sexta-feira, 31 de outubro de 2008

AERONAVE DO MÊS - EMB 145 AEW&C




O EMB 145 AEW&C é a aeronave de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (Airborne Early Warning and Control) mais avançada e de menor custo do mercado. Uma perfeita combinação da comprovadamente econômica e confiável plataforma ERJ 145 da Embraer, com um exclusivo sistema de radar multi-missão Doppler de alta performance, incluindo sistemas de comando & controle a bordo e uma avançada suíte data-link, além de um conjunto abrangente de sistemas de apoio como ESM, autoproteção e de comunicação.

TECNOLOGIA DE PONTA
A essência do EMB 145 AEW&C é um sistema de missão compacto de última geração. Desenvolvido pela Ericsson Microwave, o sistema ERIEYE de alerta aéreo antecipado incorpora tecnologia de sensores inteligentes e um sistema de comando e controle de fácil utilização, capaz de adquirir rapidamente informações precisas e abrangentes. A última geração em sensores e sistemas O sistema de radar pode detectar e rastrear alvos marítimos e aéreos, sobre a terra e sob a água, sempre com impressionante alcance instrumentado.
Um feixe de ondas de radar submetido à varredura eletrônica supera as limitações das antenas giratórias, mediante o direcionamento apontamento mais rápido do feixe para o alvo ou a área, uma característica que só se torna possível com a tecnologia de phased-array passivo. Isso permite que o radar adapte a forma de onda da transmissão à dinâmica do alvo e à interferência de fundo. O resultado é um desempenho excepcional no rastreamento simultâneo de alvos múltiplos no ar e no mar e na proteção do radar contra falha única com capacidade de degradação suave.

MULTI-FUNÇÃO
Alerta Aéreo Antecipado A principal missão da plataforma AEW é detectar, rastrear e identificar alvos na sua área de patrulha e retransmitir esses dados para fornecer às forças amigas uma visão operacional abrangente. O EMB 145 AEW&C executa essas tarefas com excelentes resultados. Com alcance instrumentado de 450 km, o radar da aeronave AEW detecta e rastreia alvos muito antes de eles se apresentarem como ameaças. O interrogador IFF, associado a bancos de dados de apoio C2, possibilita a rápida e confiável identificação dos alvos. Finalmente, os sofisticados data-links permitem a disseminação de todos esses dados vitais em tempo hábil, em todo o espaço onde a batalha estiver se desenrolando, a todas as unidades que deles necessitam. No final, os responsáveis pelo processo decisório recebem as informações de que precisam, no momento certo.

ALTO ÍNDICE DE DISPONIBILIDADE
Um alto grau de comunalidade com a bem-sucedida aeronave ERJ 145, significa que a plataforma apresenta um histórico de mais de 7 milhões de horas de vôo, mais de 8 milhões de ciclos e um grande número de centros de assistência técnica no mundo inteiro, além de peças de reposição a apenas algumas horas do local onde se fizerem necessárias.

BAIXO CUSTO
A plataforma da aeronave ERJ 145 foi projetada para ser economicamente eficiente no rigoroso ambiente da aviação comercial. Os baixos custos de aquisição e custos operacionais diretos do EMB 145 AEW&C decorrem da sua origem como avião comercial.

SOLUÇÃO COMPROVADA
Atualmente o EMB 145 AEW&C se encontra em operação na Força Aérea Brasileira, realizando vigilância aérea, coordenação de missões, vetoramento de aeronaves e outras missões na bacia amazônica. Trata-se de um dos pilares do programa SIVAM, um dos mais ambiciosos e bem-sucedidos programas de vigilância desenvolvidos no mundo, nos últimos anos. O EMB 145 AEW&C também foi entregue à Grécia, onde proporciona à força aérea uma capacidade de realizar missões de aviso antecipado e controle, compatíveis com o ambiente da OTAN, e ao México, para ser usado no seu programa de vigilância de fronteira.


Nenhum comentário: