sexta-feira, 31 de outubro de 2008

CRUZEX IV - INFORMAÇÕES OFICIAIS



E então galera, como eu já havia dito antes, a partir de amanhã (01/11/2008) começa o CRUZEX IV, que será realizado mais uma vez em Natal-RN. A Força Aérea Brasileira criou um portal institucional que você pode acessar no menu do blog, clicando no link dos sites institucionais ou clicando no link a seguir CRUZEX IV, mas para facilitar, já irei fornecer algumas informações retiradas do próprio portal. Um abraço a todos e vamos ficar atentos, pois só hoje chegaram a Natal 120 militares da Força Aérea Francesa, pelo que tudo indica, no dia 08/11 veremos maravilhosas aeronaves na BANT.

DESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO
CRUZEIRO DO SUL (CRUZEX) é um exercício aéreo multinacional que reune meios das Forças Aéreas da Argentina, do Brasil, do Chile, da França, do Uruguai, Venezuela e meios simulados de Força Terrestre e Força Naval, que irá ocorrer no período de 1º a 14 de novembro de 2008, na Região Nordeste do Brasil, abrangendo os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Durante a CRUZEX IV, meios aéreos e pessoal das Forças Aéreas participantes, serão desdobrados para o território brasileiro.
A CRUZEX IV é um exercício de Força Aérea, de dupla-ação, que incluirá Forças Azuis (Forças da Coalizão) contra Forças Vermelhas (Forças Opositoras), baseado em um conflito simulado de baixa intensidade. As Forças Aéreas dos países convidados estarão compondo a Força de Coalizão no País Azul, contra a Força Oponente, sediada no País Vermelho.
No CENÁRIO FICTÍCIO, até 1945, o País Vermelho era constituído por grupos étnicos que viviam harmoniosamente.O principal grupo étnico do País Vermelho era o “REDO”, que compunha a maior parte da alta sociedade do país (administração, forças armadas, policia e outros) e dominava a parte ocidental do país. Por outro lado, a parte oriental era formada por uma multiplicidade de grupos étnicos que suportavam a opressão dos REDO e eram desprezados com freqüência. O País Vermelho e o País Azul (país vizinho) lutaram em lados opostos na II Guerra Mundial. No final da guerra, o País Azul era um dos vencedores e o País Vermelho um dos perdedores.Em 1946, para condenar e punir o comportamento do País Vermelho, a comunidade internacional decidiu dividi-lo em dois países: a parte ocidental, batizada de País Vermelho e a parte oriental, País Amarelo. A divisão foi considerada traição pelo grupo REDO, que começou a convocar a população do País Vermelho para a resistência.Em 31 de março de 2008 o País Vermelho invadiu e anexou a parte nordeste do País Amarelo alegando proteger “sua população”. A maior parte da área capturada é composta por campos de petróleo. Em 15 de abril de 2008 a UNSCR 4444 (resolução de segurança das Nações Unidas) foi votada, exigindo a retirada das forças do País Vermelho do País Amarelo e autorizando a constituição de uma Força de Paz.Em 1º de maio de 2008, uma grande coalizão internacional foi formada, tendo como líder o País Azul.
A coalizão tem como incumbência expulsar as Forças Vermelhas do território Amarelo e restaurar a legalidade e a paz entre as duas nações.

OBJETIVOS
  • Treinar os integrantes do Comando de Operações Aéreas da Força Aérea Brasileira (FAB) no planejamento de operações conjuntas com as Forças Aéreas de países amigos.
  • Treinar os participantes na estrutura da OTAN de Comando e Controle das Operações Aéreas, no planejamento, montagem e condução das operações numa situação de crise e de conflito de baixa intensidade.
  • Treinar as Unidades de Combate para executar missões ofensivas, defensivas e de apoio e otimizar a utilização dos sistemas de detecção aerotransportados. Aumentar a interoperabilidade entre as Forças Aéreas participantes.
  • Treinar os integrantes dos diferentes esquadrões envolvidos, por meio do intercâmbio de conhecimentos operacionais com Forças Aéreas estrangeiras, a respeito das táticas e técnicas empregadas nas missões aéreas.
  • Treinar os participantes das Unidades Aéreas na execução de missões ofensivas, defensivas e de apoio num quadro complexo de forças combinadas/conjuntas, em conformidade com as orientações de commando e controle.
  • Treinar tripulantes, operadores e controladores de tráfego aéreo num ambiente de combate.
  • Treinar a cadeia de inteligência do JFAC para agir de acordo com uma doutrina de emprego comum e estabelecer um procedimento realista para a selecção de objetivos/alvos, bem como a avaliação de danos – BDA, durante o exercício.
  • Treinar os integrantes das forças participantes na operação de CSAR.
  • Treinar os integrantes do setor de Comunicação Social em situações de crise e de conflito.
  • Avaliar a estrutura de Comando e Controle.

PROGRAMAÇÃO

De 24 a 30 de Outubro de 2008
Chegada dos integrantes da Direção do Exercício, CJTF e JFAC.
De 31 de Outubro a 2 de Novembro de 2008
Chegada das Forças Aéreas convidadas.
Dia 3 de Novembro de 2008
Briefing inicial.
Dias 4 e 5 de Novembro de 2008
Vôos de familiarização.
Dia 6 de Novembro de 2008
Vôos de treinamento de integração das Forças.
De 7 a 13 de Novembro de 2008
Exercício real.
Dia 14 de Novembro de 2008
Debriefing.

Além disso, diariamente vou fazer uma busca das principais notícias do CRUZEX IV e manterei todos atualizados do que está rolando nos ares nordestinos.

Abraço a todos e bons vôos sempre, especialmente para nossos amigos Aviadores Militares.

Nenhum comentário: