FONTE: PORTAL G1

Um espaço virtual interativo, destinado a pilotos civis e militares, comissários(as) de voo, mecânicos de voo, instrutores, alunos e entusiastas da aviação em geral. Agora também com espaço para aviação virtual. Aqui você pode participar de enquetes, deixar seus recados, enviar fotos, vídeos e matérias e interagir conosco. Participe e bons voos sempre!!!
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
domingo, 19 de dezembro de 2010
FOTOS - PRIMEIRO ATR 72-800 DA AZUL - PR-AZR

domingo, 12 de dezembro de 2010
Morre piloto internado após acidente com bimotor no Vale do Rio Doce
No acidente, ele teve 80% do corpo queimado, segundo o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga (MG), onde ele recebeu atendimento antes de ser transferido para o Espirito Santo.
Com o piloto, o acidente deixou quatro mortos. No momento da queda morreram uma repórter, um cinegrafista e um fotógrafo da Legião da Boa Vontade, que viajavam para a cobertura da entrega de cestas básicas na campanha de natal. Um sobrevivente – o diretor-executivo da LBV – permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo a equipe médica, o quadro de saúde está em fase de reestabilização e se mantém estável.
Segundo a assessoria da LBV, o cinegrafista e o fotógrafo, de 25 e 26 anos, foram enterrados neste domingo (12), às 10 horas, no Cemitério Parque Jaraguá, em São Paulo. O enterro da repórter, de 35 anos, foi às 14h30 em Campo da Esperança, em Brasília/DF.
Neste sábado (11), três integrantes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), do Ministério da Defesa, estiveram no local do acidente com o avião bimotor B-55. De acordo com o coronel Antônio de Almeida, que esteve no local e concedeu entrevista a afiliada da Rede Globo – Intertv dos Vales –, em 30 dias um relatório desta ação inicial será emitido. Já o prazo para o relatório final é de um ano, “mas depende muito das condições e informações que vamos obter”.
A Polícia Militar acompanhou os trabalhos do Cenipa no local do acidente. Segundo a polícia, a equipe levou o motor do lado esquerdo da aeronave para análise. Eles ainda tiraram fotografias, examinaram o terreno e colheram detalhes para a produção do laudo. O isolamento e a preservação do local ficaram sob a responsabilidade da PM. A polícia informou que a equipe do Cenipa já deixou a cidade e retornaram ao Rio de Janeiro, de onde vieram.
De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), o avião – modelo BE55, prefixo PT-LEU – decolou do Aeroporto de Vitória às 18h31, desta quinta-feira (9), com destino a Brasília. Horas depois, caiu na zona rural de Bom Jesus do Galho, na região do Vale do Rio Doce de Minas.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
BARON - BE55 - CAI NO INTERIOR DE MINAS. TRES MORRERAM E DOIS ESTÃO GRAVEMENTE FERIDOS.


De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), o avião decolou do Aeroporto de Vitória às 18h31, desta quinta-feira (9), com destino a Brasília. A primeira chamada recebida pela polícia foi às 19h45.

sábado, 4 de dezembro de 2010
DIVERSÃO - FRASES DE COMANDANTES
Passa os horários lá pra eles? Diz que o atraso foi DESPACHO.
*
O briefing é o Standart
*
Vamos deixar lido?
*
tá tranquilo aí? vou ali esticar as pernas e já volto...
*
Isso, segura, menos, cede, vem trazendo, isso, mais motor, menos motor, escora, segura, cede, olha a asa ...
*
Chefinha do voo: Pode fechar a porta Cmte?!? Cmte: 'E melhor se nao nao pressuriza e faz um barulhao!!!
*
Qual é nome da chefe?
*
Mais vale 1 pássaro na mão do que 2 no motor...!!
*
Sabe o que quer dizer essa luz?
*
Após o pouso... Co-piloto: Comandante, está com o senhor? Comandante: Sempre esteve bobinho!!!!
*
Faz assim oh...
*
O que o controle disse?!
*
Qual é a frequência do DO?
*
Vou fazer um speech, to saindo da escuta, tá quantos graus lá?
*
Quem foi seu instrutor????!!
*
(depois de o Copiloto mostrar que no manual está diferente)... Comandante: isso aí está errado, esses caras estão loucos.
*
Prepara tudo ai pra gente?
*
Ta autorizado?
*
vai ficar alto...
*
Eu deixei em off pra ver uma coisa
*
(FPL com FL400): ... quatrocentos é muito alto, vou no maximo no três meia
*
Manu, o carregamento falta muitoí?
*
o APU já foi?
*
Fica Tranquilo!
*
A asa passa aí desse lado?
*
Melhor ir reduzindo já
*
Se quiser ir sujando, fica a vontade...
*
Tem alguma coisa no NOTAM?
*
Já lemos o before start?
*
Quando puder, before start checklist
*
O despachante ja foi embora?
*
Entrou quando aqui na firma?
*
Larga esse check list!!!
*
Esse balizador tá de sacanagem...
*
Porque estes porões estão abertos ainda P*#@
*
Vou contar umas mentirinhas lá pra trás, tá quantos graus lá?
*
Põe o avião no chão!
*
Qual é o tempo de voo?
*
Da quanto tempo de escala?
*
Ciente do Glide e do PAPI
*
(em 121.5) Despachoo...na escuta?
*
Sim fui eu que desliguei. esqueci de te avisar.
*
...pode entrar, esse vermelho ai é só água...
*
Ta quente aqui né?
*
Aproveita e já pede um passe pra mim por favor?
*
Fala la com a firma pra gente?
*
Between my well
*
A chegada está inserida e conferida
*
Obrigado...I have (1 segundo após o pouso)
*
Qual o número dessa carta?
*
Vai comer sua sobremesa?
*
Não posso...vou regulamentar...
*
E então Despacho, o atraso é de quem?
*
Ta autorizado descer pra quanto?
*
Pergunta se tem um estimado pro nosso push
*
Tem lanche de passageiro?
*
Fala manu!!
*
Você voava o que antes mesmo?!?
*
Tudo off nada on?
*
(Com a mão já no L/G Lever) -- O que você acha de dar o Trem??
*
Clássica: Eu nao me importo... mas voce sabe como é ne?!? Tem comandante que nao vai gostar!!!
EGPWS SERÁ OBRIGATÓRIO A PARTIR DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010
NOTÍCIAS: TAM NORMALIZA VOOS E É AUTORIZADA A RETOMAR VENDAS
Nas últimas 24 horas, a companhia demonstrou ter regularizado suas operações. Atrasos e cancelamentos estão dentro da normalidade do sistema.
A suspensão das vendas nos voos da TAM evitou que os atrasos e cancelamentos da companhia prejudicassem mais passageiros, além daqueles que já haviam adquirido bilhetes. No entanto, algumas rotas, especialmente as de maior densidade, começaram a ter voos esgotados em horários de pico, diminuindo a oferta de assentos aos passageiros. Brasília-Congonhas-Brasília; Brasília-Santos Dumont-Brasília e Congonhas-Porto Alegre-Congonhas são exemplos de voos que estão com a oferta de assentos restrita.
A normalização das operações da companhia, conjuntamente com a necessidade de aumento na oferta de assentos, levaram a ANAC a permitir a retomada da venda de passagens pela TAM.
NO AR O PAPO DE HANGAR - 2011

É isso galera, já está no ar o Papo de Hangar 2011. Com uma nova roupagem, mas mantendo os mesmos links e serviços que nos fizeram conquistar a marca de 50.000 visitas de 2007 a 2010. Aqui vocês continuam encontrando os mais diversos videos ligados a aviação real e virtual, civil e militar, além de imagens, escutas aéreas dos principais aeroportos brasileiros e ainda alguns estrangeiros, sites importantes para os aeronautas, sites das principais companhias aéreas, as principais notícias da Anac, Infraero, FAB, além das postagens que encontro numa busca incansável durante todo ano, visando reunir em um só lugar as principais informações para os aeronautas, aeroviários e entusiastas da aviação.
Obrigado a todos vocês por acompanharem o Papo de Hangar e continuo contando sempre com vocês para um melhor desenvolvimento do site!
Bons voos sempre!!!
ESPAÇO AÉREO DA ESPANHA É REABERTO APÓS GREVE DOS CONTROLADORES
A agência já havia informado no seu site que os controladores de voo haviam começado a voltar ao trabalho. No entanto, a expectativa é de que o tráfego aéreo só volte à normalidade entre 24 e 48 horas, disse o ministro do Trabalho, Jose Blanco.

O governo chegou a declarar estado de alerta diante da paralisação, que afetou cerca de 600 mil passageiros em todo país.
A medida, sem precedentes na história da Espanha democrática, significa que os controladores aéreos estariam "mobilizados" com sua entrada em vigor, com duração máxima de 15 dias, segundo explicou em entrevista coletiva o primeiro vice-presidente do Executivo, Alfredo Pérez Rubalcaba.
A Aena não possui ainda um dado exato do número de passageiros afetados. Na sexta-feira, dos 5.032 voos programados apenas 3.346 operaram. Para este sábado estavam previstos 4.307 e, por enquanto, 1.316 deixaram de voar.

Durante as mais de 18 horas em que esteve fechado espaço aéreo espanhol apenas foi permitida a aterrissagem de alguns aviões, a maior parte vindos da América Latina.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
NOTÍCIAS: AVIÃO PROJETADO NA UFMG BATE 4º RECORDE MUNDIAL EM 24H

O CEA 308 já havia quebrado outras três marcas na quarta-feira (1º): velocidade em 15 e em 100 quilômetros e tempo de subida até três mil metros. De acordo com a UFMG, em 15 quilômetros o avião alcançou 329 km/h. O antigo recorde era de 292 km/h. Em 100 quilômetros, o modelo chegou a 326 km/h; a marca anterior era de 297 km/h. A aeronave demorou cerca de 10 minutos para atingir três mil metros de altura. Aproximadamente três minutos a menos que o melhor tempo registrado antes.
Todas as marcas foram atingidas no Aeroporto Regional da Zona da Mata, próximo a Juiz de Fora. O brasileiro Gunar Armin pilotou o avião. Segundo o professor de Engenharia Aeronáutica da UFMG Paulo Iscold, “nunca no Brasil havia sido quebrado um recorde mundial em aeronaves motorizadas”.
Dois representantes da Federação Aeronáutica Internacional (FAI) foram responsáveis por julgar a demonstração, segundo a UFMG. Um deles é oficial da National Aeronautic Association (NAA), nos Estados Unidos. O outro pertence à Comissão Aerodesportiva Brasileira (CAB), de acordo com a universidade.
A universidade já produziu 10 aviões-conceito destinados à quebra de recordes. Segundo a UFMG, a instituição é a única no Brasil a projetar e construir esse tipo de aeronave.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
ANAC pune atrasos e cancelamentos da TAM com restrição de vendas até 3 de dezembro
* Pedidos de acréscimo de voos na malha da companhia também estão suspensos
* Auditoria na empresa avalia dados da tripulação e novas medidas podem ser adotadas
Brasília, 29 de novembro de 2010 – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) suspendeu hoje a venda de bilhetes da companhia aérea TAM para todas as rotas domésticas com decolagem prevista até a próxima sexta-feira, dia 3 de dezembro. A intenção é evitar a ampliação dos problemas para os passageiros. A ANAC identificou que a TAM está apresentando atrasos e cancelamentos acima da média do setor. A expectativa é que a situação esteja normalizada até quarta-feira, do contrário, novas medidas serão adotadas.
A ANAC iniciou uma auditoria na empresa, enviando inspetores para o centro de operações da companhia e para aeroportos de São Paulo. Até que seja concluída a auditoria, no prazo estimado de uma semana, também ficam suspensos todos os pedidos de acréscimos de voos na malha da TAM.
Desde agosto de 2010, a ANAC está acompanhando semanalmente as escalas das tripulações das companhias aéreas, por meio de relatórios enviados pelas empresas. A auditoria na TAM visa verificar se os números encaminhados pela empresa condizem com a situação atual, uma vez que não eram previstos problemas com a carga horária dos tripulantes informada pela companhia.
FONTE: ANAC
ANAC divulga Relatório Semestral de Recomendações de Segurança Operacional
A exigência está clara no Manual de Curso de Piloto Comercial de avião e helicóptero, no capítulo 6, sobre recrutamento e inscrição:
6 RECRUTAMENTO E INSCRIÇÃO
Os critérios e formas de recrutamento ficam a cargo da entidade, sem prejuízo das disposições deste Manual de Curso e da legislação vigente.
Serão requisitos para inscrição de candidatos ao Curso de Piloto Comercial-Avião:
a) idade mínima – 18 anos;
b) nível mínimo de escolaridade – 2º grau completo, realizado em estabelecimento de ensino público ou privado devidamente autorizado;
c) experiência como piloto – ser portador da licença de Piloto Privado-Avião.
OBS.: Caso o candidato já tenha 150 horas de vôo, poderá freqüentar apenas a 2ª etapa da instrução de vôo.
No ato da inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:
Candidatos Brasileiros
a) Ficha de inscrição/matrícula (Anexo 2) preenchida;
b) Carteira de identidade;
c) Comprovante de conclusão de 2º grau ou equivalente;
d) Título de eleitor;
e) CPF;
f) Certificado de capacidade física – CCF de 1ª classe;
g) Certificado de reservista ou de alistamento militar;
h) 2(duas) fotos 3x4 recentes:
i) comprovante de pagamento da taxa da inscrição, se for o caso;
j) outros que se façam necessários, a critério da entidade.
Candidatos Estrangeiros
a) Licença especial concedida pelo Departamento de Aviação Civil, conforme legislação em vigor;
b) Ficha de inscrição/matrícula (Anexo 2) preenchida;
c) 2(duas) fotos 3x4 recentes;
d) outros, a critério da entidade.
Somente poderão inscrever-se os candidatos que satisfaçam a todos os requisitos estabelecidos.
No ato da inscrição, a entidade de instrução deve prestar todas as informações sobre o curso e entregar o Cartão de Identificação do candidato (Anexo 3), que deve ser apresentado antes de cada exame previsto para a seleção.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
ACROBACIA DO PILOTO
Reinando no espaço com exibicionismo,
Vai com ardidez o piloto no seu avião...
Ele superou das aves, o expressionismo,
Ao destacar-se com a sua aceleração!
O piloto aureolado vira o Rei das alturas!
Os seus súditos ficaram embaixo...
E sorrindo sente até um jogo de cintura,
À sua sustentação no céu figurado!
Mas logo o avião desce... E desce rápido!
E no final do seu vôo, o piloto fica desolado...
E fitando o infinito, reconhece não ser nada!
Mas uma compensação maior logo vem:
O encontro com os seus que não se contém,
E abraços ativam a paisagem desolada!
AUTOR DESCONHECIDO
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Anac apura causa da queda de avião em Bragança-SP
Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fizeram nova perícia hoje nos destroços do avião Paulistinha que caiu e pegou fogo ontem, em Bragança Paulista (SP), causando a morte do instrutor Rafael Giacon Cunha, de 22 anos, e do aluno João Henrique Mendonça, de 18. Os peritos voltaram também ao local do acidente e conversaram com dirigentes do aeroclube local.
De acordo com o coronel Luís Rogério Castro, da Anac, o objetivo é colher o maior número de informações para determinar a causa do acidente. O histórico da aeronave, o trajeto, as condições de voo e o currículo do piloto também serão analisados. Segundo Castro, o resultado pode sair entre dois e seis meses.
De acordo com o diretor do aeroclube, Ricardo Cintra, o monomotor tinha passado pela inspeção de manutenção e estava em condições de voar. Mendonça queria ser piloto e tinha ganhado o curso do pai, como presente de aniversário de 18 anos, completados na semana passada. Ele fazia seu primeiro voo com o instrutor. O avião caiu logo depois de decolar da pista do aeroclube.
P-56C - PAULISTINHA, CAI NO INTERIOR DE SÃO PAULO



João Mendonça foi ao aeroclube de Bragança com a família para voar com o instrutor Rafael Giacon Cunha, de 22 anos. Segundos após decolar, a aeronave perdeu sustentação, caiu e pegou fogo. João e Rafael morreram carbonizados.
O pai, que observava o voo em solo, passou mal e teve que ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi encaminhado para um hospital de Bragança Paulista e teve de ser internado.
O avião acidentado em Bragança Paulista é um P-56, conhecido como Paulistinha. O modelo é muito utilizado em instruções de voo e é um equipamento considerado seguro.
"Essa aeronave faz parte de um projeto idealizado na década de 50. É um equipamento dócil, largamente utilizado em instruções e formou a maioria dos pilotos que estão hoje no mercado aeronáutico civil", diz Plinio Vicentin, piloto há 22 anos, atualmente baseado no aeroclube de Guaratinguetá.
Segundo ele, a manutenção do aeroclube de Bragança Paulista é uma das melhores do país. Um fator considerado desafiador para este modelo de aeronave é a força dos ventos. "É uma aeronave muito leve e com vento muito forte o voo se torna perigoso", afirma o piloto.
As causas do acidente devem ser divulgadas em até 60 dias, após perícia da Aeronáutica e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A mesma aeronave sofreu um acidente em 2004, quando também registrou problemas na decolagem. Na ocasião, duas pessoas ficaram feridas.
domingo, 7 de novembro de 2010
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
REGRAS DOS PILOTOS
As regras estão sujeitas a alterações a qualquer momento, sem aviso prévio.
O Co-piloto não pode saber todas as regras.
Se o Comandante suspeitar que o Co-piloto sabe todas as regras, ele deve
mudar imediatamente algumas ou todas elas.
O Comandante nunca está errado.
Se o Comandante tiver errado, é devido um mal-entendido que é um resultado direto de algo que o Co-piloto disse ou fez de errado.
O Co-piloto deve desculpar-se imediatamente para causar tal equívoco.
O Comandante pode mudar de idéia a qualquer momento.
O Co-piloto nunca pode mudar de idéia sem o expresso consentimento por escrito do Comandante.
O Comandante tem todo o direito de estar com raiva ou chateado, a qualquer momento.
O Co-piloto deve manter a calma em todas as vezes menos que o comandante queira que ele fique irritado e/ou chateado.
O Co-piloto tem que saber ler a mente do Comandante em todos os momentos.
O Comandante está pronto quando ele está pronto.
O Co-piloto deve estar pronto em todos os momentos.
Qualquer tentativa de documentar as regras podem resultar em lesões corporais.
O co-piloto que não respeitar as regras é aterrado.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
CESSNA 310 CAI NA CALIFÓRNIA

sexta-feira, 24 de setembro de 2010
ATR-72 DA TRIP FAZ POUSO DE EMERGENCIA EM MANAUS

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que a aeronave saiu de Manaus, às 6h35 (horário local), com destino a Itaituba (PA). Vinte minutos depois, o piloto teria entrado em contato com a torre de controle, informando que havia um problema. O avião, que transportava 38 passageiros e quatro tripulantes, sobrevoou a capital do Amazonas para gastar combustível.
O pouso de emergência ocorreu por volta das 8h40. De acordo com a Trip, os passageiros estão recebendo assistência e devem embarcar em outra aeronave para a conclusão da viagem.
"A TRIP Linhas Aéreas informa que a aeronave ATR-72, que fazia o voo 5603 partindo de Manaus (AM) com destino a Itaituba (PA) apresentou, logo após a decolagem, um problema de ordem técnica no sensor do trem de pouso. A tripulação técnica adotou o procedimento padrão de pouso nesta condição, e após a confirmação de se tratar de um erro de sensor, a aeronave pousou normalmente.
A TRIP Linhas Aéreas informa que, em função do atraso gerado pelo incidente, a companhia está prestando a devida assistência aos 38 passageiros, enquanto providencia a realocação para outra aeronave, encaminhada pela Companhia para a conclusão do voo 5603."
FONTE: PORTAL G1
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
APAGÃO DE PILOTOS!!!
Matéria enviada por Talys Soares, aluno do curso de Ciências Aeronáuticas da EAC em Campina Grande, PB.
Apagão de pilotos
Aeroclubes não conseguem formar comandantes para aviões de grande porte e as empresas aéreas têm dificuldade para montar suas equipes no Brasil
Wilson Aquino
O maior poder aquisitivo do brasileiro e as facilidades na compra de passagens aéreas são um indicativo de que teremos voos lotados nos próximos anos. Entretanto, um assento corre o risco de permanecer vago na aeronave: justamente o do piloto. A formação de novos comandantes não vem acompanhando a força da indústria da aviação, que cresceu 27% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, e deve seguir em ritmo acelerado na próxima década.
São vários os motivos que podem levar a um apagão de pilotos em dois ou três anos. Desde 2005, houve um êxodo de comandantes para o Exterior. Pelo menos 600 se transferiram para a Ásia e o Oriente Médio, onde os salários são bem mais atraentes. A remuneração de um comandante aqui parte de R$ 6 mil e chega a R$ 18 mil. Lá fora, começa em torno de R$ 11 mil e alcança cerca de R$ 27 mil.

A formação dada nos aeroclubes está aquém do que se exige no mercado

PERCALÇO
Falta dinheiro a Gabriel Pires para concluir o curso.
Com vagas disponíveis para dez copilotos de Airbus 319 e 320, o diretor de treinamento e operações da TAM (agora, Latam), comandante Leonard Grant, também reclama da falta de profissionais bem preparados. “Não quero colocar em um Boeing 737-800 um piloto com 300 horas de experiência em outro tipo de avião, provavelmente monomotor com dois lugares ou três”, justifica. A Gol, que enfrentou problemas no término das férias escolares e teve de cancelar voos por causa da escala da tripulação, informou, através de nota enviada à ISTOÉ, que seus profissionais “passam por frequentes treinamentos, estando sempre atualizados e a par das normas do setor aeronáutico nacional e internacional.”
A atualização a que a Gol se refere é, na opinião do instrutor de voos Adelmo Louzada, o maior ponto fraco do Brasil hoje. “Os aeroclubes nasceram sob as asas do Estado, mas depois foram abandonados”, afirma ele, também diretor do Aeroclube do Brasil. Um sinal de que um apagão se aproxima é o número de habilitações para pilotos de Linha Aérea de Avião, os aptos a trabalhar nas grandes companhias aéreas, concedidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em 2008, foram habilitados 333 novos pilotos. Em 2009, o número caiu para 230. Nos três primeiros meses deste anos foram 56.
Para obter a licença de piloto comercial são exigidas 150 horas de voo. Mas as grandes empresas não contratam pilotos com menos de 500 horas de voo. E para ser comandante é necessário ter pelo menos mil horas – se o candidato tiver formação superior em ciências aeronáuticas. Se possuir apenas o segundo grau, são necessárias 1.500 horas. Por isso, quem obtém o brevê tem de ganhar experiência por conta própria para estar apto a entrar numa grande companhia. “As empresas vão ter de reduzir essas exigências, senão vai faltar gente”, acredita o comandante Elones Fernando Ribeiro, diretor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. Segundo ele, após 2,8 mil horas de aula teórica e 200 horas de voo o formando tem condições de ingressar no mercado. “Aqui no Brasil, existe a cultura de que horas de voo representam experiência, independentemente do tipo de avião em que voou. Isso é bobagem”, diz. O diretor de segurança operacional da Anac, Carlos Eduardo Pellegrino, pretende conversar com o setor para estruturar a carreira de piloto de modo a reduzir a distância entre a formação e o mercado. “As empresas precisam pegar esses pilotos de estágio inicial e ir progredindo com eles”, defende.

O custo elevado da formação também limita o acesso ao curso de aviador. Para tornar-se piloto comercial é preciso gastar R$ 70 mil – o preço da hora de voo varia entre R$ 240 e R$ 800. O carioca Gabriel Pires, 21 anos, por exemplo, quer se formar piloto comercial e concluir a faculdade. Ele sonha em comandar um Boeing desde os sete anos, quando voou pela primeira vez. Mas seus pais, que bancaram seus estudos até agora, não têm mais como arcar com os custos. “Quero uma vaga de instrutor para atingir a meta de horas”, diz ele.
Para amenizar a situação, a Anac lançou mão de um artifício usado na década de 1970: vai bancar a formação, com a concessão de bolsas, de 213 novos pilotos, sendo 139 privados e 74 comerciais. Para tanto, firmou convênio com 19 aeroclubes de oito Estados e vai desembolsar R$ 3 milhões, recursos do Programa de Desenvolvimento da Aviação Civil do Ministério da Defesa. Mais de 400 candidatos se inscreveram. Outras medidas estão em estudo, como a abertura do mercado para pilotos profissionais estrangeiros, hoje proibida pelo Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBHA), que deve provocar polêmica.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
ATR-42 DA COINVIAS CAI NA VENEZUALA - 51 ESTAVAM BORDO - 15 MORRERAM

O avião, da companhia aérea estatal venezuelana Conviasa, transportava 51 pessoas quando caiu, por causas ainda desconhecidas, no estado de Bolívar, no sudeste da Venezuela.
"No total, temos 36 sobreviventes e 15 mortos. Estas pessoas que sobreviveram estão sendo atendidas e contam com todo o apoio do governo", declarou o ministro dos Transportes e Comunicações, Francisco Garcés.
Segundo o ministro, a maior parte dos feridos sofreu traumatismos e queimaduras, mas não corre risco de vida.
"Hoje ocorreu isto aqui na Venezuela, apesar da segurança que mantemos nas linhas aéreas, mas podemos dizer, com alegria, que temos 36 sobreviventes", acrescentou Garcés.
O governador do estado de Bolívar, Francisco Rangel Gómez, disse que alguns feridos, em estado mais grave, podem ser levados à capital, Caracas.
Havia quatro tripulantes e 47 passageiros a bordo. Inicialmente, havia sido informado um total de 47 pessoas na aeronave.
O ACIDENTE
O avião ATR-42 de fabricação francesa pertencia à empresa estatal Conviasa e fazia uma rota doméstica entre Porlamar, na turística Isla de Margarita, e Ciudad Guayana. Inicialmente, as autoridades haviam dito que o avião partia de Ciudad Guayana.
O acidente ocorreu a pouco mais de 9 quilômetros de Puerto Ordaz, que faz parte de Ciudad Gayana e fica a 730 km a sudeste da capital, Caracas.
O avião caiu próximo à entrada das instalações da Siderúrgica del Orinoco (Sidor). Ele ficou bastante danificado, praticamente partido em dois.
Apesar de ter caído numa área movimentada, ele não deixou vítimas em terra, segundo o governador, porque caiu em uma área usada como depósito de materiais usados.
O governador explicou que o acidente aconteceu depois que o avião registrou uma "perda de controle", que chegou a ser notificada à torre pelo piloto.
"Infelizmente, há mortos, mas (...) ao observar o estado em que ficou o avião, acho que tivemos sorte", explicou o ministro dos Transportes e das Comunicações, Francisco Garcés.
"A situação está sob controle", acrescentou o ministro, indicando que a intervenção imediata impediu uma tragédia maior.
O ATR-42 atinge 555 km/h, tem capacidade para entre 44 e 50 passageiros e tem autonomia de voo de 1.611 km.
Um porta-voz afirmou à France Presse que a empresa ATR "está trabalhando em estreita colaboração com a companhia aérea e com as autoridades para compreender as causas do acidente".
A Conviasa é uma companhia aérea estatal venezuelana nascida em 2004 que realiza voos nacionais e também com destino a Teerã, Damasco, Buenos Aires e vários pontos do Caribe.
O último grande acidente aéreo na Venezuela havia ocorrido em 2008, quando um avião da empresa local Santa Barbara com 46 a bordo caiu em uma região montanhosa, matando todos a bordo.
sábado, 11 de setembro de 2010
INFRAERO LANÇA SEU NOVO PORTAL NA INTERNET

Com um layout mais moderno e funcional, o novo portal possui as mesmas facilidades do antigo site e ainda traz novidades, como o link “Tempo nos Aeroportos”, onde é possível conferir dados sobre temperatura, visibilidade e outros quesitos nos aeroportos brasileiros. No link “Obras e Investimentos” estão os planejamentos da Infraero na modernização e ampliação de sua Rede.
A área dedicada à Imprensa ganhou novo layout, tornando mais visíveis as notícias sobre os aeroportos da Rede e a área de “Notas e Respostas”, com as réplicas e informações encaminhadas pela Assessoria de Imprensa da Infraero aos veículos de comunicação.
Os itens sobre atrasos de voos (“Situação dos Voos”), voos online (“Consulte seu Voo”), bastante requisitados no antigo site, ganharam nova formatação no portal, tornando-se mais funcionais para os usuários.
O novo portal também apresenta outras ferramentas inéditas até então: vídeos sobre os aeroportos da Rede Infraero, um banco de imagens com fotos dos aeroportos administrados pela empresa, além de um link para o canal da Infraero no Twitter – o @canalinfraero. Tudo preparado para oferecer uma melhor navegação e informações sempre atualizadas aos passageiros e usuários.
O projeto do novo portal nasceu da parceria entre as equipes da Superintendência de Marketing e Comunicação Social e da Superintendência de Tecnologia da Informação da Infraero. O projeto apresenta como fatores positivos o uso de software livre, seguindo orientações do E-Gov, e regras de acessibilidade.
As mudanças incluíram a gestão centralizada na sede da Infraero, em Brasília (DF), uma nova arquitetura de apresentação de conteúdos e interface gráfica, novas informações e serviços. Estas mudanças englobam a primeira fase do portal, que ainda receberá mais novidades. “A evolução será constante, possibilitando a inclusão de dados – sobretudo dos aeroportos da Rede Infraero – com o objetivo de sempre oferecer informações atuais aos usuários”, destacou a superintendente de Marketing e Comunicação da Infraero, Léa Cavallero.
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Queda de pequeno avião em San Francisco deixa um morto

quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Avião com buraco na fuselagem faz pouso de emergência nos EUA
O acidente ocorreu sobre o Oceano Pacífico, após 45 minutos de voo. Para realizar a manobra com segurança, o comandante da aeronave piloto despejou combustível no mar e voltou ao aeroporto norte-americano. Não há registro de feridos.
Segundo a imprensa australiana, o Boeing 747-400 transportava 212 pessoas. De acordo a agência de notícias Efe, 230 pessoas estavam a bordo da aeronave.
O voo decolou de San Francisco na noite de segunda-feira (30), mas, segundo as agências internacionais de notícias, um de seus motores passou a vibrar, pegou fogo e parte dele explodiu, causando um buraco na fuselagem.
“Ocasionalmente os motores falham nos aviões. Isto prova a habilidade de nossos engenheiros e da tripulação, que trouxeram o avião de volta de forma segura”, afirmou o porta-voz da empresa, David Epstein.
Alguns passageiros confirmaram à imprensa australiana que notaram uma forte vibração, e depois descobriram que saíam chamas de um motor na asa direita do avião. Após a aterrissagem emergencial, os passageiros aplaudiram a manobra e deixaram o avião rapidamente utilizando um escorregador.
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Lear Jet da Ocean Air faz um pouso forçado no Santos Dumont

Segundo ele, o avião "perdeu parte das comunicações e da indicação dos instrumentos" e ficou "apenas cinco minutos" no ar antes de cair na Baía de Guanabara ao tentar pousar no aeroporto Santos Dumont. O avião somente foi içado do mar no fim da tarde, e o aeroporto precisou suspender os pousos e decolagens para facilitar o trabalho das equipes.

Ainda segundo o diretor, o laudo inicial do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) deverá ficar pronto em cinco dias. Já a investigação paralela da empresa deverá ser concluída em 30 dias, prorrogáveis por até 90 dias.

Santos disse que logo após o avião decolar do Santos Dumont em direção ao Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, o piloto identificou "o problema técnico". Ele teria então optado por voltar ao Santos Dumont e, como perdeu a comunicação, teve que usar o transponder (aparelho que aponta a posição da aeronave no radar) para sinalizar à torre que estava com problemas.
Segundo ele, a aeronave chegou a pousar e percorrer os 1.460 metros da pista, tentou dar um "cavalo de pau" (uma manobra), não conseguiu parar e caiu no mar, a 2 metros de distância da pista. Com a queda, o bico da aeronave ficou avariado.

Em nota divulgada mais cedo pela empresa, os três tripulantes foram resgatados sem ferimentos e encaminhados para avaliação médica, com acompanhamento da Ocean Air.
A assessoria de imprensa da Infraero em Brasília informou que as ações iniciais de investigação já começaram a ser executadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
terça-feira, 10 de agosto de 2010
GOL PERDE PARTICIPAÇÃO NA AVIAÇÃO DOMÉSTICA EM JULHO
A oferta de assentos pelas companhias aéreas cresceu acima da demanda em julho, atingindo 21,4%, o que levou a taxa média de ocupação dos aviões a apresentar um leve recuo, de 72,9% em julho de 2009 para 71,2% no mesmo mês deste ano.
A TAM seguiu na liderança do mercado, com participação de 43,0%, pouco abaixo dos 43,15% registrados em julho de 2009 e levemente superior aos 42,2% de junho.
A Gol perdeu espaço nas duas comparações. A empresa - que enfrentou problemas com atrasos de voos no final de julho e início de agosto - ficou com 38,15% do mercado no mês passado, abaixo dos 42,88% de julho de 2009 e dos 39,11% de junho deste ano.
A Azul assumiu o terceiro posto, com 6,3% de market share, à frente da Webjet, com 6,0%; e da Avianca (antiga OceanAir), com 2,91%.
Nas rotas internacionais, as companhias brasileiras registraram aumento de 28,1% na demanda em julho sobre o mesmo mês do ano passado, também acima do crescimento de 22,3% apurado em junho. Em sete meses, o setor internacional avançou 15,7%.
A oferta de assentos aumentou apenas 9,5% em julho, o que fez a ocupação média das aeronaves saltar de 70,3% em julho de 2009 para 82,2% no mesmo mês deste ano.
A TAM respondeu por 82,7% dos voos internacionais, abaixo dos 88,3% que tinha em julho do ano passado e dos 84,3% de junho. A Gol ficou com fatia de 16,9%, superando os 11,5% de um ano atrás e os 15,5% do mês anterior.
sábado, 7 de agosto de 2010
AUSÊNCIA TEMPORÁRIA
Agradeço pela atenção e compreensão de todos!
Abraço e bons voos sempre!!!
Bruno Maciel
terça-feira, 27 de julho de 2010
MD-11 CARGUEIRO DA LUFTHANSA CAI NA ARÁBIA SAUDITA

A Lufthansa confirmou o acidente, explicando que o aparelho, um MD-11 transportando 80 toneladas de carga de Frankfurt (oeste da Alemanha) em direção à capital saudita, caiu às 11h38 locais (5h38 de Brasília), segundo um comunicado, divulgado em Berlim.
A companhia informa que "está sendo realizada uma investigação para determinar as causas do acidente". A empresa também disse que não se sabe ainda qual era a carga e quais foram as companhias afetadas.

O piloto do MD-11, que fazia o voo 8460 proveniente de Frankfurt, conseguiu advertir os funcionários do aeroporto sobre um incendio declarado no compartimento de carga, antes de pousar, informou o porta-voz da Aviação Civil.
"O comandante de bordo informou à torre de controle que o fogo se espalhava pela parte traseira do avião", precisou. O aeroporto mobilizou, então, equipes de socorro e bombeiros na pista. O canal de televisão Al-Arabiya, com sede em Dubai, informou que o piloto e o copiloto haviam sido socorridos e hospitalizados.
O acidente aconteceu durante as manobras de aterrissagem do aparelho que, em contato com o solo, dividiu-se em dois, segundo a Al-Arabiya. A carcaça do avião pode ser vista numa pista secundária do aeroporto.

quinta-feira, 22 de julho de 2010
NOAR ANUNCIA NOVOS DESTINOS E VOOS NOS FINAIS DE SEMANA

A base da segunda aeronave será no Recife e terá voos diários (segunda-feira a sexta-feira) para João Pessoa, Natal, Mossoró e Paulo Afonso, a partir do dia 30 de agosto. Além disso, a companhia também vai passar a oferecer voos aos sábados e domingos para Maceió e Aracaju, cidades atualmente atendidas com o serviço da empresa. ”No caso do voo Recife-Maceió-Aracaju, aos sábados e domingos, será um voo por dia, mas ainda não podemos divulgar o horário porque estamos aguardando a Hotran, que é a autorização de rota da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), mas a partir do dia 6 de agosto, o serviço já vai estar disponível”, afirma Fernanda Bittencourt, gerente de marketing da Noar. A empresa também aguarda autorização da Anac para definir as rotas dos novos destinos.
terça-feira, 20 de julho de 2010
Azul compra 20 aviões turboélices da ATR
A companhia comprou 20 aviões modelo ATR 72-600 e tem opções de compra de mais 20 unidades em um contrato de cerca de US$ 850 milhões , incluindo as opções. Cada aparelho será configurado para 70 passageiros.
Com os aparelhos, a empresa passará a captar passageiros de localidades próximas a seus principais centros de operação, que incluem o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
"Vamos atender com esses aviões um raio da até 800 quilômetros de nossos hubs, que são regiões que estão atravessando por um verdadeiro boom econômico", afirmou o presidente-executivo da Azul, Pedro Janot. "Os ATRs vão funcionar com um conceito de alimentadores para nossos Embraer", acrescentou o executivo.
Conforme o presidente, na operação dos ATRs, a Azul pretende utilizar aeroportos atualmente pouco movimentados, sejam eles operados pela Infraero, Estado, ou prefeituras, que normalmente possuem pistas de pousos menores, mais compatíveis com o modelo.
A companhia tem atualmente uma frota de 18 aviões Embraer e deverá encerrar o ano com 26 aeronaves. Com a fabricante brasileira de aviões, a companhia aérea tem 41 pedidos firmes, além de opções e direitos de compra para outras 40 aeronaves.
A Azul atende 22 cidades do país e até o final do ano vai aumentar a malha para mais 4 cidades distribuídas pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, disse Janot, evitando dar detalhes sobre destinos ou preços, mas citando como exemplos as cidades de Criciúma (SC) e Passo Fundo (RS).
O presidente da Azul comentou que a empresa vislumbra fazer uma abertura de capital com oferta de ações (IPO) entre 2011 e 2012, mas que a prioridade por hora é reforçar a geração de caixa, que será impulsionada pelos ATRs. Segundo Janot, o custo por passageiro desses aviões é baixo e os novos aparelhos vão ajudar a diluir os custos fixos da companhia.
Ele afirmou ainda que a Azul deve encerrar 2010 com um lucro anual pela primeira vez.
domingo, 18 de julho de 2010
AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS IRÁ OPERAR COM ILS CAT III A PARTIR DE 2011
Teoricamente funcionando 24 horas por dia, Cumbica ficou fechado mais de um quarto desse tempo no último mês e meio. O aeroporto opera atualmente com o sistema ILS2, que exige do piloto uma visibilidade de pelo menos 60 metros à sua frente, o que nem sempre é possível.
A categoria 3 que o Brasil vai alcançar em 2011 é o que há de mais avançado em segurança de voo no mundo. Aeroportos dos Estados Unidos, Bélgica e Inglaterra já utilizam o equipamento desde a década de 1960.
Para usufruir da nova tecnologia, no entanto, as companhias aéreas precisarão se adaptar. Hoje, apenas a TAM tem sistema compatível com o ILS3, e, ainda assim, apenas em aeronaves que fazem rotas internacionais. Além disso, para pousar em meio ao nevoeiro, o piloto também precisa de um treinamento especial. Tais exigências ainda não são obrigatórias, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Instalar o equipamento mais moderno ainda está longe de ser a solução para a situação aeroportuária. Com um investimento de R$ 150 milhões até 2014, ano da Copa, a Aeronáutica pretende ampliar a capacidade de controle de voos tanto em Cumbica quanto no Aeroporto do Tom Jobim/Galeão, no Rio.
São Paulo hoje tem capacidade 45 movimentações (pousos e decolagens) por hora em seu aeroporto internacional e poderá receber até 60 aeronaves simultâneas. O problema é que não há capacidade de pista nem terminal de passageiros para isso.
"Por enquanto, ainda não existe infraestrutura aeroportuária adequada. Mas se a Infraero decidir expandir os aeroportos, estaremos preparados", disse o coronel José Moretti da Silveira, chefe do SRPV-SP.
Outra pedra no sapato da aviação brasileira, Congonhas deve ganhar uma torre de controle até 2011, que permitirá visualização total da movimentação de aviões - a atual, construída em 1945, não dá aos controladores uma visão completa: é preciso o auxílio de técnicos da Infraero no gerenciamento dos "pontos escuros" da pista.
O aeroporto doméstico de São Paulo também continua sofrendo com a interferência das rádios piratas na comunicação entre o piloto e a torre. Por ser um aeroporto pequeno com pista mais curta, Congonhas continuará operando com a tecnologia ILS1, que exige o mínimo de 800 metros de visibilidade à frente do avião.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Infraero diz que R$ 6,48 bilhões serão investidos em aeroportos até 2014
Todos os recursos serão investidos via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), segundo a Infraero. A estatal arcará com 61% dos R$ 6,48 bilhões, e o governo federal com o restante. De acordo com estudos encomendados pelo Ministério da Defesa, durante a realização da Copa do Mundo o volume de passageiros poderá ser 10% superior ao movimento normal estimado para o período.
A estatal informou ainda que obras já estão em andamento em diversos aeroportos, como o Galeão (RJ), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Recife (PE), Parnaíba (PI). A Infraero também citou na nota a construção dos aeroportos de Boa Vista (RR) e Cruzeiro do Sul (AC).
Na semana passada, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, afirmou na África do Sul que a maior preocupação para a Copa no Brasil são os aeroportos. Na ocasião, Teixeira disse desconhecer quais são os planos de reforma, ampliação e construção de aeroportos no país.
PAPO DE HANGAR COMEMORA 40.000 VISITAS
HELICÓPTERO CAI EM CANAVIAL NO INTERIOR DE SÃO PAULO
A aeronave saiu de Promissão, a 451 km da capital, com destino a Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo. A polícia está no local e já encontrou o piloto e o dono do helicóptero. Eles foram encaminhados para o hospital de Novo Horizonte com queimaduras de segundo e terceiro graus.
O corpo do outro ocupante, filho do dono do helicóptero, foi encontrado carbonizado dentro do aparelho pela polícia momentos após a queda.
Estavam no helicóptero o piloto José Carlos Aparecido de Oliveira, 44, o dono do helicóptero, José Ferreira Ribas Neto, 54, e o filho dele, Luciano de Amaral Ribas, de 28 anos, a única vítima fatal.
ESTUDO DA ANAC VÊ AEROPORTOS SATURADOS PARA 2014
AERONAVE DA TAM SE CHOCA COM PÁSSAROS EM CONGONHAS
quarta-feira, 7 de julho de 2010
SOLAR IMPULSE DECOLOU HOJE ÀS 5:00Z

O avião experimental "Solar Impulse", alimentado exclusivamente por energia solar e com o qual seu promotor, Bertrand Piccard, planeja dar a volta ao mundo em 2012, decolou nesta quarta-feira (7) com o objetivo de completar o primeiro voo noturno da aviação solar. O avião, pilotado por Andre Borschberg, partiu pouco antes das 7h locais (2h em Brasília) do aeroporto de Payerne, oeste da Suíça.
A aeronave tem como fonte de energia 12.000 células fotovoltaicas que alimentam os quatro motores elétricos (10 CV cada) e recarregam as baterias de lítio polímero de 400 kg.
O aparelho demonstrou funcionar bem durante o dia, com um primeiro voo de sucesso em 7 de abril e outros 10 desde então.
segunda-feira, 5 de julho de 2010
FOI SEQUESTRADO O SENECA II QUE HAVIA DESAPARECIDO NO MATO GROSSO

A Polícia Civil do Mato Grosso informou que se trata de um caso de roubo de avião. Como a aeronave, que ainda está desaparecida, cruzou a fronteira, as investigações devem ser conduzidas pela Polícia Federal. O piloto vai ser ouvido pela polícia quando chegar ao Brasil.
domingo, 4 de julho de 2010
SENECA II DA ABELHA TÁXI AÉREO ESTÁ DESAPARECIDO DESDE A ÚLTIMA SEXTA-FEIRA

A aeronave pertence à empresa Abelha Táxi Aéreo, com base em Cuiabá.
O delegado Luciano Inácio da Silva, da gerência de investigações da Polícia Civil, é quem está liderando as investigações sobre o caso.
Segundo a polícia civil, o alarme do desaparecimento foi dado muito tempo depois do ocorrido, o que dificulta a localização. Policiais, no entanto, trabalham em busca de pistas que ajudem a localizar a aeronave.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Carro que vira avião em 30 segundos é aprovado nos EUA

O veículo recebeu aprovação para ser produzido como uma aeronave esportiva leve, apesar de pesar cerca de 50 quilos a mais do que o permitido na categoria.
Nesse tipo de categoria, é preciso apenas 20 horas de voo para se obter uma licença.
Mas a Terrafugia, a empresa que criou o protótipo do Transition, disse que era impossível colocar todos os equipamentos de segurança exigidos para um carro desse tamanho respeitando o limite de peso e acabou conseguindo que a autoridade reguladora da aviação no país abrisse uma exceção e aprovasse o monomotor.
Movido a gasolina comum, o protótipo tem tração nas rodas dianteiras para circular nas ruas e um propulsor para o voo.
Quando está em sua configuração como carro, com as asas dobradas, tem um tamanho que permite que seja guardado em uma garagem comum.
Segunddo a Terrafugia, uma das principais vantagens do carro sobre aeronaves leves existentes é a segurança, já que o Transition pode ser dirigido na estrada no caso de mau tempo, em vez de ser impedido de voar ou de decolar em condições perigosas.
O carro voador custará em torno de US$ 200 mil (cerca de R$ 360 mil), e a empresa diz que já recebeu 70 encomendas, com os interessados pagando um depósito de US$ 10 mil (cerca de R$ 18 mil).
O veículo deverá começar a ser entregue no fim de 2011, segundo a Terrafugia. Para os responsáveis pelo projeto, ele terá o potencial para "mudar o mundo da mobilidade pessoal". "Os deslocamentos agora se tornam uma experiência integrada terra-ar sem dores de cabeça. É o que os entusiastas da aviação vêm buscando desde 1918", disse Carl Dietrich, presidente Terrafugia.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
AVIÃO COM 33 A BORDO SAI DA PISTA NO CANADÁ

Equipes de resgate observam avião da United Airlines Express que saiu da pista nesta quarta-feira (16) no aeroporto internacional de Ottawa, em Ontario, no Canadá. (Foto: Reuters)
FONTE: PORTAL G1
terça-feira, 15 de junho de 2010
CASA DA MOEDA IRÁ IMPRIMIR CERTIFICADOS E HABILITAÇÕES DA ANAC
.jpg)