quinta-feira, 30 de outubro de 2008

NOVAIS NETO INICIA SUA PARTICIPAÇÃO NO PAPO DE HANGAR FALANDO UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DA AVIAÇÃO

Como já havia sido dito anteriormente, o meu amigo Novais Neto, terá o seu espaço aqui no blog com dúvidas, curiosidades, definições importantes, etc. 

Hoje ele começa suas postagens com uma retrospectiva histórica da aviação mundial. Espero que gostem e seja bem-vindo meu amigo. Um abraço!

Antes de deixar algumas curiosidades dicas e definições dentro da área mais apaixonante que existe nesse mundo, acho que deveria falar um pouco do início dessa fascinante arte que é voar, afinal não é de hoje que o homem tenta alcançar os céus.
Iniciando lá atrás, na pré-história da aviação, já era sonho dos antigos egípcios e gregos, visto que, alguns de seus deuses eram representados por figuras aladas como Dédalo e seu filho Ícaro.



Passando por sobre o vulto de estudiosos do problema, como Leonardo da Vinci, que no século XV construiu um modelo de avião em forma de pássaro, podemos entender o início da aviação nas experiências de pioneiros que, desde os últimos anos do século XIX, tentaram o vôo de aparelhos mais pesados que o ar, diferenciando-os dos balões, mais leves que o ar.



Os balões como se sabe se sustentavam na atmosfera em virtude da menor densidade do gás utilizado, em contrapartida os aviões precisavam de um meio mecânico de sustentação para que se elevassem por meios próprios.



O brasileiro Alberto Santos Dumont foi o primeiro aeronauta, diga-se de passagem, brasileiro que demonstrou a viabilidade do vôo do mais pesado do que o ar, hoje conhecido como aeródinos. O seu vôo no '14-Bis' em Paris, em 23 de Outubro de 1906, diante dos olhos de inúmeras testemunhas, constituiu um marco na história da aviação, embora a primazia do vôo em avião seja disputada por vários países. Entre os aeronautas pioneiros, podemos citar: Gabriel Voisin, Louis Blériot, Wilbur e Orville Wright, Trajan Vuia e Henry Farman.


No período de 1907 a 1910, Santos Dumont realizou inúmeros vôos com o monoplano Demoiselle. Patrono da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira, onde recebeu a patente de Marechal-do-Ar, faleceu em São Paulo em 1932, sendo considerado até hoje, o brasileiro que mais se destacou a nível mundial na história da aviação.

Ao vôo de Santos Dumont seguiu-se um período de competição entre países da Europa e os Estados Unidos, na conquista de recordes de velocidade e distância. Com a I Guerra Mundial, a aviação tomaria considerável impulso, em virtude do uso dos aviões como arma de grande poder ofensivo, mas seria na década de 1920/30 que esse avanço se consolidaria.

Novais Neto

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