domingo, 9 de novembro de 2008

NOTÍCIAS - EVENTO "PORTÕES ABERTOS" ATRAI MAIS DE 40MIL PESSOAS À BASE AÉREA DE NATAL




A Base Aérea de Natal (BANT) abriu as portas neste sábado, 8/11, para que a população pudesse conhecer as aeronaves brasileiras e estrangeiras envolvidas na Operação Cruzeiro do Sul (CRUZEX IV). Os mais de 40 mil visitantes tiveram acesso ao pátio operacional onde as aeronaves estavam expostas. Foram mais de 7,5 mil veículos entre ônibus e automóveis. A banda de música da Aeronáutica marcou o compasso da festa, enquanto as crianças se divertiam tirando fotos ao lado das aeronaves.
Um dos aviões que mais atraíram a atenção dos visitantes foi o RA-1 (AMX) do Esquadrão Poker 1º/10º Grupo de Aviação. Os militares do esquadrão permitiram que as crianças dessem asas à imaginação disponibilizando a aeronave para que elas, vestidas com macacão de vôo, pudessem sentar no acento do piloto. A fila para vestir a roupa de piloto e subir no avião demorou cerca de 40 minutos, mas ninguém parecia importar-se com a demora. “É uma emoção muito grande, um dia que ele nunca mais vai esquecer”, afirma Ana Bezerra, que levou a sobrinha Jossinara, de 8 anos.

O ponto alto da festa foi a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, que durante mais de 30 minutos encantou a platéia que tomava o pátio da BANT. Os sete aviões da Esquadrilha decolaram ao mesmo tempo da pista da Base Aérea e realizarm suas manobras mais tradicionais, como o espelho, o break e a catedral. Durante vários cruzamentos, ou seja, manobras em que as aeronaves passam muito próximas umas das outras, o público emitiu suspiros de apreensão, em uníssono. Os pilotos da Esquadrilha encerraram a demonstração desenhando um coração de fumaça no azul dos céus de Natal.


Fonte: Ten Guerrero/CECOMSAER (CRUZEX IV)
Fotos: 2S Sérgio/CECOMSAER

Nenhum comentário: