quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Falando Nisso...


E por falar em Santos Dumont, aqui vão algumas curiosidades sobre o nosso patrono:
  • O chapéu panamá amassado, imagem com a qual Santos Dumont ficou conhecido, é produto de um acaso. Em 1903, com o dirigível nº 09 durante um passeio para uma ilha, o motor apresentou um problema. Durante o passeio ele abafou o carburador, com o chapéu. Quando voltou foi fotografado com ele deformado. Fez tanto sucesso que acabou virando seu amuleto. O original do famoso chapéu panamá usado por Santos Dumont faz parte do acervo desta Fundação. Está exposto em mostra do Museu Aeronáutico, na Base Aérea, em Guarulhos/SP.

  • Santos Dumont zombava das superstições dos outros mas tinha as próprias. Sempre entrava nos lugares com o pé direito. Marcava suas viagens em datas históricas importantes. Depois de uma queda assustadora no dia 08, passou a evitar esse número. Não houve o projeto nº 08. Também não pronunciava o nº 50 e se recusava carregar notas de 50 francos ou 50 mil-réis. Jamais dizia adeus, com medo que fosse sua despedida. Não dormia longe do chapéu. Só voava com uma meia de mulher enrolada no pescoço, escondida pelo colarinho alto, da camisa.

  • Santos Dumont de certa forma criou o hangar. Foi o primeiro a colocar nele, portas corrediças de grandes dimensões, para o balão ser guardado com gás. Certa vez quando estava nos Estados Unidos, deu uma entrevista dizendo que o país se transformaria em um grande air-port, originando a palavra aeroporto

  • Era tímido! Tinha o hábito de correr os dedos cheios de anéis, entre os cabelos negros, partidos ao meio. Ocasionalmente certos gestos mostravam uma pulseira de ouro que o punho da camisa ocultava. Na gravata sempre trazia uma pérola ou um alfinete e, na lapela uma flor.
    • Quando Santos Dumont morreu, em 1932, o Dr. Walter Haberfield, encarregado de embalsamar o cadáver, retirou o coração. Mergulhou em formol e doze anos depois doou ao Governo, para que ficasse em um local público. Está até hoje, sob custódia do Museu da Academia da Força Aérea, no campo dos Alfonsos, Rio de Janeiro.

Fonte: Fundação Santos Dumont

Nenhum comentário: