quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

TAM RECEBE AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE CELULARES E INTERNET EM AVIÕES


A companhia aérea Tam recebeu licença da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para operar em seus voos o uso de celular e internet. A provedora de tecnologia suíça OnAir, parceira do projeto, no entanto, terá que encaminhar relatórios semestrais à agência sobre o desempenho do sistema durante dois anos, o período da autorização de utilização do serviço em caráter experimental. Com base nesses dados, a Anatel estudará a criação de uma regulamentação específica.
Mas, para que o serviço possa ser oferecido, falta mais uma aprovação: a da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).A Anac disse que ainda aguarda documentos da Tam e da fabricante de aviões Airbus, e que realiza testes para comprovar a eficácia do sinal de celular nas aeronaves. A análise deve ser concluída até o fim do primeiro semestre.
A Anatel determinou, ainda, que os celulares e laptops só poderão ser ligados quando os aviões atingirem o trecho de cruzeiro. O uso em solo e durante pousos e decolagens continua, portanto, proibido. As tarifas de uso dos aparelhos a bordo ainda não foram definidas, mas a experiência de outros países mostra que trata-se de um serviço premium.

Fonte: Folha do Turismo

Nenhum comentário: