sexta-feira, 31 de outubro de 2008

MIRAGE F-2000 CHEGAM A BANT PARA O CRUZEX IV

Na tarde desta quinta-feira, ouviu-se pela primeira vez na CRUZEX IV o som estrondoso do avião de caça Mirage F-2000, da Força Aérea Brasileira (FAB). Assim como o rugido inconfundível do jaguar, que na natureza impõe respeito ao ser ouvido, o Esquadrão que leva o mesmo nome do felino chega à Natal para o exercício de guerra. Na turbina a temperatura ultrapassa 750ºC e empurra a esguia aeronave a uma velocidade de 2.100 km/h.

As seis aeronaves, que aterrissaram em solo potiguar, compõem o Esquadrão Jaguar, comandado pelo tenente-coronel Arnaldo Lima Filho. Ele explica que os Mirage 2000C já participaram de outras edições da Operação Cruzeiro do Sul, sob o comando dos franceses, mas que agora estréiam na CRUZEX IV pilotados por brasileiros. “O esquadrão Jaguar participou da CRUZEX II, em 2004, com os antigos Mirage F-103, mas agora vamos consolidar nossa doutrina de Defesa Aérea com essa aeronave”, explica o coronel Arnaldo.


Sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) integra o Sistema de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo. Os jaguares voam tão rápido que a distância entre Goiás e Natal foi percorrida em apenas uma hora e meia, isso sem utilizar a velocidade máxima. No caminho, sobre o céu baiano, o Esquadrão fez um reabastecimento em pleno vôo (REVO), a partir de um avião reabastecedor da FAB.

Nenhum comentário: