sexta-feira, 23 de abril de 2010

AEROPORTO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE

BOM PESSOAL, EU CONFESSO QUE ATÉ UM TEMPO ATRÁS EU NÃO ACHAVA QUE O AEROPORTO INTERNACIONAL DA GRANDE NATAL, EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE, IRIA SAIR ANTES DA COPA DO MUNDO DE 2014. MAS, PELO QUE ESTAMOS OUVINDO FALAR, COM UMA CERTA FREQUENCIA, PELOS DIVERSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, ALÉM DOS PAPOS DE HANGAR QUE ROLAM NOS QUATRO CANTOS DO BRASIL, É BEM PROVÁVEL QUE SAIA MESMO. CONSEGUI ALGUMAS NOTÍCIAS NAS MINHAS BUSCAS PELA NET E TAMBÉM ALGUMAS IMAGENS ONDE PODEMOS VER QUE AS COISAS EVOLUIRAM.
ACHO QUE É O QUE TODOS NÓS ESPERAMOS, QUE AS COISAS REALMENTE ACONTEÇAM E QUE O RN TENHA UM SALTO NO SEU DESENVOLVIMENTO COM A CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO E COM AS OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA QUE OCORRERÃO EM FUNÇÃO DA COPA DO MUNDO DE 2014.
ABAIXO SEGUE DUAS REPORTAGENS, UMA DA REVISTA VEJA E OUTRA COM O CANDIDATO A PRESIDÊNCIA, JOSÉ SERRA.

ABRAÇO A TODOS E BONS VOOS SEMPRE!!!
Bruno Maciel
Acaba de sair um dos primeiros modelos de concessão à iniciativa privada de um aeroporto brasileiro em Natal. O estudo de viabilidade técnica e econômica para a conclusão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região da Grande Natal, indica que o término das obras será realizado por um consórcio privado. O grupo vencedor da licitação terá de desembolsar cerca de R$ 650 milhões para concluir o projeto. A garantia é a exploração comercial da unidade durante 25 anos, renováveis por igual período.
Segundo o jornal DCI, o secretário de Planejamento e Finanças do Rio Grande do Norte, Nelson Tavares, pelo menos quatro grupos desejam assumir o novo aeroporto. O secretário não quis divulgar os nomes dos grupos para “não atrapalhar o processo burocrático, que precisa ser cumprido".
Na construção do São Gonçalo do Amarante, o Governo Federal já investiu R$ 130 milhões, pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e, agora, será dado andamento a um processo licitatório, no formato de concessão e não de parceria público-privada, o que deve encerrar a parcela de recursos públicos no projeto.

REVISTA VEJA - NATAL TERÁ UM AEROPORTO EXEMPLAR

Localizado em São Gonçalo do Amarante, terá capacidade inicial de 5 milhões de passageiros e 500 000 toneladas de carga por ano. Sua vocação é se tornar o quarto hub - centro de irradiação de voos para outros aeroportos - do Brasil. Hoje, há apenas três aeroportos no país que funcionam como hubs, os de Guarulhos, Congonhas e Brasília.
A grande novidade do novo aeroporto de Natal, contudo, é que ele será o primeiro do Brasil que escapará da gerência ruinosa da Infraero. A pista foi construída pelas Forças Armadas, mas a missão de erguer o terminal e administrar o aeroporto será entregue à iniciativa privada, em regime de concessão.
Há duas semanas, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, enviou ao presidente Lula uma proposta nesse sentido. O documento diz que a concessionária responderia diretamente à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e teria autorização para explorar comercialmente o aeroporto por 35 anos, com possibilidade de renovação pelo mesmo período.
No momento, está em construção um aeroporto novo em Macapá, capital do Amapá.O último aeroporto de grande porte construído no Brasil foi o de Palmas, capital do Tocantins.
As demais obras aeroportuárias tocadas pela Infraero são pouco mais que remendos em instalações já saturadas, cujo resultado não deve causar alívio duradouro no congestionamento dos aeroportos.
Embora a idéia de privatizar qualquer órgão público cause arrepios na administração petista, entregar o aeroporto de Natal à iniciativa privada foi a única alternativa para que ele entre em funcionamento até a Copa do Mundo de 2014. Ele só não é o marco inicial de uma revolução porque o governo não pretende repetir a concessão com outros aeroportos.
O ministro Jobim deixa claro que o aeroporto de Natal é uma exceção: "Durante este ano eleitoral, não haverá concessões. Isso aí deixa para o governo seguinte decidir sobre o assunto".

TRIBUNA DO NORTE – JOSÉ SERRA DEFENDE A CONCESSÃO
O candidato tucano a presidente do Brasil, José Serra, defendeu a concessão do aerorporto internacional de cargas e passageiros de São Gonçalo do Amarante."Esse projeto atrasou tanto porque era para ser uma concessão. A pista já está pronta, só falta um terminal, que na verdade é um shopping. Se for feita a concessão, o aeroporto entrará em funcionamento mais rapidamente", opinou.José Serra frisou a importância do aeroporto para o Estado. "O Rio Grande do Norte precisa e muito desse aeroporto. O Estado já não tem um porto grande. Esse aeroporto tem que sair logo".

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