terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

SEGURANÇA OPERACIONAL - VELOCIDADE DE MELHOR PLANEIO E DISTÂNCIA

Hoje vou falar um pouco sobre um boletim de segurança operacional publicado pela FAA que trata da relação entre a Velocidade de Melhor Planeio e Distância com a diminuição do número de fatalidades nos acidentes aeronáuticos.

O GAJSC (General Aviation Joint Steering Committee), determinou que um número relevante de mortes em acidentes na aviação geral poderiam ser evitados se os pilotos tivessem mais informações e tivessem um treinamento mais eficiente visando voar na melhor velocidade de planeio durante uma manobra para pouso forçado.

O que é Velocidade de Melhor Planeio (Vbg)?

É a velocidade que você irá obter a maior distância? Ou é a velocidade que você irá permanecer o maior tempo no ar? Ou os dois são a mesma coisa - quanto mais você permanecer voando, maior será a distância percorrida?
Bom, isso vai depender do que você está tentando fazer!

Ganhando Distância

Se é distância que você quer, então você precisa usar a velocidade e configuração necessária para percorrer a maior distância possível por cada "pés" de altitude perdida. Isso muitas vezes está relacionado com a Velocidade de Melhor Planeio e na maioria dos aviões será mais ou menos entre a Vx (Velocidade de Melhor Ângulo de Subida) e a Vy (Velocidade de Melhor Razão de Subida).

Ex.:
Aeronave: C172
Vx: 53kt
Vbg: 65kt
Vy: 73kt

Vale lembrar que a esta velocidade vai aumentar com o peso e a maioria dos fabricantes irá estabelecê-la de acordo com o peso bruto da aeronave. Isso significa que a Vbg é diretamente proporcional ao peso da aeronave, ou seja, quanto menor o peso, menor a Velocidade de Melhor Planeio.

Precisa de mais tempo?

Agora, se você está mais interessado em ficar no ar para verificar se é possível resolver o problema ou para comunicar as suas intenções e se preparar para um
pouso forçado, a velocidade mínima de "mergulho" (minimum sink speed) é o que você vai precisar. Esta velocidade é raramente encontrada no POH, mas vai ser um pouco menor do que a Vbg.

E o avião que eu voo?

Se você está se perguntando sobre o avião que você voa, você pode fazer alguns testes em um voo com seu instrutor de voo ou um piloto que também conheça a aeronave. Comece pela Vy indicada pelo fabricante com "power off "- lembre-se de acionar o "carb heat" e perceba a razão de mergulho para ajustar o pitch e reduzir a velocidade até obter o resultado ideal. Para melhores resultados, faça o teste com a aeronave no peso mais próximo possível do especificado pelo fabricante. Para identificar a velocidade mínima de mergulho, procure a maior velocidade x a menor razão de descida. Sabendo estas velocidades irão te proporcionar números importantes para você ter em mente em casos de emergência, fazendo o uso correto delas.

Esse texto foi retirado de um boletim da FAA e você pode acessá-lo na íntegra clicando aqui.

É extremamente importante conhecer as características das aeronaves que operamos, suas velocidades e procedimentos específicos para situações de emergência. Vale lembrar ainda do ditado clichê mas extremamente importante que diz:

"...Na vida, quando mais você, mais aprende. Na aviação, quanto mais você aprende, mais vive..."

Um abraço a todos e bons voos sempre!!!

FONTE: FAA

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