segunda-feira, 21 de setembro de 2009

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: PRM APPROACH ou PRECISION RUNWAY MONITOR APPROACH

Foi uma solução encontrada para aumentar as frequências de pousos e decolagens em aeroportos com pistas paralelas mais próximas que aquelas onde a operação simultânea era permitida. Consiste em 2 pistas com aproximações ILS ou com 1 ILS e outro LDA. Em KSFO, uma das pistas opera ILS normal, a outra tem ILS offset.
Resumindo, quando o aerodromo opera PRM, é necessário que existam equipamentos de radar especiais, que avisam o controlador imediatamente quando uma aeronave atravessa um limite máximo de desvio do localizador. Nesse caso, o controlador emite uma instrução ao outro tráfego, que geralmente resulta numa arremetida.
O controlador também usa uma outra frequencia standby que deve ser monitorada junto com a normal. Para poder operar PRM, os pilotos precisam fazer um CBT e uma sessão específica de simulador para treinar as manobras de escape, que devem ser feitas com o autopilot desacoplado, e existe uma fraseologia padrão para essa manobra.

Seguem alguns link dessas Aproxs









OBS: Lembrando que diferentemente do Brasil, nos EUA se as condições estiverem visuais não existe distância mínima entre pistas para operações simultâneas, ou seja, todos esses equipamentos citados acima (PRM, controlador dedicado, etc etc etc) só se aplicam quando os condições são IMC. Em VMC, vale o bom e velho "see and avoid", que não existe no Brasil (por isso GRU nunca opera aproximações simultâneas e raramente se vê uma aproximação visual).

Texto enviado pelo comandante Ernani Freitas

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