recém formado piloto privado possa levar passageiros (amigos, família, etc). É bom lembrar também que Piloto Privado não pode, em hipótese alguma, trabalhar remunerado, fato somente permitido para Piloto Comercial em diante.

.: Investimento estimado considerando o curso de PP-A, em aeronave paulistinha:.
Teoria: R$ 1.565,00
Prática: (41h, incluída hora de cheque): R$ 7.397,00
CCF+ CHT (licença) + CIV: R$ 431,50

Total: R$ 9.413,40

.:Dicas Finais:.
Se puder, compre pacote de horas (geralmente de 10 em 10). Assim poderá obter um bom desconto ou crédito para os próximos vôos.
Se durante a reserva de dinheiro verificar que não poderá comprar todas as horas, programe pelo menos para uma hora de aula por semana. É o mínimo para que seu rendimento não seja prejudicado e não tenha que repetir manobras.
Evite voar mais de 1,5h direto (exceto navegação). Como as primeiras aulas são praticamente manobras e manobras, isso poderá gerar um cansaço físico e mental, diminuindo o rendimento e a capacidade de aprendizado mas, se mesmo assim desejar voar mais que esse período no mesmo dia, faça um vôo de manhã e outro a tarde!

Lembrando que essas informações foram retiradas da página da web http://www.pilotocomercial.com.br/carreira/carreira.aspx?newsid=%20559 e que esses valores tem como referência os preços no sudeste do país.

2 comentários:

Eric Lira disse...

Cmte! Sei q ja faz mt tempo, mais se vc tiver tempo pra me responder acharei otimo! Gostei mt dessa sua materia, o que me fez empogar mais ainda com o curso de piloto. Tambem almejo chegar a PLA, sempre foi meu sonho. Se vc puder manter contato comigo, eu ficaria mt agradecido!
Me chamo eric, estarei fazendo o curso de PP ano q vem, no Bacacheri. o meu e-mail é esse>>>>
fernandooeric@hotmail.com

Vanessinha disse...

Olá preciso urgente de material,apostilas em pdf ou no livrosque falem e descrevem as tarefas do despachante operacional de voo,se tiver por favor me avise aqui...aguardo!